(CFTMG) Dado o conjunto A = {1, 2, 3, 4, 5, 6}, considere a função f: A → A representada no gráfico abaixo.
o valor de é
Questões relacionadas
- História | 6.07 Unificações
(PUC-CAMPINAS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
(...) o romantismo no Brasil não foi apenas um projeto estético, mas também um movimento cultural e político, profundamente ligado ao nacionalismo. Diferente do movimento alemão de finais do século XIX, tão bem descrito por Norbert Elias, o nacionalismo brasileiro, pintado com as cores do lugar, partiu sobretudo das elites cariocas, que, associadas à monarquia, esforçavam-se em chegar a uma emancipação em termos culturais. Os temas eram nacionais, mas a cultura, em vez de popular, era cada vez mais palaciana (...). Atacados de frente por um historiador como Varhagen, que os chamava de “patriotas caboclos”, os indianistas brasileiros ganharam, porém, popularidade e tiveram sucesso nesse contexto na imposição da representação romântica do indígena como símbolo nacional.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador. D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 139-140.
No final do XIX, as regiões de população germânica (que posteriormente integrariam a Alemanha) assaram por um processo de formação de um Estado nacional. Esse processo foi caracterizado
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.9 Adjunto Adverbial
Texto base: Texto para a questão Floripa Floripa era uma tulipa
Era uma tulipa negra:
Alta, magra e negra. Não sei se é verdade, contam
Que ela dormia ao relento,
Na serra habitada de onças. Passam meses, entram meses,
Desapareceu Floripa.
De súbito reaparece
Nos seus largos passos rítmicos. Todos conhecem Floripa.
Floripa só fala com a sombra,
Fala, fala, gesticula,
Entre borboletas e cães. Os vestidos de Floripa
Lembram asas voando.
Negros membros esculpidos
Com planejamentos de onda. Floripa era louca mansa:
Por que será que os meninos
Apedrejavam Floripa? “Floripa”. In: O menino poeta. LISBOA, Henriqueta. São Paulo: Peirópolis, 2008, p. 46.
Enunciado:
Nas três primeiras estrofes, são adjuntos adverbiais de lugar:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(IFSP) O metal manganês, empregado na obtenção de ligas metálicas, pode ser obtido no estado líquido, a partir do mineral pirolusita, MnO2, pela reação representada por:
3 MnO2(s) + 4 Al(s) →3 Mn(l) + 2 Al2O3(s)
Considerando que o rendimento da reação seja de 100%, a massa de alumínio, em quilogramas, que deve reagir completamente para a obtenção de 165 kg de manganês, éMassas molares em g/mol: Al = 27; Mn = 55; O = 16. - Química | 1.3 Classificação Periódica
(FASA) A extração de minérios encontrados na crosta terrestre para a obtenção de metais, a exemplo da hematita e da bauxita, que contêm, respectivamente, compostos de ferro e de alumínio, causa um enorme impacto ambiental. Os resíduos decorrentes da atividade antrópica podem ocasionar problemas às populações e ao ambiente, como o que ocorreu no rompimento da barragem de contenção que armazenava rejeitos, constituídos por água e material particulado em decantação, de uma mineradora em Minas Gerais.
Considerando-se as informações associadas aos processos de purificação dos materiais, é correto afirmar:
- Matemática
O gráfico a seguir representa as funções f(x) = 2x e g(x) = log2 x.
O gráfico que melhor representa a função y = f(g(x)) é