(UERJ) O gráfico abaixo indica o comportamento térmico de 10 g de uma substância que, ao receber calor de uma fonte, passa integralmente da fase sólida para a fase líquida.
O calor latente de fusão dessa substância, em cal/g, é igual a:
Questões relacionadas
- Física
Uma carga elétrica de intensidade Q=10µC no vácuo, gera um campo elétrico em dois pontos A e B conforme figura acima. Sabendo-se que a constante eletrostática do vácuo é K=9.109Nm2/C2 o trabalho realizado pela força elétrica para transferir uma carga q=2,0 µC do ponto B até o ponto A é , em mJ igual a:
- História | 6.16 Conflitos no Oriente Médio
(UFRGS) Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
A Guerra do Yom Kippur, ocorrida entre Israel e os países árabes, em outubro de 1973, levou o cartel da OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo – a reduzir a produção de petróleo mundial, até então abundante e barato, fato que ocasionou a primeira grande crise energética do Ocidente.
Esse acontecimento
I. provocou uma forte crise nos países industrializados, que dependiam do combustível fóssil.
II. inibiu uma política de diversificação e de busca de alternativas energéticas para superar a grande dependência do “ouro negro”.
III. aumentou o preço do barril de U$3 para U$12 em menos de três meses.
Quais propostas estão corretas? - Física | B. Força Magnética
(UEFS)
A figura representa o esquema simplificado de um espectrógrafo de massa. Sabe-se que o íon, com a massa e a carga respectivamente iguais a 8,0. 10-27kg e 1,6.10-19C, é acelerado por uma diferença de potencial elétrico igual a 1,0.10³ V e a intensidade do campo magnético uniforme, 1,0.10-3T. Com base nessas informações, é correto afirmar que a distância D, em m, é igual a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A tia Flávia utiliza suas memórias e alguns livros para contar as suas histórias. Que tipo de fontes históricas ela utiliza?
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UNIOESTE) O ácido hipúrico, cuja fórmula estrutural está representada abaixo, é um bioindicador da exposição do trabalhador ao tolueno - um solvente aromático muito utilizado em tintas e colas. A biossíntese do ácido hipúrico no organismo ocorre pela reação do tolueno com o aminoácido glicina e, no laboratório, ele pode ser obtido pela reação do cloreto de benzoíla com a glicina em meio alcalino.
Na estrutura do ácido hipúrico, além do grupo ácido carboxílico, pode-se identificar a função oxigenada