(UPE) Uma esfera oca metálica tem raio interno de 10 cm e raio externo de 12 cm a 15°C. Sendo o coeficiente de dilatação linear desse metal 2,3 × 10–5 (°C)–1, assinale a alternativa que mais se aproxima da variação do volume da cavidade interna em cm3 quando a temperatura sobe para 40°C.
Considere π = 3
Questões relacionadas
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(EEAR) A qualidade do som que permite distinguir um som forte de um som fraco, por meio da amplitude de vibração da fonte sonora é definida como
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
No dia 12 de janeiro de 2010, o governo da Venezuela adotou um plano de racionamento de energia que previa cortes no fornecimento em todo o país.
O ministro da Energia afirmou que uma das formais mais eficazes de se economizar energia nos domicílios seria o uso de lâmpadas que consomem 20% menos da energia consumida por lâmpadas normais.
Disponível em: http://www.bbc.co.uk. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).
Em uma residência, o consumo mensal de energia proveniente do uso de lâmpadas comuns é de 63 kWh.
Se todas as lâmpadas dessa residência forem trocadas pelas lâmpadas econômicas, esse consumo passará a ser de, aproximadamente,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Linguagem
O Vale dos Vinhedos pode ser o destino perfeito também para a turminha do suco de uva
por Alexandra Aranovich
Quando minha filha tinha seis meses, meu marido preparou uma surpresa para o meu aniversário. Buscou-me no trabalho e seguiu rumo à estrada para Bento Gonçalves. Fiquei feliz e, ao mesmo tempo, em choque por deixar um bebê tão pequerrucho em casa. Ao chegarmos na Pousada Don Giovanni, em Pinto Bandeira, a surpresa foi ainda maior: amigos e família e, é claro, minha pitoca enrolada num poncho. Todos me aguardavam para cantar os parabéns. Catarina, minha filha, pulou de colo em colo e acompanhou o grupo nas voltas pelo Caminhos de Pedra, no almoço típico colonial do Nona Ludia e nas maravilhas do jantar harmonizado da Pousada e Vinícola Don Giovanni.
Anos se passaram, e o bebê fofo do poncho foi para a escolinha. Para a minha sorte, na turma havia uma mãe que agitava programas de lazer que unissem os coleguinhas nos finais de semana (é tu mesma, Ana Leal!). Assim, lá fomos nós mais uma vez em bando para Bento. Comemos capelletti e galeto no Canta Maria, dançamos a tarantela no trem Maria Fumaça e passamos o final de semana curtindo a área verde do hotel Villa Michelon com os amiguinhos recém-saídos das fraldas.
Mesmo sem atividades específicas voltadas para a turminha do barulho, a região continuou proporcionando boas lembranças em família. Programas gostosos como comer bem (quem não gosta?), conhecer a cultura italiana e fazer piquenique. [...]
Aos poucos, a terra dos vinhos foi se transformando no nosso vale da turma do suco de uva. Após uma série de experiências pessoais gratificantes, Bento provou ser um destino gostoso em família por detalhes cada vez mais raros em nosso cotidiano urbano: o contato com a natureza e a proximidade com os amigos e familiares. E o melhor, bem próximo de casa e com o temperinho sem igual da cozinha de gringo da Serra. Com uma boa dose de sol e parceria, nada melhor do que rolar pelo gramado dos vinhedos. Saluti!
Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/05/
alexandra-aranovich-vale-das-criancas-4151121.html>.
Acesso em: 23 abr. 2015.
Vocabulário:
vinícola – fábrica de vinhos.
capelletti; galeto – comidas típicas da Itália.
Leia as afirmações abaixo:
I. A expressão suco de uva é utilizada para diferenciar a bebida adequada às crianças da bebida própria para os adultos.
II. Ana Leal é uma colega de Catarina.
III. Bento Gonçalves oferece muitas atividades específicas para crianças.
IV. A expressão cozinha de gringo da Serra pode ser justificada pelo uso anterior das expressões capelletti, galeto e cultura italiana.
Estão corretas apenas as afirmações:
- História | 5.8 Independência dos EUA
(UFSJ) Entre os processos políticos citados abaixo, aquele que instaurou um regime republicano fundamentado em princípios liberais como a eleição do chefe de Estado e a defesa da propriedade privada foi a:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Qual é a pessoa que vocês mais admiram? Por quê?
b) O que essa pessoa faz para que vocês a admirem tanto?
2. Segundo passo
2.1. Professor, peça aos alunos que escrevam no quadro nomes que eles admiram.
Personagem
Na música
Na escola
Na família
2.2. Reflita com os alunos.
Existem pessoas que, com suas atitudes, vão se tornando importantes para nossa vida.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o jogador Neymar.
Leia para os alunos o texto que fala sobre o jogador Neymar.
Na correria do dia a dia, seria fácil pensar nos próprios problemas, esquecer as mazelas do mundo e tocar a vida sem grandes preocupações, certo? Mas isso não se aplica a alguns famosos que gostam de reservar parte do seu tempo para fazer boas ações e ajudar quem precisa. Craque no campo, Neymar também bate um bolão quando o assunto é ajudar ao próximo. Em 2014, ele inaugurou o "Instituto Projeto Neymar Jr.” no litoral de São Paulo. Sempre que tem oportunidade, o atacante da seleção brasileira fala sobre o complexo esportivo que oferece salas para alfabetização em inglês e espanhol, salas de leitura, cinema, informática e de cursos profissionalizantes. Isso tudo sem contar o espaço médico e odontológico.
Disponível em:<http://www.purepeople.com.br/noticia/confira-cinco-famosos-que-dao-um-show-de-solidariedade-com-boas-acoes_a81988/1> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3.2. Peça aos alunos que respondam às perguntas de acordo com o texto:
a) O que algumas pessoas famosas fazem além do trabalho que exercem?
b) O que vocês pensam sobre as atitudes dessas pessoas?
3.3. a) Peça aos alunos que sublinhem no texto o que o jogador Neymar faz para ajudar ao próximo.
b) O que vocês acham da atitude do Neymar?
c) Neymar é uma pessoa que vocês admiram? Por quê?