Questões relacionadas
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Um paciente com múltiplos traumatismos deu entrada na emergência de um hospital de uma pequena cidade do sul da Bahia. Os médicos decidiram que deveriam realizar uma transfusão sanguínea nesse paciente e solicitaram ao laboratório do mesmo hospital o exame de determinação do tipo sanguíneo para o sistema ABO. O biólogo responsável pelo setor sabia que os kits para tipagem sanguínea tinham terminado e, dessa forma, resolveu improvisar ao colocar uma quantidade do seu sangue tipo A em uma centrífuga para a separação do soro (plasma) das suas hemácias. Ao colocar o soro do seu sangue em contato com o sangue do paciente e ao unir suas hemácias com o soro do mesmo indivíduo, verificou que ocorreu aglutinação nos dois testes realizados.
Com base nesses resultados, é possível concluir que o tipo sanguíneo para o sistema ABO do paciente em questão é:
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Papel color-set nas cores: vermelho, amarelo, laranja, azul, verde , branco e preto
- Cola
- Tesoura
- Impressão da obra “O Gato Vermelho – Aldemir Martins”
MARTINS, Aldemir, Gato Vermelho. 1995
Acrílica sobre tela: color 46 x 55 cm
- Desenho ou Xerox em preto e branco da obra “O Gato Vermelho – Aldemir Martins”
(somente o contorno)
PROCEDIMENTOS
- O professor vai separar as crianças em grupo de 04.
- O professor vai distribuir para cada grupo a imagem da foto que vai ser trabalhada, junto
com o xerox/desenho desta mesma imagem.
- Distribuir o material para as crianças.
- Entregar os papéis color set , a cola e a tesoura.
- Pedir para as crianças para recortar pequenos quadradinhos no papel color-set , de todas as
cores.
- Pedir as crianças para observarem a imagem do “Gato Vermelho” e começarem a montar
(colar) um mosaico utilizando muitas cores, inspirado na obra de Aldemir Martins.
- As crianças deverão identificar as cores , recortar o papel e colar,
- O professor deverá instruir as crianças quanto ao tamanho do recorte no papel ,de forma
que fique proporcional ao desenho, observando as linhas e suas limitações.
Fonte: http://maniacolorida.blogspot.com/2010/05/aldemir-martins-em-sala-de-aula.html
- Incentivar as crianças a preencherem o desenho todo, inclusive nas partes externas
do papel .
- No final da atividade o professor deverá montar uma exposição junto com os alunos na sala
de aula.
Fonte:http://maniacolorida.blogspot.com/2010/05/aldemir-martins-em-sala-de-aula.html
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Um paciente com suspeita de dengue foi ao médico e ao mesmo foi receitado uma dosagem de 500 mg de dipirona para combater os sintomas da doença. Ao chegar em casa percebeu que possuía um comprimido de 350 mg de dipirona e uma solução do mesmo princípio ativo numa concentração 50 mg/mL. Para obedecer a dosagem prescrita pelo médico o paciente resolveu tomar o comprimido e fazer o ajuste da dosagem usando gotas da solução existente.
Sabendo que um 1 mL corresponde a 20 gotas, o número de gotas necessária para a ajustar a dosagem da prescrição é igual
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Claude Monet, influenciado por Turner, passou a pintar temas que apresentassem fluidez. Para isso, ele fragmentou a imagem com pinceladas de cor pura, passando a retratar a impressão captada diante do modelo. Monet inspirava-se, por exemplo, no pôr do sol, na luminosidade do feno ou num jardim florido. Suas obras contêm a característica de dissociação das cores e gradação dos tons complementares. As tintas não eram misturadas na palheta, dessa forma, a luz emanada das manchas e das pinceladas coloridas impressionava a retina, formando novas cores.
Disponível em: http://professormarioartes.blogspot.com. Acesso em: 12 ago. 2012 (adaptado).
Diante dessa nova concepção artística, a cor é
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Durante muito tempo, os fungos foram considerados vegetais, mas hoje são considerados um Reino à parte, pois apresentam um conjunto de características próprias: não sintetizam clorofila, em sua grande maioria não possuem celulose e não armazenam amido como substância de reserva. Com relação aos fungos considere as afirmações a seguir.
I - As leveduras são capazes de fermentar carboidratos e, portanto, são indispensáveis à indústria de bebidas alcoólicas na produção de cerveja, vinho e vodka.
II - Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pacientes imunodeprimidos, como, por exemplo, portadores do vírus HIV.
III - Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos relacionados ao desenvolvimento de câncer hepático em pessoas.
É correto o que se afirma em: