(FUVEST) Com o progresso da pandemia, novas variantes de SARS-CoV-2 começaram a aparecer, por exemplo: a B.1.1.7 (alfa) no Reino Unido, a B.1.351 (beta), na África do Sul, e a P.1 (gama), no Brasil. Essas variantes apresentam um conjunto de mutações que têm mudado a dinâmica de infecção pelo SARS-CoV2.
Tais mutações são introduzidas no genoma do vírus porque
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: Leia o texto. O galo e a joia Um galo estava ciscando no terreiro e, no meio da suja poeira, encontrou uma joia. — Ah, disse, triste, o galo – como ficaria feliz o meu dono se encontrasse esta joia! Para mim, porém, ela é completamente inútil; eu preferiria ter achado um sabugo de milho... “O que para uns tem valor, para outros nada vale.” ESOPO. Disponível em: <http://www.contandohistoria.com/galoeajoia.htm>. Acesso em: 20 mar. 2015.
Enunciado:
Geralmente, as fábulas terminam com uma lição de moral, que pode, ou não, vir explícita no final da narrativa.
Nessa fábula de Esopo, a moral da história sugere que
- Física
Três carrinhos idênticos são colocados em um trilho, porém, não se encostam, porque, na extremidade de cada um deles, conforme mostra o esquema abaixo, é acoplado um ímã, de tal forma que um de seus polos fica exposto para fora do carrinho (polaridade externa).
Considerando que as polaridades externas dos ímãs (N-norte e S -sul) nos carrinhos são representadas por números, conforme o esquema a seguir, assinale a alternativa que representa a ordem correta em que os carrinhos foram organizados no trilho,de tal forma que nenhum deles encoste no outro:
- Física
Observe, na figura a seguir, a representação de uma prensa hidráulica, na qual as forças F1 e F2 atuam, respectivamente, sobre os êmbolos dos cilindros I e II.
Admita que os cilindros estejam totalmente preenchidos por um líquido.
O volume do cilindro II é igual a quatro vezes o volume do cilindro I, cuja altura é o triplo da altura do cilindro II.
A razão F2/F1 entre as intensidades das forças, quando o sistema está em equilíbrio, corresponde a:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um técnico gráfico constrói uma nova folha a partir das medidas de uma folha A0. As medidas de uma folha A0 são 595 mm de largura e 840 mm de comprimento.
A nova folha foi construída do seguinte modo: acrescenta uma polegada na medida da largura e 16 polegadas na medida do comprimento. Esse técnico precisa saber a razão entre as medidas da largura e do comprimento,
respectivamente, dessa nova folha.
Considere 2,5 cm como valor aproximado para uma polegada.
Qual é a razão entre as medidas da largura e do comprimento da nova folha?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Os depoimentos a seguir constituem o testemunho do horror vivenciado por soldados durante a I Guerra Mundial. Leia-os.
"Ao atravessarmos o passadiço de Hauont os obuses alemães nos enfileiraram e o local encheu-se de cadáveres por todos os lados. Os moribundos, enterrados na lama, nos estertores da agonia, nos pediam água ou suplicam que os matem. A neve segue caindo e a artilharia está causando baixas a casa instante. Quando chegamos ao Marco B não nos sobraram mais do que dezessete homens dos trinta e nove que saíram."
Daguenet ajudante-chefe, Regimento de Infantaria 321.
"O odor fétido nos penetra garganta a dentro ao chegarmos na nossa nova trincheira, a direita dos Éparges. Chove torrencialmente e nos protegemos com o que tem de lonas e tendas de campanha afiançadas nos muros da trincheira. Ao amanhecer do dia seguinte constatamos estarrecidos que nossas trincheiras estavam feitas sobre um montão de cadáveres e que as lonas que nossos predecessores haviam colocado estavam para ocultar da vista os corpos e restos humanos que ali haviam."
Raymond Naegelen, na região de Champagne.
"Perdemos todo o sentimento de solidariedade. Mal nos reconhecemos quando a nossa imagem de outrora cai debaixo do nosso olhar de fera perseguida. Somos mortos insensíveis que, por um estratagema e um encantamento perigoso, podemos ainda correr e matar.”
M. Remarque
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/primeira_guerra1.htm
A partir dos depoimentos, descreva as condições de vida dos soldados nos campos de batalha da I Guerra Mundial.