(ACAFE) Em Botânica, área da Biologia que estuda os grupos vegetais, considera-se fruto o que será formado a partir do desenvolvimento do ovário. Essa ação é coordenada, geralmente, pela ação de hormônios que serão liberados pela semente. Nesse sentido, existem os chamados pseudofrutos, estruturas carnosas que possuem reservas nutritivas, muito semelhantes aos frutos ditos verdadeiros, porém se desenvolvendo de outras partes da flor, que não o ovário.
Assinale a alternativa que NÃO contém nenhum exemplo de pseudofruto.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Já na segurança da calçada, e passando por um trecho em obras que atravanca nossos passos, lanço à queima-roupa:
— Você conhece alguma cidade mais feia do que São Paulo?
— Agora você me pegou, retruca, rindo. Hã, deixa eu ver... Lembro-me de La Paz, a capital da Bolívia, que me pareceu bem feia. Dizem que Bogotá é muito feiosa também, mas não a conheço. Bem, São Paulo, no geral, é feia, mas as pessoas têm uma disposição para o trabalho aqui, uma vibração empreendedora, que dá uma feição muito particular à cidade. Acordar cedo em São Paulo e ver as pessoas saindo para trabalhar é algo que me toca. Acho emocionante ver a garra dessa gente.
R. Moraes e R. Linsker. Estrangeiros em casa: uma caminhada pela selva urbana de São Paulo. National Geographic Brasil. Adaptado.
(FUVEST 2011 1° FASE) No terceiro parágrafo do texto, a expressão que indica, de modo mais evidente, o distanciamento social do segundo interlocutor em relação às pessoas a que se refere é
- Matemática
Um pacote de salgadinho preferido de uma menina é vendido em embalagens com diferentes quantidades. A cada embalagem é atribuído um número de pontos na promoção:
“Ao totalizar exatamente 12 pontos em embalagens e acrescentar mais R$ 10,00 ao valor da compra, você ganhará um bichinho de pelúcia”.
Esse salgadinho é vendido em três embalagens com as seguintes massas, pontos e preços:
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Canção do vento e da minha vida
O vento varria as folhas,O vento varria os frutos,O vento varria as flores...E a minha vida ficavaCada vez mais cheiaDe frutos, de flores, de folhas.[...]O vento varria os sonhosE varria as amizades...O vento varria as mulheres...E a minha vida ficavaCada vez mais cheiaDe afetos e de mulheres.O vento varria os mesesE varria os teus sorrisos...O vento varria tudo!E a minha vida ficavaCada vez mais cheiaDe tudo.BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.
Predomina no texto a função da linguagem:
- Língua Inglesa
(UEMG) The Birth of a Storyteller
Jackie Torrence spent her childhood in North Carolina, in the southern part of the United States. She was a shy child because she had problems with her teeth, which made it hard for her to talk. Other children teased her because of her speech problem, so she spent much of her childhood playing alone. One of Jackie’s favorite games was to pretend she was on television. She told stories out loud using gestures and dramatic voices. At school, Jackie soon learned that she was good at writing stories, and with the help of her favorite teacher, she started to work on improving her speech.
Jackie’s first storytelling performance was in a library. She was working as a librarian and was asked to entertain a group of children. Jackie told them a story and they loved it! Before long, she began telling stories within her community. Many of her stories came from old American and African-American folktales. Eventually, she started telling stories across North America.
As Jackie’s fame increased, her health decreased. She now has to use a wheelchair, but this has not stopped her storytelling career. Jackie’s stories have been published in books, magazines, and newspapers and she has appeared on radio and television. She has won awards for nine of her sound recordings and three of her television specials.
Adapted from NorthStar 3: Listening and Speaking, 2nd Edition (Longman, p57), Helen S. Solórzano and Jennifer P. L. Schmidt
In the sentence, “She has won awards for nine of her sound recordings and three of her television specials”, the underlined expression shows that
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Do ponto de vista histórico, pode-se dizer que o teatro surgiu no Brasil no século XVI, sob forma de propaganda político-religiosa, tendo na figura de padre Anchieta seu mais destacado nome. Era um teatro intencionalmente catequista, bem ao caráter do perfil colonizador português. Encenavam-se autos, que se mantinham fiéis à tradição religiosa medieval, incluindo ainda diversos elementos populares associados a maneiras indígenas.
A chegada da família real portuguesa, no século XIX, acelerou o vigor teatral brasileiro. O Romantismo teria papel exponencial na afirmação do teatro, uma vez que a grande maioria dos autores desse período dedicava-se a compor peças teatrais.
Martins Pena (1815-1848) foi o primeiro grande nome do teatro nacional, o fundador da comédia de costumes brasileira. Em sua carreira, figuram 20 comédias e seis dramas. Apesar disso, o teatro de Martins Pena não resiste, em termos estritos de crítica, a uma análise mais profunda. Embora dotado de agudo senso de tipificação e de uma linguagem realmente popular, isenta de preciosismos e pieguices, o autor mantém-se alheio à estrutura colonialista da época, perdendo-se muitas vezes em sátiras artificiais. O noviço é, certamente, sua principal obra romântico-naturalista.
O teatro brasileiro. Coleção Super. Disponível em: https://maestro.plurall.net. Acesso em: 10 mar. 2021.
O teatro brasileiro surgiu no período colonial e suas características e propósitos eram bastante claros. De acordo com o fragmento de texto, em relação ao teatro no Brasil,