Não é de hoje que o homem cria, artificialmente, variedades de peixes por meio da hibridação. Esta é uma técnica muito usada pelos cientistas e pelos piscicultores porque os híbridos resultantes, em geral, apresentam maior valor comercial do que a média de ambas as espécies parentais, além de reduzir a sobrepesca no ambiente natural.
Terra da Gente, ano 4, n. 47, mar. 2008 (adaptado).
Sem controle, esses animais podem invadir rios e lagos naturais, se reproduzir e
Questões relacionadas
- Química | 2.6 Eletroquímica
O cromo é usado na galvanoplastia revestindo estruturas metálicas pelo processo de eletrodeposição. 867 mg de cromo metálico foram depositados sobre um metal em solução ácida que contém óxido de cromo VI sob corrente de 5 A.
CrO3(aq) + 6H+(aq)+6e-- ->Cr(s) + 3 H2O
Assinale a alternativa que contém o tempo necessário para a realização desse processo.
Dados: 1F = 96.500 C; Cr: 52 g/mol; O: 16 g/mol.
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(PUC-PR) Faz parte do senso comum o conhecimento de que cenoura faz bem para a visão. No entanto, a revista Scientifi c American publicou uma notícia intitulada “Cenouras ajudam a enxergar melhor? Não, mas o chocolate sim!”. Leia o trecho abaixo:
“(...) fui questionada inúmeras vezes por pacientes se cenouras realmente podem melhorar a visão. Acho que alguns olham para as cenouras pensando ser a grande cura mágica para seu problema refrativo. Querem eliminar a necessidade de usar óculos comendo cenouras encantadas. Quando, na verdade, a cenoura faz parte da nutrição necessária para manter olhos saudáveis e ajudar a retardar a progressão de determinadas doenças como catarata e degeneração macular. No entanto, estudos recentes têm demonstrado que o que você come pode, temporariamente, aumentar a nitidez da sua visão e até mesmo melhorar a cognição.
(...) Os pesquisadores perceberam uma melhora na performance visual e cognitiva dos indivíduos que consumiram chocolate amargo. Os indivíduos que consumiram chocolate branco não tiveram um aumento real em seus testes de desempenho. Isso sugere que em menos de duas horas os fl avonoides do cacau podem melhorar temporariamente certos aspectos da visão e cognição. Pesquisadores acreditam os fl avonoides do cacau aumentam o fl uxo sanguíneo dos olhos e cérebro e que é isso que leva a um melhor funcionamento dessas estruturas.”
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/cenouras_ajudam_a_enxergar_ melhor_nao_mas_o_chocolate_sim_.html>. Acesso em: 20/09/2014
Segundo o texto, a cenoura atua apenas na nutrição necessária para manutenção do olho, não tendo efeito nos problemas refrativos. Ainda assim, seu consumo é importante, pois ela possui uma vitamina que é matériaprima para produção da rodopsina, proteína encontrada no epitélio pigmentar da retina. Assinale a alternativa que mostra CORRETAMENTE essa vitamina.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor, o fragmento a seguir compõe o conteúdo do capítulo 8 – unidade 2 –, do livro didático v.8, p.61.
[...] O Artigo 1.º Declaração Universal dos Direitos do Homem
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Vamos refletir com você sobre a importância de agirmos uns para com os outros, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos [...]
- Assista com os alunos ao vídeo das Nações Unidas Direito Humano Número 23 – Direitos dos Trabalhadores, disponível no endereço eletrônico <http://br.humanrights.com/what-are-human-rights/videos/workers-rights.html>. Em seguida, analise-o com eles.
- Versão legendada disponível em: <https://goo.gl/IicLLA>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Solicite aos alunos a transcrição do artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
1.Todo o homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
2.Todo o homem, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
3.Todo o homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como a sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
4.Todo o homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.
- Pergunte aos alunos:
- Qual ponto do Artigo 23 a história do vídeo coloca em evidência?
Resposta possível: Todo homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa.
- Suponha que a história do vídeo se passou no Brasil, o personagem central não era aprendiz e tinha menos de 16 anos, qual a legislação que regula o trabalho foi descumprida? Solicite uma pesquisa e estimule o debate sobre esta questão.
Resposta possível: A Constituição Federal, em seu artigo 7.º, proíbe no Brasil o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 anos e qualquer trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Nos últimos 20 anos, com a adoção de políticas públicas voltadas a esse problema, o Brasil reduziu de maneira significativa o número de crianças e adolescentes que trabalhavam no pais. Entretanto, muito ainda precisa ser feito para a erradicação do trabalho infantil em todo o território nacional. Estudos demonstram que trabalho infantil prejudica o desenvolvimento físico, psicológico e intelectual das crianças e dos adolescentes que o exercem. Esses jovens são afastados do convívio familiar e perdem o tempo valioso que teriam para brincar, descansar e estudar, além de ficarem vulneráveis a diversas formas de violência. O trabalho precoce pode, também, levar à queda do desempenho ou ao abandono escolar.
Disponível em: <http://observatoriocrianca.org.br/cenario-infancia/temas/trabalho-infantil?gclid=CLWntJOPr9ICFUcGhgodw8UIiA>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Atualmente, qual o valor do salário mínimo no Brasil? Esse valor garante o cumprimento do item 3 da Declaração Universal dos Direitos Humanos? Em caso de resposta negativa, utilizando os conhecimentos de empreendedorismo e ética, quais seriam as soluções para essa situação? Socializem e registrem as respostas.
- História | 2.2 Período Regencial
(UPE) O Brasil da segunda metade do século XIX viveu um desenvolvimento urbano e econômico, que gerou reflexos na sua produção cultural. Espaço de surgimento e atuação de vários artistas e intelectuais, as cidades do Brasil Imperial foram o palco de uma efervescência artístico-cultural ímpar.
Sobre essa realidade, assinale a alternativa CORRETA.
- Biologia | 03. Bioquímica
(Unifacs)
A respeito do processo representado na ilustração, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A proteína é produzida ainda no núcleo celular.( ) O RNA formado durante a etapa 1 é um RNAt..( ) Em 1, está ocorrendo a transcrição e, em 2, a tradução.( ) Em 1, ocorre a separação das cadeias nucleotídicas do DNA para que o RNA seja sintetizadoA alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a