O polvo mimético apresenta padrões cromáticos e comportamentos muito curiosos. Frequentemente, muda a orientação de seus tentáculos, assemelhando-se a alguns animais. As imagens 1, 3 e 5 apresentam polvos mimetizando, respectivamente, um peixe-linguado (2), um peixe-leão (4) e uma serpente-marinha (6).
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.4 Iluminismo
O despotismo é o governo em que o chefe do Estado executa arbitrariamente as leis que ele dá a si mesmo e em que substitui a vontade pública por sua vontade particular.
KANT, I. Despotismo. In: JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
O conceito de despotismo elaborado pelo filósofo Immanuel Kant pode ser aplicado na interpretação do contexto político brasileiro posterior ao AI-5, porque descreve:
- Matemática | 2.1 Conjuntos
Em uma enquete, realizada com 2016 candidatos a uma das vagas nos cursos do IFAL, para saber em quais matérias, entre Matemática, Física e Química, eles sentiam mais dificuldade, obteve-se o seguinte resultado: 920 sentiam dificuldade em Matemática, 720 em Física, 560 em Química, 400 em Matemática e Física, 360 em Matemática e Química, 320 em Física e Química e 200 nas três matérias. O número de candidatos que afirmaram não ter dificuldade em nenhuma matéria é
- Geografia | 3.1 Movimentos da Terra
(PUCRS)
I. A diferença horária entre as cidades citadas, na ordem em que se encontram, é de 1 hora legal.
II. As coordenadas geográficas das cidades permitem inferir que são capitais localizadas na Europa.
III. A diferença em latitude entre Oslo e Sofia é de 101°.
IV. Moscou, em relação à latitude, localiza-se mais ao norte do que Londres.
V. As cidades de Londres e de Sofia têm 3 horas legais de diferença horária entre si.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
Ao visitar o recém-inaugurado aquário da Bacia do Rio São Francisco, instalado na Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, um estudante analisou, cuidadosamente, um tanque onde foram colocados a vegetação original, água límpida, peixes variados e os sistemas de iluminação e de oxigenação da água. Diante dessas observações, ele correlacionou os conceitos estudados em ecologia e concluiu que o ambiente representa um(a):
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A questão se refere ao texto a seguir.
"Por volta de 8.000 a.C. o homem aprofunda suas relações com o meio circundante aproveitando a terra para o plantio, iniciando um rudimentar princípio de organização. Aproximadamente no ano de 6.000a.C., inovações técnicas, tais como arado de relha, aliadas ao deslocamento para os vales fluviais (inicialmente Tigre, Eufrates, Nilo, Indo e mais tarde o rio Hucango na China), cuja inundação deixava - em extensas áreas alagadas um lodo bastante fértil, dão à agricultura um notável impulso. As inovações tecnológicas prosseguem e no ano 5.000a.C. já se podia notar a presença de diques, canais e vales de irrigação.
"(...) ao fixar-se num pedaço de terra o agricultor cria uma propriedade, surge a tribo sedentária, a qual deve manter-se ainda mais unida para defender-se dos nômades e camponeses sem terra. Do acampamento de barracas surge a aldeia onde muitos homens vivem num pequeno espaço, aproveitando a fertilidade da região. Esse aldeamento consiste um primeiro passo para o surgimento da cidade antiga, não muito longe dos campos lavrados.
"Foi em torno de 5.000a.C. que surgem, junto ao Eufrates e em outros pontos da Ásia Menor, as primeiras povoações às quais pode-se dar o nome de cidade. Dentre essas as mais antigas foram provavelmente: Kisch, Ur, Uruk. As duas últimas desapareceram com a mudança do leito do rio Eufrates."
static.recantodasletras.com.br/arquivos/1010051.doc. Acesso 19/11/09.
Com base no texto, compare as cidades do mundo antigo com as cidades atuais. Apresente uma diferença entre elas. Explique sua resposta.