(UERN) Duas barras de materiais diferentes A e B têm o mesmo comprimento a 20°C. Colocandose a barra A num refrigerador e a barra B num forno, elas atingem, respectivamente as temperaturas de –10°C e 200°C, passando a apresentar uma diferença de 0,06 cm nos seus comprimentos.
Sendo os coeficientes de dilatação linear dos materiais de A e B, respectivamente iguais a 22 × 10–6 °C–1 e 3 × 10–6 °C–1, então o comprimento inicial das barras a 20°C é:
Questões relacionadas
- Física
Um ginasta de 60 kg de massa, exercitando-se sobre uma cama elástica, deseja saltar cada vez mais alto. Sabe-se que, após atingir a altura de 0,8 m acima do nível da cama, o ginasta cai sobre a mesma e sobe até a altura de 1,25 m.Nesse contexto, é correto afirmar que, para esse último salto, o módulo do impulso transmitido pela cama elástica ao atleta foi de:
Observação:
Nesta prova adote os conceitos da Mecânica Newtoniana e as seguintes convenções:
O valor da aceleração da gravidade: g = 10 m/s2.
A resistência do ar pode ser desconsiderada.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
A instrução não era coisa muito difundida na Mesopotâmia. Mas os escribas (...) tinham de submeter-se a um aprendizado (...) passando a integrar uma elite privilegiada que olhava os seus concidadãos com desprezo(...).
A primeira coisa que o menino de escola aprendia era confeccionar uma tabuinha e manejar um cálamo. Os primeiros passos na escrita eram dados num pedaço de argila, onde o menino aprendia a gravar uma cunha cuneiforme simples (...). Em seguida, começava com a lista básica de sinais (...). Depois de aprender os sinais básicos, o aluno passava às milhares de palavras sumérias diferentes que eram expressas por mais de um sinal. (...) Uma parte separada do currículo era dedicada à matemática (...) ensinada pelo escriba da contabilidade (...), pelo escriba da medida (...) e pelo escriba do campo (isto é, agrimensor).
Trechos de Walker, C. B. F. O cuneiforme. In: HOOKER, J. T. Lendo o passado: do cuneiforme ao alfabeto. São Paulo: Edusp, Melhoramentos, 1996. p. 55-57.
Glossário:
- Concidadãos: pessoa que, em relação a outra, é da mesma cidade ou do mesmo país.
- Cálamo: instrumento para a escrita, feito de um pedaço de cana ou junco, afinado na extremidade, utilizado antigamente para escrever em tábuas de argila, papiros e pergaminhos.
- Cunha: tipo de plano inclinado duplo que se movimenta para realizar o trabalho.
- Cuneiforme: designação dada a certos tipos de escritas feitas com auxílio de objetos em formato de cunha.
- Agrimensor: profissional que mede e divide propriedades rurais e urbanas.
Analfabetismo e escolarização no Brasil.
Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/transform.htm. Acesso em: 27 out. 2011.
Comparando a alfabetização no Brasil e nas sociedades antigas concluímos que
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto abaixo para responder à questão. Dieta baseada no Paleolítico é panaceia da vez contra obesidade Coma apenas o que você poderia caçar, matar, colher ou tirar da terra, como um homem das cavernas. Esse é o primeiro mandamento do regime proposto pelo economista americano Arthur De Vany [...]. Há pelo menos duas décadas, De Vany, que leciona na Universidade da Califórnia, segue cardápio semelhante ao de 40 mil anos atrás: muita carne, frutas e vegetais. [...] A paleodieta tem preceitos polêmicos. Além de desconstruir a pirâmide alimentar tradicional, os seguidores recomendam alternar períodos de jejum com refeições fartas [...]. [...] Cereais são totalmente proibidos [...] principalmente soja e trigo. [...] Para o nutrólogo Ribas Filho, só o fato de a pessoa se preocupar com o que come já faz com que sua dieta melhore. “Não é só a dieta, é preciso ter um estilo de vida compatível, com atividade física.” A paleodieta recomenda atividades físicas intensas alternadas com fases de ócio. [...] Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2011/03/888658-dieta-baseada-
no-paleolitico-e-panaceia-da-vez-contra-obesidade.shtml>. Acesso em: 19 jan. 2016. Vocabulário:
Panaceia – simpatia; no caso, o regime certeiro contra a obesidade.
Leciona – ensina; dá aulas.
Preceitos – prescrições; recomendações.
Jejum – ficar sem se alimentar.
Cereais – grãos que servem de alimentação.
Nutrólogo – médico especialista em alimentação.
Ócio – descanso; repouso.
Enunciado:
A dieta descrita no texto recebe a denominação de paleodieta, porque:
- Geografia | 5.3 Urbanização
TEXTO I Nos últimos meses, autoridades têm repetido que a “sensação de insegurança” é maior do que as estatísticas da criminalidade. Como se a “sensação” fosse menos real do que os números – que, é preciso lembrar, no caso de São Paulo, têm se mostrado assombrosos. Ou que as estatísticas teriam mais valor do que a decodificação da experiência, aqui traduzida em sensação. Ou ainda, como se “os números” fossem mais legítimos para aferir à realidade do que a experiência de quem a vive.
BRUM, Eliane. Sensação de insegurança? Época, 10 dez. 2012.
TEXTO II
Tendo como base as informações contidas nos textos I e II sobre a questão da violência urbana no Brasil, a percepção de insegurança do brasileiro decorre também da
- Química | 2.6 Eletroquímica
(FUVEST 2017 1ª FASE) Um estudante realizou um experimento para avaliar a reatividade dos metais Pb, Zn e Fe. Para isso, mergulhou, em separado, uma pequena placa de cada um desses metais em cada uma das soluções aquosas dos nitratos de chumbo, de zinco e de ferro. Com suas observações, elaborou a seguinte tabela, em que (sim) significa formação de sólido sobre a placa e (não) significa nenhuma evidência dessa formação:
Solução
Metal
Pb
Zn
Fe
Pb(NO3)2 (aq)
(não)
(sim)
(sim)
Zn(NO3)2 (aq)
(não)
(não)
(não)
Fe(NO3)2 (aq)
(não)
(sim)
(não)
A seguir, montou três diferentes pilhas galvânicas, conforme esquematizado.
Nessas três montagens, o conteúdo do béquer I era uma solução aquosa de CuSO4 de mesma concentração, e essa solução era renovada na construção de cada pilha. O eletrodo onde ocorria a redução (ganho de elétrons) era o formado pela placa de cobre mergulhada em CuSO4 (aq). Em cada uma das três pilhas, o estudante utilizou, no béquer II, uma placa de um dos metais X (Pb, Zn ou Fe), mergulhada na solução aquosa de seu respectivo nitrato.
O estudante mediu a força eletromotriz das pilhas, obtendo os valores: 0,44 V; 0,75 V e 1,07 V. A atribuição correta desses valores de força eletromotriz a cada uma das pilhas, de acordo com a reatividade dos metais testados, deve ser
Metal X
Pb
Zn
Fe