(ACAFE) Em Botânica, área da Biologia que estuda os grupos vegetais, considera-se fruto o que será formado a partir do desenvolvimento do ovário. Essa ação é coordenada, geralmente, pela ação de hormônios que serão liberados pela semente. Nesse sentido, existem os chamados pseudofrutos, estruturas carnosas que possuem reservas nutritivas, muito semelhantes aos frutos ditos verdadeiros, porém se desenvolvendo de outras partes da flor, que não o ovário.
Assinale a alternativa que NÃO contém nenhum exemplo de pseudofruto.
Questões relacionadas
- Matemática | 3.4 Modular
(ESPCEX) O gráfico que melhor representa a função real definida por é:
- Matemática | 13.1 Noções Primitivas
Calcule o valor de x, em graus, na figura:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Leia o texto a seguir.
TÍTULO DO PROJETO : GERMINAÇÃO DO FEIJÃO
TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO DO ALUNO :
ESCOLA : ..............
SÉRIE: 6a
PROFESSOR : ....................................................................
- PROPÓSITO DO PROJETO E HIPÓTESE
Eu gostaria de apresentar aos colegas de escola uma pesquisa científica envolvendo o brotamento de feijões. O propósito do projeto será verificar "quem brota primeiro": feijão umedecido com água de torneira, com chá ou com água salgada.
Minha hipótese é que os grãos de feijão umedecidos com água de torneira irão brotar mais rapidamente do que aqueles umedecidos com chá ou com água salgada.
- II. METODOLOGIA
Primeiro eu apresentei meu propósito e destaquei minha hipótese.
Para iniciar meus experimentos, separei três feijões bem formados; coloquei um deles envolvido com algodão embebido em chá, outro em algodão embebido em água de torneira e o último em algodão embebido em água salgada.
Diariamente eu examinei os feijões e mantive, cada um deles, com seu algodão devidamente embebido (chá, água e água salgada). Com isso, pude observar qual feijão brotou em primeiro, em segundo e em terceiro lugar.
Repeti o experimento mais duas vezes, começando desde o princípio, pela escolha de três feijões bem formados.
Feito isso, analisei meus dados e preparei esse Resumo, sua Conclusão e Aplicação.
III. ANÁLISE DOS DADOS
O feijão na água de torneira brotou em segundo lugar no primeiro ensaio, em primeiro lugar no segundo ensaio e em terceiro lugar no terceiro ensaio (2 o , 1 o e 3 o).
O feijão na água salgada brotou em terceiro lugar no primeiro ensaio e em segundo lugar nos dois ensaios seguintes (3 o , 2 o e 2 o).
O feijão no chá brotou em primeiro lugar no primeiro e terceiro ensaios e em terceiro lugar no segundo ensaio (1 o , 3 o e 1 o)
- RESUMO E CONCLUSÃO
Como o feijão embebido em algodão com chá ganhou a parada, tendo brotado em primeiro lugar em dois dos três ensaios, eu rejeito minha hipótese na qual havia declarado que o feijão embebido em água de torneira brotaria em primeiro lugar. Feijão regado a chá brota mais rapidamente que o regado com água de torneira ou com água salgada.
- APLICAÇÃO
Considerando que agora eu tenho essa nova informação, poderei orientar melhor quem precisar dela. Os japoneses, por exemplo, que cultivam muito o broto de feijão poderão se utilizar dessa informação.
Disponível em : <http://www.feiradeciencias.com.br/sala19/texto12.asp>. Acesso em: 13 mar. 2014.
A finalidade comunicativa desse gênero é registrar um procedimento científico. Para que ele tenha validade como um discurso científico é necessário
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema A Rua, do poeta Cassiano Ricardo, e responda à questão.
A palavra remédio , empregada no 2º verso, poderia ser substituída no poema pelo substantivo
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: 10470011
Texto para a questão. O Leão e o Rato Ao deixar seu buraquinho,
viu-se o pobre Ratinho
entre as patas do Leão.
Levou um susto sem nome.
Acontece que o felino,
talvez por não estar com fome,
não quis o Rato matar. Gesto que não foi em vão.
Quem iria imaginar
que um simples rato pudesse
um dia o Leão salvar? Pois é isso que acontece!
Pensando em matar a sede,
O Leão buscava o rio
quando caiu numa rede. O bicho ficou bravio
e embora se debatesse
não lograva se livrar. Chegou o Ratinho, então,
roeu os fios da rede
e libertou o Leão. Pode alguém que a gente ajude
um dia nos dar a mão.
Dá até lucro a virtude! LA FONTAINE. Fábulas. Trad. Ferreira Gullar. 4. ed.
Rio de Janeiro: Revan, 1999. p. 27-28.
Enunciado:
Aponte a característica que pode identificar esse texto como uma fábula: