(IFCE) Um bloco em forma de cubo possui volume de 400 cm3 a 0°C e 400,6 cm3 a 100°C. O coeficiente de dilatação linear do material que constitui o bloco, em unidades °C–1, vale:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
6. Em uma pesquisa da Universidade de Brasília, foram retiradas 1,5 toneladas de lixo do Rio Paranoá.
A) INDIQUE uma solução para o problema do lixo que foi coletado.
B) CRIE um desenho que represente a realidade do Rio Paranoá.
- Geografia | 3.5 Vegetação
(FUVEST) Estas fotos retratam alguns dos tipos de formação vegetal nativa encontrados no território nacional.
Correlacione as formações vegetais retratadas nas fotos às áreas de ocorrência indicadas nos mapas abaixo.
- Língua Inglesa | 2.05 Adjetivos
(UEPA) Dear Readers,
Were you bullied at school today? Did you see someone else being bullied? According to a 2005 study by researchers at the University of California at Los Angeles, nearly one half of middle-school students reported being bullied at least once during five school days. Even more kids had seen others being bullied. Bullying is harmful not only to the kids that are bullied, but to every kid in school. Hitting, teasing, name-calling and other forms of bullying create an atmosphere of fear and dread. Every kid wonders, Will I be bullied next?
At TIME For Kids, we want every kid to feel comfortable, safe and confident at school, so everyone can focus on learning and growing. That’s why we are so proud that the Department of Health and Human Services has sponsored this supplement “Stop Bullying Now!” This is the first of three issues you will receive this year presenting bullying scenarios and showing you ways to cope with them. Share this comic book, and the two that follow, with your family and friends.
Bullying behavior has probably been around for as long as human beings have walked the earth. We hope to give kids the tools they need to react appropriately to bullying situations. Bullying should not be rewarded or tolerated.
Sincerely yours,
Martha Pickerill
Managing Editor, TIME For Kids
(Fonte: adaptado de http://www.edpubs.gov/document/ed005149p.pdf?ck=308; acesso em 06.09.2011)
A expressão “cope with” indica a ideia de:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Garcia tinha-se chegado ao cadáver, levantara o lenço e contemplara por alguns instantes as feições defuntas. Depois, como se a morte espiritualizasse tudo, inclinou-se e beijou-a na testa. Foi nesse momento que Fortunato chegou à porta. Estacou assombrado; não podia ser o beijo da amizade, podia ser o epílogo de um livro adúltero [...].
Entretanto, Garcia inclinou-se ainda para beijar outra vez o cadáver, mas então não pôde mais. O beijo rebentou em soluços, e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa.
ASSIS, M. A causa secreta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 9 out. 2015.
No fragmento, o narrador adota um ponto de vista que acompanha a perspectiva de Fortunato. O que singulariza esse procedimento narrativo é o registro do(a)
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Os fungos produzem enzimas que decompõem o solo, permitindo que eles suguem o fósforo e outros compostos químicos. Eles injetam esses nutrientes nas plantas e, em troca, retiram parte do carbono orgânico que as plantas criam com a fotossíntese. O fungo cobra um preço alto por seus serviços: cerca de 15% do carbono orgânico que a planta cria durante um ano.[...] Florestas, pradarias e campos de soja não são uma coleção de indivíduos solitários: eles são apenas as pontas visíveis de uma imensa matriz coevolutiva.
(ZIMMER, 2003, p. 310-311)
Considerando as características coevolutivas das relações ecológicas existentes entre os fungos e os vegetais citados no texto, é correto afirmar: