(UNESP) Uma gimnosperma conhecida como cedrinho (Cupressus lusitanica) é uma opção de cerca-viva para quem deseja delimitar o espaço de uma propriedade. Para isso, mudas dessa espécie são plantadas a intervalos regulares. Podas periódicas garantem que o espaço entre as mudas seja preenchido, resultando em uma cerca como a ilustrada na imagem.
Para se obter uma cerca-viva de altura controlada, que crie uma barreira física e visual, deve- se:
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UFPR) O estudo da calorimetria e das leis da termodinâmica nos dá explicações para vários fenômenos encontrados na natureza. Considere o seguinte texto que apresenta a explicação, do ponto de vista dessas áreas da Física, para a formação das nuvens:
Quando uma porção de ar aquecido sobe, contendo água que acabou de __________ da superfície, passa a estar submetida a uma pressão cada vez __________. A rápida variação na pressão provoca uma rápida expansão do ar junto com uma redução de seu/sua __________. Essa rápida expansão é considerada __________, isto é, sem troca de calor com sua vizinhança, porque ocorre muito rapidamente. O gás em expansão __________ energia interna ao se expandir, e isso acarreta seu resfriamento até atingir uma temperatura na qual a quantidade de vapor de água é suficiente para saturar o ar naquele ponto e assim formar as nuvens.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(FPS) Relacione os termos utilizados na parasitologia, com seus respectivos significados.
1. Agente etiológico.
2. Ectoparasita.
3. Parasita heteroxeno.
4. Pandemia.
( ) Uma epidemia de âmbito mundial.
( ) O parasita causador da doença.
( ) Aquele que efetua o ciclo obrigatoriamente em dois ou mais hospedeiros.
( ) Aquele que se fixa externamente ao corpo do hospedeiro.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Linhas e cordões de diferentes espessuras e materiais
- Raízes secas de diferentes tamanhos e formas
- Papel A4 branco ou papel craft
- Giz de cêra
- Tesoura e cola
Desenvolvimento:
Para executar esta atividade será necessário pedir aos alunos que tragam de casa linhas, cordões, barbantes de diferentes materiais bem como raízes secas encontradas por eles.
De posse do material, realizar uma frotagem livre com as linhas e raízes pesquisando a composição sobre a carteira com os materiais. Outra possibilidade é de que, a partir da composição, seja realizado um desenho livre de observação. Por último pode-se realizar uma colagem com os materiais dando formas a uma composição e preencher os espaços com pontos de canetinha hidrocor ou giz de cêra.
Observações:
- No caso das colagens uma bonita forma de exposição seria montar os trabalhos em tecido rústico, por exemplo, a juta e, neste caso, realizar a colagem no papel craft.
- Esta atividade poderá ser útil após a atividade da página 24 do livro didático.
- Frotagem: A palavra “frotagem” vem do francês frotter, que significa “esfregar”. A técnica da frotagem consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície que apresente um relevo ou uma textura e esfregar com o material escolhido, pressionando-a até que apareça o relevo ou a textura
- Biologia | 03. Bioquímica
Louis Pasteur realizou experimentos pioneiros em Microbiologia. Para tornar estéril um meio de cultura, o qual poderia estar contaminado com agentes causadores de doenças, Pasteur mergulhava o recipiente que o continha em um banho de água aquecida à ebulição e à qual adicionava cloreto de sódio.
Com a adição de cloreto de sódio, a temperatura de ebulição da água do banho, com relação à da água pura, era ______. O aquecimento do meio de cultura provocava _______.
As lacunas podem ser corretamente preenchidas, respectivamente, por:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIT) Investigadores da Universidade do Porto, em Portugal, conseguiram determinar o funcionamento do mecanismo que inicia a separação dos cromossomos quando as células se dividem, o que pode vir a permitir controlar erros na divisão celular que estão na origem de alguns tumores. Erros na divisão dos cromossomos podem originar células com um número anormal dessas moléculas e, ocorrendo em células adultas, “potencializar as etapas iniciais de carcinogênese” e aumentar a resistência das células cancerígenas a fármacos usados em quimioterapia.
A partir dessas considerações, conclui-se que, no processo de separação dos cromossomos, a divisão celular: