(UECE) Em atividades esportivas, como os jogos de copa do mundo, o corpo do atleta tem sua temperatura aumentada e há produção de suor, que ao evaporar transfere calor do corpo para o vapor d’água na atmosfera. Nesse caso, há um processo termodinâmico em que
Questões relacionadas
- Matemática | 06. Determinantes
(IFSUL) Sejam as matrizes A2x2, onde e I é a matriz identidade. Sabendo que At é a matriz transposta de A, qual é o determinante de (At + B)?
- Química | 3. Química Orgânica
Um processo petroquímico gerou a mistura, em partes iguais, dos alcinos com fórmula molecular C6 H10. Por meio de um procedimento de análise, determinou-se que essa mistura continha 24 gramas de moléculas de alcinos que possuem átomo de hidrogênio ligado a átomo de carbono insaturado.
A massa da mistura, em gramas, corresponde a:
- Biologia | 11.4 Sistema Excretor
(MACKENZIE)
O esquema, acima, mostra como ocorre a manutenção osmótica em duas espécies de peixes. A esse respeito, considere as seguintes afirmativas.
I. No peixe A a eliminação de sais pelas brânquias ocorre de forma passiva.
II. A ingestão de água no peixe A repõe a água perdida por osmose.
III. O peixe B elimina amônia como principal excreta nitrogenado.
IV. No peixe B, tanto a absorção de sais como a de água ocorrem de forma ativa.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Física | B. Resistores
Em virtude do frio intenso, um casal adquire uma torneira elétrica para instalar na cozinha. Um eletricista é contratado para fazer um novo circuito elétrico para a cozinha, cuja corrente será de 30 A, com a finalidade de alimentar os terminais da torneira elétrica. Ele utilizou um par de fios de cobre, de área da seção reta igual a 4 mm2 e de 28 m de comprimento total, desde o quadro de distribuição (onde ficam os disjuntores) até a cozinha. A tensão medida na saída do quadro de distribuição é 220 V. Considere que a resistividade do fio de cobre é de 1,7.10-8 W.m. Considerando a resistência da fiação, a tensão aplicada aos terminais da torneira é mais próxima de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Personificação, Antítese e Paradoxo
Texto base: A questão refere-se ao artigo “Herança do apartheid vai ajudar na Copa”, publicado na seção Pé na África – o continente de ponta a ponta – da Folha Online, dia 13 de outubro de 2009. Leia-o e observe-o com atenção.
"Herança do apartheid vai ajudar na Copa"
Em menos de um ano, a África do Sul sediará o evento em que espera ser reconhecida definitivamente como uma nação madura, democrática e estável, longe do estigma de ter sido o palco do apartheid. Mas o legado do regime racista, que perdurou de 1948 a 1994, não apenas perdura 15 anos depois de seu fim, como deve acabar ajudando no sucesso da Copa do Mundo. Quem aponta a ironia é Moeletsi Mbeki, 64, um dos principais analistas políticos sul-africanos, em entrevista ao Pé na África. Sua tese: a separação física imposta pelo apartheid, que confinou negros pobres em favelas distantes dos centros urbanos, ajudará a conter ondas de violência e mantê-las afastadas dos olhos de turistas. “Mesmo se houver batalhas entre a polícia e trabalhadores, isso não vai afetar o evento. A infraestrutura da Copa do Mundo fica na cidade, longe”, diz Mbeki, ligado ao South African Institute of International Affairs, uma ONG. Um dos países mais violentos do mundo, com índices de homicídio 50% maiores do que os brasileiros, a África do Sul teve duas grandes ondas recentes de violência recentes: uma em julho, contra a demora do governo em cumprir promessas de campanha, e outra há um ano e meio, contra imigrantes, que deixou 62 mortos. Culpa, segundo ele, de promessas irresponsáveis do governo, da corrupção do regime e da crescente desigualdade de renda entre os negros. Crítico ácido do governo, Mbeki é considerado a ovelha negra de uma família de alto pedigree no Congresso Nacional Africano, o partido governista há 15 anos. O pai Govan (1910-2001), colega de Nelson Mandela na prisão, é um dos totens do movimento anti-apartheid. O irmão mais velho Thabo foi presidente sul-africano entre 1999 e 2008, e um alvo constante das críticas do caçula. Fonte: http://penaafrica.folha.blog.uol.com.br/ – 5/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
Quem aponta a ironia é Moeletsi Mbeki...
Por que o título do artigo "Herança do apartheid vai ajudar na Copa", até colocado entre aspas, consiste em uma ironia – algo que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos – apontada por Moeletsi Mbeki, conforme o contexto e o conceito em relação ao apartheid?