O coronavírus possui o genoma envolto em algumas proteínas dispostas em uma camada externa chamada de “envelope”, que é derivada da membrana celular do hospedeiro. Como todos os vírus “envelopados” (tal como o HIV e os herpesvírus), são sensíveis a sabões, detergentes e solventes de gorduras. Nesse envelope de dupla camada lipídica, são inseridas proteínas, muitas vezes contendo açúcares, que fazem parte da camada mais externa da partícula viral ou “vírion”.
https://www.ufrgs.br/jornal/coronavirus-covid-19-sarscov-2-e-outros-um-ponto-de-vista-virologico/. Acesso em:18 maio 2020. Adaptado.
Essas proteínas do envelope viral são sintetizadas nas células hospedeiras, no(s)
Questões relacionadas
- Física
Os precursores no estudo da Hidrostática propuseram princípios que têm uma diversidade de aplicações em inúmeros “aparelhos” que simplificam as atividades extenuantes e penosas das pessoas, diminuindo muito o esforço físico, como também encontraram situações que evidenciam os efeitos da pressão atmosférica. A seguir, são apresentadas as situações-problema que ilustram aplicações de alguns dos princípios da Hidrostática.
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às aplicações dos princípios e do experimento formulados por:
- Matemática
Considere as funções f e g, da variável real x, definidas, respectivamente, por e g(x) = In (ax/3b), em que a e b são números reais. Se f(-1) = 1 = f(-2), então pode-se afirmar sobre a função composta g o f que
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O patrimônio cultural pode ser definido como o conjunto de bens materiais e imateriais que fazem referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos que formam a sociedade brasileira. Os bens culturais imateriais estão relacionados às habilidades, aos saberes, às práticas, às crenças, ao modo de ser das pessoas. Já os bens materiais são formados por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/10/material-e-imaterial>. Acesso em: 13 maio 2014.
Qual das alternativas a seguir apresenta uma imagem correspondente a um bem cultural imaterial?
- Arte | 6.2 Vanguardas Artísticas
PICASSO, P. Les Demoiselles d’Avignon.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org. Acesso em: 17 out. 2020.
A produção artística de Pablo Picasso apresenta elementos que tiveram como base signos de religiões africanas, como as máscaras ritualísticas. Desse modo, obra Les Demoiselles d’Avignon acabou sendo considerada como marco para o início do movimento cubista, uma vez que
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UNEB) Magras e com parasitas, cansadas por êxodos mais longos para se reproduzir e com ciclos migratórios alterados pelo aumento da temperatura das águas: as baleias, animal fundamental para o ecossistema marinho, também sofrem o impacto do aquecimento global em frente a Puerto López, 295 km ao sudoeste de Quito, onde chegam da Antártida para ter suas crias. Os rituais de acasalamento são repetidos em outras áreas costeiras da América Latina, como em Cabo Blanco, no Peru, ou em Bahia Málaga, na Colômbia, e também em Puerto Pirâmides, no Atlântico argentino.
Em todos esses lugares, é possível sentir o impacto da mudança do clima. Com águas mais quentes, diminuem as fontes de alimentação, o que as torna menos propensas a se reproduzir. A maior temperatura do oceano também as confunde, modificando a duração e o alcance de suas migrações. A acidificação dos oceanos pelo aumento do dióxido de carbono, CO2, na atmosfera também afeta as baleias, porque reduz o plâncton com o qual se alimentam e dão à luz apenas quando as condições para alimentar suas crias são favoráveis, aponta um cientista norte-americano. Quando falta o krill, crustáceo fundamental na dieta, a procriação diminui nos santuários de cetáceos a milhares de quilômetros de distância, e a sobrevivência das crias é afetada. As baleias devem ingerir várias toneladas de krill por dia para ganhar peso e, então, conseguir enfrentar travessias e ter reservas de energia suficientes para a gestação.
O aquecimento global atinge em particular as baleias, que paradoxalmente parecem ter a chave para contê-lo, porque seus dejetos ajudam no crescimento da maioria das plantas que absorvem CO2. A grande quantidade de ferro no excremento das baleias favorece ao crescimento de algas microscópicas, fundamental para o equilíbrio do ecossistema marinho. “Esse aspecto mantém o resto do oceano vivo”, destaca o cientista, explicando como as baleias buscam o alimento nas profundezas do mar, mas comem e defecam na superfície, permitindo a circulação de nutrientes. (MAGRAS e com parasitas,... 2016).
Considerando-se que, após digerirem os peixes e lulas, base de sua dieta, cerca de 12 mil baleias defecam, cada uma, em torno de 50 ton de ferro, sob forma de íons, no mar, por ano, é correto afirmar que a ordem de grandeza da massa de ferro lançada no mar, anualmente, por essas baleias, em kg, é igual a