A partir dos anos 70, impõe-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil. A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se, sobretudo, para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI.Rio de Janeiro: Record, 2002 (fragmento).
Um fator geográfico que contribui para o tipo de alteração da configuração territorial descrito no texto é:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UESB) O estudo das características físico-químicas das diferentes substâncias é fundamental na formulação de fármacos com maior atividade biológica. Com relação aos anestésicos locais, estes devem ter, em sua estrutura, uma parte hidrofílica, uma parte lipofílica e a cadeia intermediária, que estabelece a ligação entre as outras duas.
Com base na estrutura descrita para os anestésicos e nos conhecimentos relacionados à estrutura química dos componentes que constituem a célula, pode-se inferir:
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNEB) Para mostrar, experimentalmente, a existência de uma força de empuxo, um ovo, ao ser colocado na superfície da água, de um recipiente de vidro, submerge e permanece em repouso no fundo desse recipiente. Em seguida, adiciona-se lentamente, com agitação, sal à água até que o ovo seja impulsionado para cima e se equilibre com 60% do volume submerso.
Desprezando-se a viscosidade da água e sabendo-se que a densidade absoluta e o volume do ovo são, respectivamente, iguais a µ0 e V, é correto afirmar que a densidade absoluta da água salgada é, aproximadamente, igual a
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(Unit)
ibogaína, um sólido de cor amarela, é o princípio ativo da raiz da Tabernanthe iboga, de origem africana das regiões do Congo e do Gabão capaz de anular a ação de uma série de compostos orgânicos nitrogenados de intensa bioatividade no cérebro, como a cocaína e outros intorpecentes. Extratos da planta são usados em rituais, em cultos religiosos de pigmeus e de alguns povos bantos, em sessões terapêuticas, no tratamento da drogadição. Dentre as hipóteses mais aceitas para explicar os efeitos da substância química no cérebro está a de aumento das sinapses entre neurônios e reorganização de neurotransmissores, como a dopamina. A estimulação excessiva, na drogadição resulta em dessemsibilização de receptores, o que gera necessidade crescente de dopamina, para manter ou intensificar a sensação de prazer, configurando assim a dependência química. Os estudos do uso de ibogaína na terapia tem como base relatos da International Coalition of Addict Sel-Help, ICASH, nos Estados Unidos, de pesquisas realizadas com voluntários desde os anos 80. Mas recentemente, os trabalhos da Universidade Federal de São Paulo, com o fármaco, sob forma de cloreto de ibogaína, mostraram que 61% do grupo de voluntários de dependentes químicos e usuários deixaram a droga, mas o resultado ainda não é conclusiva, são precisos muitos anos de pesquisa.
A análise das informações do texto relacionada aos saberes científicos das Ciências da Natureza e com base na reação química entre um mol de ácido clorídrico, HCl(aq), com um mol de ibogaína, é correto concluir:
- Biologia | 05. Embriologia
(UNIOESTE) Gastrulação é um processo em que as células embrionárias sofrem um rearranjo originando uma estrutura denominada de gástrula, onde o plano corporal do futuro animal é definido. Sobre a migração de células no processo de gastrulação (figura abaixo), é correto afirmar que
- Física | B. Força Magnética
(UESB)
Considere uma partícula com massa igual a 3,2.10-17g eletrizada positivamente, lançada com velocidade de módulo igual a 50,0 m/s na região de um campo magnético uniforme de intensidade 5,0 T, que forma um ângulo de 30° com as linhas de indução magnética, conforme a figura. Admitindo-se a carga fundamental, em valor absoluto, como sendo 1,6.10-19 C, o raio do movimento helicoidal uniforme descrito pela partícula, em m, é igual a