(PUC-RJ) Três números positivos proporcionais a 5, 8 e 9 são tais que a diferença do maior para o menor supera o módulo da diferença entre os dois menores em 5 unidades. Assinale o maior deles
Questões relacionadas
- História | 6.12 Nazifascismo
Em nome do “terceiro império romano” (Mussolini prometia séculos ou até mesmo milênios de poder fascista), pedia-se aos homens de cultura a contribuição que cada um era capaz de fornecer à máquina do consenso. Em troca, o regime ofereceria, além do reconhecimento ideal, tangíveis sinais do novo interesse do Estado pelos “trabalhadores da mente”: ocasiões de trabalho, instituições para organizar (e controlar) as diversas categorias, solitações de obras públicas para os arquitetos e urbanistas, possibilidade de publicar (também junto a entidades de prestígio, como a Enciclopédia Italiana, dirigida por Gentile), para os estudiosos, novos lugares de exposição para os artistas, enfim, iniciativas de todo tipo e relevância para todos. Cada categoria, rapidamente, é “enquadrada” não no âmbito do partido, mas nas novas estruturas sindicais das categorias intelectuais.
http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/publicacoes/anais/modernidade. Acesso 12.09.2022. VOT2022
O Fascismo conquistou o respaldo de muitos setores da população, conseguindo um amplo apoio junto à elite intelectual. Com o apoio dessa intelectualidade o Estado totalitário
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema de Álvaro de Campos, heterônimo do poeta português Fernando Pessoa.
Às Vezes
Às vezes tenho ideias felizes,
Ideias subitamente felizes, em ideias
E nas palavras em que naturalmente se despegam...
Depois de escrever, leio...
Por que escrevi isto?
Onde fui buscar isto?
De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu...
Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?...
Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000011.pdf. Acesso em: 26 out. 2018.
No poema, o eu lírico sugere que a escrita literária:
- Matemática | 1.09 Radiciação
"Veja os algarismos: não há dois que façam o mesmo ofício; 4 é 4, e 7 é 7. E admire a beleza com que um 4 e um 7 formam esta coisa que se exprime por 11. Agora dobre 11 e terá 22; multiplique por igual número, dá 484, e assim por diante."
ASSIS, M. Dom Casmurro. Olinda: Livro Rápido, 2010.
No trecho anterior, o autor escolheu os algarismos 4 e 7 e realizou corretamente algumas operações, obtendo ao final o número 484.
A partir do referido trecho, um professor de matemática solicitou aos seus alunos que escolhessem outros dois algarismos e realizassem as mesmas operações. Em seguida, questionou sobre o número que foi obtido com esse procedimento e recebeu cinco respostas diferentes.
Quais alunos apresentaram respostas corretas, obedecendo ao mesmo princípio utilizado nas operações matemáticas do autor?
- Geografia | 2. Cartografia
A projeção cartográfica do mapa configura-se como hegemônica desde a sua elaboração, no século XVI. A sua principal contribuição inovadora foi a
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(FUVEST 2019 1° FASE) Três pequenas esferas carregadas com carga positiva Q ocupam os vértices de um triângulo, como mostra a figura. Na parte interna do triângulo, está afixada outra pequena esfera, com carga negativa q. As distâncias dessa carga às outras três podem ser obtidas a partir da figura.
Sendo Q = 2 x 10‐4 C, q = –2 x 10‐5 C e d = 6 m, a força elétrica resultante sobre a carga q
Note e adote:
- A constante k0 da lei de Coulomb vale 9 x 109 N m2/C2