(VUNESP) O abacateiro, o bambu e o feijão apresentam, respectivamente, os seguintes tipos de caule:
Questões relacionadas
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
A problemática ambiental surgiu nas últimas décadas do século XX como uma crise de civilização, questionando a racionalidade econômica e tecnológica dominantes. Com isso, novas organizações da sociedade civil despontaram, interessadas em um alternativo de relação sociedade e natureza.
MIGUEL, K. G. A expressão dos movimentos ambientais na atualidade: mídia, diversidade e igualdade.
Disponível em: http://www.intercom.org.br. Acesso em: 22 set. 2010.
Os movimentos sociais, em especial o movimento ambientalista, têm participado de forma decisiva na mudança de postura por parte das grandes empresas, principalmente no que diz respeito
- Matemática | 09. Probabilidade
(EFOMM) Seis alunos da EFOMM – três paranaenses, dois cariocas e um alagoano – são colocados em uma fila aleatoriamente. Qual é a probabilidade, então, de que nenhum conterrâneo fique ao lado do outro?
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
O carbeto de cálcio (CaC2), mais conhecido como pedra de carbureto, é um sólido branco acinzentado que pode ser produzido a partir das reações equacionadas, a seguir:
A) CaCO3(s) -> CaO(s) + CO2(g)
B) CaO(s) + 3C(graf) -> CaC2(s) + CO(g)
Em contato com a água, o carbeto de cálcio reage imediatamente, produzindo gás acetileno de fácil combustão, de acordo com a reação abaixo:
C) CaC2(s) + 2H2O(ℓ) -> Ca(OH)2(aq) + C2H2(g)
A respeito dos reagentes e produtos das três reações acima, são feitas as seguintes afirmações:
I. na reação A, ocorre a formação de um óxido básico e um óxido ácido.
II. na reação B, o carbeto de cálcio formado é um sólido iônico.
III. na reação C, o acetileno produzido é um alceno altamente inflamável.
Está correto o que se afirma em
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UNEB) A Grande Fonte Prismática descarrega uma média de 2548 litros de água por minuto, é a maior de Yellowstone, com 90 metros de largura e 50 metros de profundidade, e funciona como muitos dos recursos hidrotermais do parque. A água subterrânea profunda é aquecida pelo magma e sobe à superfície sem ter depósitos minerais como obstáculos. À medida que atinge o topo, a água se resfria e afunda, sendo substituída por água mais quente vinda do fundo, em um ciclo continuo. A água quente também dissolve parte da sílica, SiO2 (s), presente nos riolitos, rochas ígneas vulcânicas, sobre o solo, criando uma solução que forma um depósito rochoso sedimentar e silicoso na área ao redor da fonte. Os pigmentos iridescentes são causados por micróbios — cianobactérias — que se desenvolvem nessas águas quentes. Movendo-se da extremidade mais fria da fonte ao longo do gradiente de temperatura, a cianobactéria Calothrix vive em temperaturas não inferiores a 30° C, também pode viver fora da água e produz o pigmento marrom, que emoldura a fonte. A o Phormidium, por outro lado, vive entre 45° C e 60° C e cria o pigmento laranja, ao passo que Synechococcus suporta temperaturas de até 72° C e é verde-amarelo.
(A GRANDE... 2013. p. 62-63).
Considerando-se as informações do texto sobre A Grande Fonte Prismática de Yellowstone, a terceira maior fonte de água hidrotermal do planeta, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Tudo era harmonioso, sólido, verdadeiro. No princípio. As mulheres, principalmente as mortas do álbum, eram maravilhosas. Os homens, mais maravilhosos ainda, ah, difícil encontrar família mais perfeita. A nossa família, dizia a bela voz de contralto da minha avó. Na nossa família, frisava, lançando em redor olhares complacentes, lamentando os que não faziam parte do nosso clã. [...]
Quando Margarida resolveu contar os podres todos que que sabia naquela noite negra da rebelião, fiquei furiosa. [...]
É mentira, é mentira!, gritei tapando os ouvidos. Mas Margarida seguia em frente: tio Maximiliano se casou com a inglesa de cachos só por causa do dinheiro, não passava de um pilantra, a loirinha feiosa era riquíssima. Tia Consuelo? Ora, tia Consuelo chorava porque sentia falta de homem, ela queria homem e não Deus, ou o convento ou o sanatório. O dote era tão bom que o convento abriu-lhe as portas com loucura e tudo. "E tem mais uma coisa ainda, minha queridinha", anunciou Margarida fazendo um agrado no meu queixo. Reagi com violência: uma agregada, uma cria e, ainda por cima, mestiça. Como ousava desmoralizar meus heróis?
TELLES, L. F. A estrutura da bolha de sabão. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
Representante da ficção contemporânea, a prosa de Lygia Fagundes Telles configura e desconstrói modelos sociais. No trecho, a percepção do núcleo familiar descortina um(a):