(UNIGRANRIO) Duas amostras de massas iguais, uma de ferro e uma de alumínio, recebem a mesma quantidade de calor Q. Sabendo que o calor específico do ferro vale 0,11 cal/g°C que o calor específico do alumínio vale 0,22 cal/g°C e que a temperatura da amostra do ferro se elevou em 200°C após receber a quantidade de calor Q qual foi a variação da temperatura da amostra de alumínio após receber a mesma quantidade de calor Q?
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Look at the picture of Ouro Preto City and answer the questions:
Available at https://www.transportal.com.br/noticias/rodoviaria-belo-horizonte/ouro-preto-o-guia-completo-minas-gerais Access on 16 April, 2018.
Enunciado:
- Some American friends are going to travel to Ouro Preto next weekend. Write them some suggestions about things to do there and places to visit.
- What are you going to do in your next holidays?
- Química | 1.1 Introdução à Química
Na Idade Média, para elaborar preparados a partir de plantas produtoras de óleos essenciais, as coletas das espécies eram realizadas ao raiar do dia. Naquela época, essa prática era fundamentada misticamente pelo efeito mágico dos raios lunares, que seria anulado pela emissão dos raios solares. Com a evolução da ciência, foi comprovado que a coleta de algumas espécies ao raiar do dia garante a obtenção de material com maiores quantidades de óleos essenciais.
A explicação científica que justifica essa prática se baseia na
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
2.
Materiais:
• Adereços diversos, caixas, baús, prateleiras, enfim, tudo que possa compor uma possível coxia circense
Desenvolvimento:
1 - Apresente a seguinte imagem para os alunos:
Disponível em: http://www.oteatrodadelicadeza2.blogger.com.br/2012_02_01_archive.html. Acesso em: 9 maio 2012.
2 - As imagens são da veraneio 1974, chamada de Esmeralda pelo grupo de teatro Galpão, da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Esmeralda não apenas serviu, durante os primeiros anos de apresentação do grupo, de palco, como também de coxia, ou seja, o lugar onde os artistas se arrumam para o espetáculo.
3 - E no circo, como seria a coxia? Imagine: maquiagem, sapatos, vestuário, perucas, colares e brincos, adereços de todos os tipos, plumas, espelho. Tudo isto sem levar em conta, provavelmente, vasilhames para cozinhar e comer, material de higiene, até caixa de ferramentas com o essencial deve conter a coxia de um Circo, não?
observe a coxia do espetáculo Varekai do circo de Soleil:
Disponível em: http://lilianeferrari.com/2011/10/17/cirque-du-soleil-espetaculo-varekai/. Acesso em: 9 maio 2012.
E aqui de outros circos:
Disponível em: http://scottwykoff.wbal.com/2009/03/greatest-show-on-earth.html. Acesso em: 9 maio 2012.
Disponível em: http://bryanobrien.com/?p=408. Acesso em: 9 maio 2012.
D isponível em: http://www.artfulvagabond.com/cirque-du-soleil-living-the-dream/ Acesso em: 9 maio 2012.
4 - Proponha a seus alunos realizarem uma instalação que reproduza uma possível coxia de um circo: recolham materiais interessantes e armazenem num cantinho da sala ao longo de uma semana. Organizem então em prateleiras, araras, pequenas caixas, cestarias, baús, etc, o que seria uma coxia caso vocês fossem viajar com um espetáculo. Se for possível um pequeno vestuário poderá ser montado para troca de roupas.
5 - Deixe que os alunos armazenem o maior número possível de elementos.
6 - Montem num lugar estratégico do pátio a coxia do seu circo (pode-se dar um nome criativo para o Circo) e, no dia da abertura, fotografe alunos e visitantes utilizando os adereços coletados. Os alunos também devem fotografar, ou filmar!
7 - Selecionem, em uma deliciosa seção de fotos, as melhores, e monte em seguida uma bela exposição de fotografias com a temática do que está por trás da vida de um artista viajante!
- Física | 1.2 Vetores
(UESB) É necessário prestar muita atenção quando se opera com grandezas vetoriais, pois o mecanismo da operação é diferente daquela com grandezas escalares, uma vez que não envolve apenas valores numéricos, mas também orientações espaciais.
Na figura, estão representados dois vetores A e B, e as dimensões x e y são idênticas, com valores iguais a 2,0 cm.
Com base nas informações fornecidas, é correto afirmar que o módulo do vetor resultante entre os vetores A e B, em cm, é igual a
- Língua Portuguesa | C. Concordância
(UNIFESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Pegamos os nossos 24.253 km de fronteiras e os esticamos em uma linha reta. Assim, fica possível entender o que acontece em cada canto desse Brasilzão: ______ invasões de terra, ______ de drogas e cenários de tirar o fôlego.
(http://super.abril.com.br. Adaptado.)
As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por: