(PUC-MG) Marília encomendou, num supermercado virtual, frutas, hortaliças e legumes. Ao receber a encomenda, relatou para o marido que, no pacote de legumes, comprou abobrinhas, batatinha, vagem, quiabo, cenoura, berinjela e ervilha em vagem. De legume mesmo, no conceito de botânica, ela conseguiu quantos exemplares dos citados?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Sobre o fim da escravidão no Brasil é correto afirmar que:
- Física | 3.5 Gases
(ESC. NAVAL) Analise a figura abaixo.
Após uma lavagem, certa quantidade de vapor d’água, na temperatura inicial de 27°C, permaneceu confinada no interior de um tanque metálico. A redução da temperatura para 7,0°C causou condensação e uma consequente redução de 50% no número de moléculas de vapor. Suponha que o vapor d’água se comporte como um gás ideal ocupando um volume constante. Se a pressão inicial for 3,0 .10³ Pa, a pressão final, em quilopascal, será - Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto. Vivendo e... Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a precisão que tinha quando era garoto. Outra coisa: acabo de procurar no dicionário, pela primeira vez, o significado da palavra “gude”. Quando era garoto, nunca pensei nisso, eu sabia o que era gude. Gude era gude. [...] VERISSIMO, L. Fernando. In: Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 45. (Fragmento)
Enunciado:
Os pronomes são palavras que representam ou acompanham os substantivos. Se representam um substantivo, são chamados de pronomes substantivos. Quando acompanham um substantivo, denominam-se pronomes adjetivos.
No fragmento da crônica de Verissimo, as palavras “equilibrá-la” e “jogá-la” trazem um pronome substantivo, porque
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
Embora as briófitas já vivessem na terra não podiam se desenvolver e alcançar grandes dimensões. Os seus vasos são rudimentares ou ausentes, e elas perdem água muito facilmente, por isso as briófitas necessitam viver em locais úmidos, o que mostra que esses organismos ainda são muito dependentes da água. Além disso, na terra os nutrientes devem ser absorvidos do solo e não estão mais disponíveis em todas as dimensões como acontece no oceano.
(EMBORA AS..., 2014)
Existem outras características não citadas no texto que reiteram a dependência da água presente no ambiente por esse grupo vegetal, como por exemplo:
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Leia o texto. Irmãos na vida e na morte
Fundadas na fé religiosa e provendo apoio espiritual e material a seus associados, as irmandades foram a mais viva expressão social das Minas Gerais do século XVIII
A visão das incontáveis igrejas que hoje adornam e embelezam a paisagem de Minas Gerais leva em geral à suposição de que no passado a presença da Igreja Católica tenha se feito sentir, ali, de maneira inequívoca. Mas não foi bem assim. Na verdade, a religiosidade em Minas Gerais no tempo da Colônia precedeu as intervenções do Estado e da Igreja, do ponto de vista institucional. Era uma religiosidade fundada e desenvolvida a partir da vontade de leigos e de instituições laicas.[...] Ao contrário do que aconteceu no litoral da Colônia e em outras partes das vastas conquistas ultramarinas portuguesas, em Minas não se construíram mosteiros e conventos durante todo o século XVIII. Mesmo após ter sido criado, em 1745, o primeiro bispado, na então capitania de Minas Gerais, a presença e a ação da Igreja Católica manteve papel secundário e suplementar em relação às iniciativas dos devotos leigos. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/irmaos-na-vida-e-na-morte.> Acesso em: 14 abr. 2015.
Enunciado:
De acordo com o trecho, conclui-se que,