(EEAR) Um corpo absorve calor de uma fonte a uma taxa constante de 30 cal/min e sua temperatura muda em função do tempo de acordo com o gráfico a seguir.
A capacidade térmica (ou calorífica), em cal/°C desse corpo, no intervalo descrito pelo gráfico, é igual a
Questões relacionadas
- Física
Um motociclista, pilotando sua motocicleta, move-se com velocidade constante durante a realização do looping da figura abaixo.
Quando está passando pelo ponto mais alto dessa trajetória circular, o motociclista lança, para trás, um objeto de massa desprezível, comparada à massa de todo o conjunto motocicleta-motociclista. Dessa forma, o objeto cai, em relação à superfície da Terra, como se tivesse sido abandonado em A percorrendo uma trajetória retilínea até B Ao passar, após esse lançamento, em B o motociclista consegue recuperar o objeto imediatamente antes dele tocar o solo.Desprezando a resistência do ar e as dimensões do conjunto motocicleta-motociclista, e considerando a razão entre a normal (N) que age sobre a motocicleta no instante em que passa no ponto A e o peso (P) do conjunto motocicleta-motociclista, (N/P) será igual a:
cos 37°0,8
sen 37°=0,6
g=10 m/s2
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O sistema de Capitanias não obteve o êxito esperado pela coroa de Portugal. No entanto, duas capitanias prosperaram com o cultivo da cana-de-açúcar, que foi a solução encontrada para o desenvolvimento das terras aqui no Brasil.
as causas do sucesso do cultivo da cana-de-açúcar foram
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(PUC-PR) No início da década de 1970, dois cientistas (Singer e Nicholson) esclareceram defi nitivamente como é a estrutura das membranas celulares, propondo o modelo denominado mosaico fluido. Neste conceito,todas as membranas presentes nas células animais e vegetais são constituídas basicamente pelos seguintes componentes:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UERJ) A ciência em si Se toda coincidência
Tende a que se entenda
E toda lenda Quer chegar aqui
A ciência não se aprende
A ciência apreende
A ciência em si
Se toda estrela cadente
Cai pra fazer sentido
E todo mito
Quer ter carne aqui
A ciência não se ensina
A ciência insemina
A ciência em si
Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar
Do avião a jato ao jabuti
Desperta o que ainda não, não se pôde pensar
Do sono eterno ao eterno devir
Como a órbita da Terra abraça o vácuo devagar
Para alcançar o que já estava aqui
Se a crença quer se materializar
Tanto quanto a experiência quer se abstrair
A ciência não avança
A ciência alcança
A ciência em si
ARNALDO ANTUNES e GILBERTO GIL Adaptado de fiocruz.br.
A letra da música aborda a ciência como uma forma de compreensão do mundo. Um dos campos de investigação conhecidos é a biologia, que, antes dispersa em diferentes áreas, unifi ca-se a partir do século XX.
Nessa trajetória histórica, as ideias de Darwin, as leis da hereditariedade de Mendel e as descobertas da genética consolidaram um conjunto de explicações que, no domínio da biologia, são caracterizadas como:
- Física | B. Força Magnética
(ESPCEX (AMAN)) Uma carga elétrica puntiforme, no interior de um campo magnético uniforme e constante, dependendo de suas condições cinemáticas, pode ficar sujeita à ação de uma força magnética. Sobre essa força pode-se afirmar que