(FUVEST) O DNA mitocondrial humano, com 13 genes codifi cadores para proteínas, 22 genes para RNA transportador e 2 para RNA ribossômico, pode sofrer mutações que causam doenças genéticas. Mutações se acumulam no DNA mitocondrial com o envelhecimento porque
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Os mesmos objetivos que a teatróloga Spolin propõe para o espetáculo são válidos em cada momento durante o processo de aprendizagem, onde o teatro, enquanto manifestação viva e espontãnea, deve estar presente em todos os momentos. Da mesma forma como a plateia de espectadores é normalmente pouco estimulada por emoções que pertencem ao passado, o jogador no palco não explora a si mesmo (suas emoções) através de um processo de identificação subjetivo, mas atua em função do momento presente.
KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006
O jogo teatral permite a liberdade de ação e o estabelecimento de contato com o ambiente e a ação espontânea se desenvolve de forma a:
- Física | 3.2 Dilatação
(IFCE) Uma esfera de aço tem volume de 1000 cm³ em uma temperatura de 20°C. Este material possui um coeficiente de dilatação linear médio de 1,2 x 10-5 °C-1. A esfera é aquecida até 220°C.
Nestas condições, a dilatação sofrida pela esfera após o aquecimento, em cm³, é
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Raquel e Ana estavam jogando Superbicho. Cada uma deveria escolher uma carta sobre um animal e apontar uma das suas características. Aquela carta que tivesse o maior número venceria a rodada. Veja as cartas que cada uma escolheu.
Com que característica Raquel poderia vencer a rodada?
- Física
Um corpo de massa 400g e volume 60cm3 encontra-se totalmente imerso num aquário com água apoiado no fundo. A força normal exercida pelo fundo do aquário sobre o corpo é de:
Densidade da água:1g/cm3 e g=10 m/s2
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Em cães da raça labrador retriever, a cor da pelagem é controlada por dois pares de gene alelos com segregação independente. O alelo B controla a cor do pigmento melanina: B é preto; b é marrom. O alelo E é necessário para a deposição dos pigmentos na pele e no pelo. O alelo e é epistático sobre o alelo B, inibindo a deposição total do pigmento melanina produzido na haste do pelo, embora isso não afete a deposição na pele. A figura apresenta os possíveis genótipos e fenótipos.
Se o cruzamento de um cão marrom com uma fêmea dourada produziu descendentes de pelagem amarelada, é INCORRETO afirmar que, em futuros cruzamentos desse casal, a chance de gerar: