Considere a função f: R " R, definida por . Dentre as alternativas a seguir, uma equação que também define a função f é
Questões relacionadas
- Física
A uma altura de 20 m do solo, abandona-se uma pedra.
A gravidade local vale 10 m/s2. Com relação a esse movimento, adotando-se para cima o sentido positivo do movimento, o gráfico da função que associa a altura da pedra ao tempo de queda corresponde a um:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La rebelión de las masas
[1] La vida humana, por su naturaleza propia, tiene que
estar puesta a algo, a una empresa gloriosa o humilde, a un
destino ilustre o trivial. Se trata de una condición extraña,
[4] pero inexorable, escrita en nuestra existencia. Por un lado,
vivir es algo que cada cual hace por sí y para sí. Por otro
lado, si esa vida mía, que sólo a mí me importa, no es
[7] entregada por mí a algo, caminará desvencijada, sin tensión
y sin forma. Estos años asistimos al gigantesco espectáculo
de innumerables vidas humanas que marchan perdidas en el
[10] laberinto de sí mismas por no tener a qué entregarse. Vivir es
ir disparado hacia algo, es caminar hacia una meta. La meta
no es mi caminar, no es mi vida; es algo a lo que pongo ésta
[13] y que por lo mismo está fuera de ella, más allá. Si me
resuelvo a andar sólo por dentro de mi vida, egoístamente, no
avanzo, no voy a ninguna parte; doy vueltas y revueltas en
[16] un mismo lugar.
José Ortega y Gasset. Internet: <www.lexturalia.com> (con adaptaciones).
De acuerdo con el texto de arriba, es correcto afirmar que
es necesario fijar una meta y vivir en función de ella, para que nos obligue a superarnos día a día.
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO) O abandono escolar no ensino médio é um dos principais problemas da educação no Brasil. Reduzir as taxas de abandono tem sido uma tarefa que exige persistência e ações continuadas dos organismos responsáveis pela educação no país.
O gráfico apresentado a seguir mostra as taxas percentuais de abandono no ensino médio, para todo o país, no período de 2007 a 2010, em que se percebe uma queda a partir de 2008. Com o objetivo de reduzir de forma mais acentuada a evasão escolar são investidos mais recursos e intensificadas as ações, para se chegar a uma taxa em torno de 5,2% ao final do ano de 2013.
Qual a taxa de redução anual que deve ser obtida para que se chegue ao patamar desejado para o final de 2013? Considere (0,8)3 = 0,51.
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
(CFTMG) O circuito elétrico seguinte é constituído por três lâmpadas L1, L2 e L3, que são idênticas, e ligadas a uma bateria ε.
Se a lâmpada L3 repentinamente se queimar, é correto afirmar que - Literatura | 4.5 Simbolismo
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO)
Sorriso interior
O ser que é ser e que jamais vacila
Nas guerras imortais entra sem susto,
Leva consigo esse brasão augusto
Do grande amor, da nobre fé tranquila.Os abismos carnais da triste argila
Ele os vence sem ânsias e sem custo...
Fica sereno, num sorriso justo,
Enquanto tudo em derredor oscila.Ondas interiores de grandeza
Dão-lhe essa glória em frente à Natureza,
Esse esplendor, todo esse largo eflúvio.O ser que é ser transforma tudo em flores...
E para ironizar as próprias dores
Canta por entre as águas do Dilúvio!CRUZ e SOUZA, João da. Sorriso interior. Últimos sonetos. Rio de Janeiro: UFSC/Fundação Casa de Rui Barbosa/FCC, 1984.
O poema representa a estética do Simbolismo, nascido como uma reação ao Parnasianismo por volta de 1885. O Simbolismo tem como característica, entre outras, a visão do poeta inspirado e capaz de mostrar à humanidade, pela poesia, o que esta não percebe.
O trecho do poema de Cruz e Souza que melhor exemplifica o fazer poético, de acordo com as características dos simbolistas, é: