(UFJF) Cientistas conseguiram, pela primeira vez, “silenciar” a molécula de DNA excedente, que caracteriza a Síndrome de Down. Num experimento com amostras de células, os pesquisadores inativaram uma das três cópias do cromossomo 21, que caracteriza a anomalia, tornando as células tratadas similares às de pessoas típicas, com apenas duas cópias.
Disponível em:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2020 1° APLICAÇÃO) Relatos de viagem: nas curvas da Nacional 222, em Portugal
Em abril deste ano, fomos a Portugal para uma viagem de um mês que esperávamos há um ano. Pois no dia 4 de maio, chegávamos ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Que linda a “antiga, muy nobre, sempre leal e invicta” cidade do Porto! “Encantei-me”, diriam eles... pelas belas paisagens, construções históricas com lindas fachadas, parques e praças muito bem cuidados.
Os tripeiros, sinônimo de portuenses, têm orgulho de sua cidade, apelidada de Invicta — nunca foi invadida. E valorizam tudo o que há de bom ali, como “a melhor estrada para se dirigir do mundo”, a Nacional 222.
Pois na manhã do 25 de abril, dia da Revolução dos Cravos, resolvemos conhecer a tal maravilha. A cada 10 km tínhamos que encostar: corríamos, dançávamos, tomávamos chocolate quente, sopa, tudo que fosse quentinho. E lá íamos para mais uma etapa. Uma aventura deliciosa. Depois de três horas — mais ou menos o dobro do tempo necessário, não fossem as paradas para aquecimento —, chegamos a casa! Congelados, mas maravilhados e invictos!
Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).
Nesse texto, busca-se seduzir o leitor por meio da exploração de uma voz externa sobre a identidade histórica do povo português. O trecho que evidencia esse procedimento argumentativo é
- Geografia - Fundamental | 2.04 Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
O autor, ainda que tenha uma posição regionalista, chama a atenção para a manutenção do modelo de exploração adotado na América Latina ao longo do tempo. Quando afirma que os países que exploram a América Latina ganham mais consumindo os produtos que nela são produzidos, ele afirma o nosso grau de dependência.
a) Assinale no texto a parte que expõe a continuação das condições de dependência econômica da América Latina em relação aos países mais desenvolvidos e peça uma explicação para tal fato.
b) Apresente duas razões que justificam, na atualidade, a afirmativa do autor.
c) Explique a relação existente entre o protecionismo estadunidense e a dificuldade de descontinuar este ciclo de relação dependente, Estados Unidos e América Latina.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Você já sabe que a educação é um direito de todas as crianças. Então, assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE o que significa “Escola para todos”:
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(FATEC) Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, é que em geral se verifica uma baixa ingestão de alimentos ricos em fibras. As fibras estão presentes em maior quantidade em vários alimentos de origem vegetal, tais como, verduras, legumes, frutas e cereais integrais.
A ingestão dos alimentos ricos em fibras é importante porque
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(CFTMG) As principais substâncias que compõem o sêmen humano são enzimas, ácido cítrico, íons (cálcio, zinco, e magnésio), frutose, ácido ascórbico e prostaglandinas, essas últimas de natureza lipídica. Tais compostos desempenham papel específico na reprodução, possibilitando o sucesso da célula apresentada abaixo.
Nessa célula, a substância que será utilizada na estrutura 2, permitindo a movimentação de 3, é um(a):