Um técnico acompanhou o desenvolvimento de um atleta desde que ele era adolescente até atingir a idade adulta. Durante esse período, o técnico concluiu que a massa m do atleta, em quilograma, em função da altura h, em metro, variou de acordo com a função:
m (h) = 22.h2
Também constatou que a altura h do rapaz, em metro, em função do tempo t, em ano, variou de acordo com a função:
Para uma avaliação da massa m em função do tempo t, o técnico deve efetuar a composição das funções anteriores. A função que expressa a massa do atleta em função do tempo é
Questões relacionadas
- Química | 4. Química Ambiental
O fenômeno da chuva ácida está relacionado ao aumento da poluição em regiões industrializadas. Os agentes poluentes são distribuídos pelos ventos, causando danos à saúde humana e ao meio ambiente. Gases gerados pelas indústrias, veículos e usinas energéticas reagem com o vapor de água existente na atmosfera, formando compostos ácidos que se acumulam em nuvens, ocorrendo, assim, a condensação, da mesma forma como são originadas as chuvas comuns.
A análise das informações permite inferir que o fenômeno em questão é ocasionado pela queima de
- Biologia
(PUCSP) O animal A é hermafrodita e tem respiração cutânea, enquanto o animal B é dioico (tem sexos separados) e excreção por túbulos de Malpighi; já o animal C apresenta simetria pentarradial e sistema ambulacral. Os animais A, B e C podem ser, respectivamente,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Leia o texto para responder à questão. Invisíveis, mas estão em tudo. Você já ouviu falar dos átomos?
Enunciado:
A autora usou a palavra ooops no trecho “A noção da existência de tais bloquinhos (ooops!, dessas ‘partículas’)” (l. 6-7) para
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A escola é muito importante na vida das pessoas. Ela é um espaço de socialização e de aprendizado. Nela, relacionamo-nos com muita gente, fazemos amigos e aprendemos muitas coisas novas. Você estudou sobre a história das escolas no Brasil, escolas antigas e escolas atuais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA em relação à história da instituição escola no Brasil:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La sociedad en red y sus contradicciones
[1] La difusión y el desarrollo de los sistemas
tecnológicos han cambiado la base material de nuestras vidas,
por tanto la vida misma, en todos sus aspectos: en cómo
[4] producimos, cómo y en qué trabajamos, cómo y qué
consumimos, cómo nos educamos, cómo nos
informamos-entretenemos, cómo vendemos, cómo
[7] nos arruinamos, cómo gobernamos, cómo hacemos la guerra y
la paz, cómo nacemos y cómo morimos, y quién manda, quién
se enriquece, quién explota, quién sufre y quién se margina.
[10] Las nuevas tecnologías de información no determinan lo que
pasa en la sociedad, pero cambian tan profundamente las reglas
del juego que debemos aprender de nuevo, colectivamente,
[13] cuál es nuestra nueva realidad, o sufriremos, individualmente,
el control de los pocos (países o personas) que conozcan los
códigos de acceso a las fuentes de saber y poder.
[16] La economía de la sociedad de la información es
global. Pero no todo es global, sino las actividades
estratégicamente decisivas: el capital que circula sin cesar en
[19] los circuitos electrónicos, la información comercial, las
tecnologías más avanzadas, las mercancías competitivas en los
mercados mundiales, y los altos ejecutivos y tecnólogos. Al
[22] mismo tiempo, la mayoría de la gente sigue siendo local, de su
país, de su barrio, y esta diferencia fundamental entre la
globalidad de la riqueza y el poder y la localidad de la
[25] experiencia personal crea un abismo de comprensión entre
personas, empresas e instituciones.
Por ello es a la vez la sociedad de las proezas
[28] tecnológicas y médicas y de la marginación de amplios sectores
de la población, irrelevantes para el nuevo sistema, por ello no
podemos desarrollar su dimensión creativa y escapar a sus
[31] efectos potencialmente devastadores sin afrontar
colectivamente quiénes somos y qué queremos. Lo que tal vez
debiéramos plantearnos es cómo reequilibrar nuestro
[34] superdesarrollo tecnológico y nuestro subdesarrollo social.
Manuel Castells. Internet: (con adaptaciones).
En conformidad con las ideas del texto, juzgue lo ítem siguiente.
El dominio de “Las nuevas tecnologías de información” (L.10) afronta automáticamente “quiénes somos y qué queremos” (L.32).