(MACKENZIE) Um chuveiro domiciliar, que desenvolve potência de 5200 W quando instalado em uma diferença de potencial de 220 V, tem toda a energia dissipada por seu resistor transferida para a porção de água que por ele passa. Em um dia em que a temperatura ambiente vale 20 oC e, supondo-se que pelo chuveiro passe 52 gramas de água por segundo, pode-se afirmar corretamente que a temperatura com que a água sai do chuveiro vale em oC
Considere o calor específico sensível da água 4 J/goC
Questões relacionadas
- Literatura | 4.2 Realismo
(UDESC) Machado de Assis é autor de mais de uma centena de contos, o que o situa – pela qualidade do que escreveu – entre os melhores contistas. Foi sem dúvida um contista extraordinário porque trabalhou as regras do conto com excepcionalidade. Em relação ao gênero conto e a Machado de Assis, analise as proposições, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) O conto é uma narrativa curta, deve prender a atenção do leitor e manter um perfeito equilíbrio narrativo, apresenta poucas personagens, tempo exíguo e pequenos ou poucos ambientes.
( ) As personagens femininas também asseguram lugar de destaque nos contos machadianos. Preservam – como nos romances – as ambiguidades típicas do universo feminino.
( ) Os contos machadianos são relatos que recriam, às vezes, a vida real, principalmente o ambiente carioca do final do século XIX, revelam, também, em uma versão em miniatura, a forma como o autor interpreta a sociedade.
( ) Em muitos contos machadianos o tema adultério é explorado, seja de maneira implícita, apenas sugerindo, seja de maneira explícita.
( ) A visão de mundo de Machado de Assis é a mesma em seus romances e contos, procura, de uma forma geral, explicar a alma humana.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Famigerado
Com arranco, [o sertanejo] calou-se. Como arrependido de ter começado assim, de evidente. Contra que aí estava com o fígado em más margens; pensava, pensava. Cabismeditado. Do que, se resolveu. Levantou as feições. Se é que se riu: aquela crueldade de dentes. Encarar, não me encarava, só se fito à meia esguelha. Latejava-lhe um orgulho indeciso. Redigiu seu monologar.
O que frouxo falava: de outras, diversas pessoas e coisas, da Serra, do São Ão, travados assuntos, insequentes, como dificultação. A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as mínimas entonações, seguir seus propósitos e silêncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele enigmava. E, pá:
— Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo... familhas-gerado...?
ROSA, J. G. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988
A linguagem peculiar é um dos aspectos que conferem a Guimarães Rosa um lugar de destaque na literatura brasileira. No fragmento lido, a tensão entre a personagem e o narrador se estabelece porque:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Disponível em: http://repocurcos.unasus.ufma.br. Acesso em: 5 jan. 2021 (adaptado).
Com base no ciclo de vida desse vetor, uma medida para o controle da doença por ele transmitida é:
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(IFBA) A cor amarela do xixi se deve a uma substância chamada urobilina, formada em nosso organismo a partir da degradação da hemoglobina. A hemoglobina liberada pelas hemácias, por exemplo, é quebrada ainda no sangue, formando compostos menores que são absorvidos pelo fígado, passam pelo intestino e retornam ao fígado, onde são finalmente transformados em urobilina. Em seguida, a substância de cor amarelada vai para os rins e se transforma em urina, junto com uma parte da água que bebemos e outros ingredientes. Xixi amarelo demais pode indicar que você não está bebendo água o suficiente. O ideal é que a urina seja bem clarinha.
Quais são as funções orgânicas representadas na estrutura da urobilina?
- Física
Um tubo vertical de secção S, fechado em uma extremidade, contém um gás, separado da atmosfera por um êmbolo de espessura d e massa específica ñ. O gás, suposto perfeito, está à temperatura ambiente e ocupa um volume V = SH (veja a figura). Virando o tubo tal que a abertura fique voltada para baixo, o êmbolo desce e o gás ocupa um novo volume, V' = SH'. Denotando a pressão atmosférica por P0, a nova altura H' é: