Um fabricante produz cinco tipos de enfeites de Natal. Para saber o lucro líquido correspondente a cada tipo de enfeite, criou um quadro com os valores de custo (matéria-prima e mão de obra) e de venda por unidade, em real, além da quantidade vendida para cada tipo de enfeite.
Questões relacionadas
- Física | 1.2 Vetores
A vantagem de se construir bases de lançamento de foguetes nas proximidades da linha do equador terrestre é que o foguete já parte com uma velocidade maior, dada pela rotação da Terra. No Brasil, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) apresenta esse requisito.
Química | 3.7 Polímeros(UEFS) Uma série de iniciativas aponta para investimentos em novas tecnologias de transformação de resíduos, de modo que sejam criados novos produtos com grande valor de mercado e aplicação nobre. O papel de plástico, produzido pela maior processadora de polipropileno da América Latina, é 100% feito com material reciclável, como aparas plásticas de filmes para embalagem de alimentos. Não rasga, não molha, não desbota e absorve 20% menos tinta na impressão.
A concepção de novas tecnologias de transformação de resíduos, como a de desenvolvimento do papel de plástico, aponta para:
Matemática - Fundamental | 11. Áreas e VolumesAnderson possui um aquário em formato de cubo, cujo volume é representado pelo monômio 27 x 12 y 6 z 3 . O monômio que representa a medida da aresta desse cubo é:
Química | 3.2 HidrocarbonetosTiomersal é uma substância química, em geral, utilizada como conservante em certos medicamentos e vacinas, originalmente fabricado pela empresa farmacêutica americana Eli Lilly & Company. Foi, durante um longo tempo, o princípio ativo do um antisséptico de uso tópico, que possuía uma coloração vermelha característica.
Em relação à estrutura química do tiomersal, assinale a alternativa correta.
Arte - Fundamental | 01.4. DançaMATERIAL
- Aparelho de som
- CD – Com músicas de Luiz Gonzaga
- Folhas de jornal
- Bexigas
- Fitas de papel crepon
- Elástico
- Lenço
- Papel ofíco
- Lápis HB
PROCEDIMENTOS
- O professor vai colocar um CD de Luiz Gonzaga para as crianças escutarem.
- O professor fará um levantamento do repertório musical preferido pelas crianças.
- Sentados em círculo, as crianças escutarão, escolherão e interpretarão a letra de algumas
músicas para depois dançarem. Após esse momento, o professor apresentará a biografia e
algumas obras do compositor.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga
- As crianças participarão da interpretação, improvisação (criação) e composição da dança.
- As crianças dançarão ao som das músicas que foram selecionadas, atentando para os
comandos dados pelo professor : dançar por toda a sala sentindo o ritmo da música;
dançar em várias direções – para os lados, para frente e para trás; movimentar os braços e as
pernas como se estivesse empurrando um objeto; dançar com as mãos na cintura e
movimentando o quadril de forma circular; dançar de braços dados com um colega
movimentando-se em várias direções no espaço distante do corpo e depois em torno do
espaço próximo ao corpo; dançar trocando de pares, dançar em trios, dançar em colunas
formando um trenzinho; segurar a mão de um colega e girar em torno do mesmo para os dos
lados, dançar de costas um para o outro, dançar bem juntinho e depois sair de mãos dadas.
-Dependendo do ritmo da música, é possível propor, diferentes possibilidades de movimentos:
pular, girar, saltar, socar, recortar, torcer, deslizar e relacionamentos: dançar ombro com
ombro, costas com costas, cabeça com cabeça, pernas entrelaçadas, dançar realizando vários
movimentos, com apoio de diferentes materiais como folhas de jornal, bexigas, fitas de papel
crepom, elástico, lenço, etc.
- Após as crianças experimentarem diferentes possibilidades de movimentos, elas são
orientadas a trabalharem juntas no momento da criação, para conhecerem o próprio corpo
, as possibilidades de movimento e dança. Nesse momento, o professor propõe que elas se
organizem em duplas ou em grupos de cinco para criarem um movimento, apresentarem e
ensinarem para os demais colegas.
- Ao término das apresentações, em que todo o grupo expos a sua criação, é o momento delas
escolherem os movimentos que acharem mais adequados para dançar.
- Feito isso, o professor combinará a sequência dos movimentos, qual será o 1º, o 2º, e o 3º
movimento, bem como a forma de organização dos dançarinos no espaço, as posições,
direções e deslocamentos a ser realizado quando o corpo estiver dançando. As crianças
dançam enquanto o professor observa, intervém, ajuda na realização dos movimentos de
dança, dentro do espaço e nas direções combinadas.
- Ao término dessas vivências elogie, abra espaço para que as crianças apreciem a atividade
apontando os aspectos que deram ou não certo e os que precisam ser melhorados.
- É interessante que as crianças possam registrar esses momentos por meio do desenho e da
escrita . Isso permite organizar o pensamento e servir de consulta para lembrar-se do
processo de criação.
- Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor. Os dançarinos quem são?
-Se as crianças desejarem realizar uma apresentação para as outras crianças da escola
combinem o dia, o local, a hora, o figurino e o cenário. Envolva as crianças com a organização
e produção do espetáculo.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23922
Fonte:
http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/1090445
http://www.mpbnet.com.br/musicos/luiz.gonzaga/index.html
Vídeo de dança do Baião:
http://www.youtube.com/watch?v=vln0VuyeZUw
A DANÇA REGIONAL BRASILEIRA