(UPF) Na figura, está representado o gráfico de uma função quadrática g de domínio ~. Das expressões a seguir, aquela que pode definir a função g é:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 3.11 Señales de Puntuación (Sinais de Pontuação)
Marque a alternativa que corresponde ao uso do “punto”:
- Matemática - Fundamental | 2.4 Potenciação e Radiciação de Números Inteiros
O “alienígena” das imagens a seguir é personagem de um famoso desenho animado.
Disponível em: <http://www.heroisdatv.com/ben-10/quatro-braos-ben-10/> Acesso em: 22 dez. 2015.
Imagine que esse “alienígena” colocou em cada um dos 4 dedos de cada mão 4 anéis e que em cada anel havia 4 pedras de diamante. Para calcular a quantidade de pedras de diamante que foram utilizadas pode-se usar a expressão:
Matemática - Fundamental | 2.4 Potenciação e Radiciação de Números InteirosO “alienígena” das imagens a seguir é personagem de um famoso desenho animado.
Disponível em: <http://www.heroisdatv.com/ben-10/quatro-braos-ben-10/> Acesso em: 22 dez. 2015.
Imagine que esse “alienígena” colocou em cada um dos 4 dedos de cada mão 4 anéis e que em cada anel havia 4 pedras de diamante. Para calcular a quantidade de pedras de diamante que foram utilizadas pode-se usar a expressão:
- Geografia - Fundamental | 07. As Atividades Econômicas e as Rotinas do Dia
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão. São Paulo, sábado, 3 de outubro de 2009 TEMPOS DE REINVENÇÃO Mesmo com TV, internet e videogame, crianças ainda brincam – e muito –, mas não mais exatamente como seus pais e seus avós Depois de cinco meses levando brincadeira a sério, a Folhinha lança o Mapa do Brincar, com reportagens especiais de seis Estados brasileiros, nesta edição, e um site com mais de 550 brincadeiras. Mas a Folhinha não brincou sozinha, não. Nessa roda entraram crianças das cinco regiões brasileiras, que contaram como são suas brincadeiras em mais de 10.204 cartas e e-mails, enviados de 192 cidades. Esse mapeamento deixou algo bem claro: mesmo em tempos de TV, internet e videogame, é grande a necessidade que meninos e meninas têm em dominar o chão (nas amarelinhas), entender a natureza (no simples voo da pipa) e interagir com o outro (nas tantas brincadeiras de roda). Em textos, desenhos e vídeos, as crianças deixaram claro que brincam sim - e muito. Só talvez não brinquem exatamente como brincavam seus pais e seus avós. (...) Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di03100901.htm> Acesso em 10/11/2009
Enunciado:
a) Pense nas crianças que você conhece. Quais são as brincadeiras mais comuns dessas crianças?
b) Em sua opinião, a TV, a internet e o videogame podem atrapalhar as brincadeiras das crianças? Explique seu ponto de vista.
- Geografia | 8. Regionalização
(UECE) Atente ao seguinte excerto “[...] o termo estuário é utilizado para indicar a região interior de um ambiente costeiro, onde ocorre o encontro das águas fluviais com a do mar transportada pelas correntes de maré, estendendo-se rio acima até o limite da influência da maré”.
Miranda, L. B., Castro, B. M. e Kjerfve, B. Princípios de oceanografia física de estuários. São Paulo. Edusp. 2002. p. 34.
Os estuários representam ambientes importantes tanto na perspectiva biótica como abiótica. Geologicamente os estuários do nordeste brasileiro têm idade recente e sua origem está associada
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(IFAL) Como prevenir a violência dos adolescentes
“(...) Quando deparo com as notícias sobre crimes hediondos envolvendo adolescentes, como o ocorrido com Felipe Silva Caffé e Liana Friedenbach, fico profundamente triste e constrangida. Esse caso é consequência da baixa valorização da prevenção primária da violência por meio das estratégias cientificamente comprovadas, facilmente replicáveis e definitivamente muito mais baratas do que a recuperação de crianças e adolescentes que comentem atos infracionais graves contra a vida.
Talvez seja porque a maioria da população não se deu conta e os que estão no poder nos três níveis não estejam conscientes de seu papel histórico e de sua responsabilidade legal de cuidar do que tem de mais importante à nação: as crianças e os adolescentes, que são o futuro do país e do mundo.
A construção da paz e a prevenção da violência dependem de como promovemos o desenvolvimento físico, social, mental, espiritual e cognitivo das nossas crianças e adolescentes, dentro do seu contexto familiar e comunitário. Trata-se, portanto, de uma ação intersetorial, realizada de maneira sincronizada em cada comunidade, com a participação das famílias, mesmo que estejam incompletas ou desestruturadas (...)”
“(...) Em relação às crianças e adolescentes que cometeram infrações leves ou moderadas – que deveriam ser mais bem expressas – seu tratamento para a cidadania deveria ser feito com instrumentos bem elaborados e colocados em prática, na família ou próxima dela, com acompanhamento multiprofissional, desobstruindo as penitenciárias, verdadeiras universidades do crime. (...)”
“(...) A prevenção primária da violência inicia-se com a construção de um tecido social saudável e promissor, que começa antes do nascer, com um bom pré-natal, parto de qualidade, aleitamento materno exclusivo até seis meses e o complemento até mais de um ano, vacinação, vigilância nutricional, educação infantil, principalmente propiciando o desenvolvimento e o respeito à fala da criança, o canto, a oração, o brincar, o andar, o jogar; uma educação para a paz e a nãoviolência.
A pastoral da criança, que em 2003 completa 20 anos, forma redes de ação para multiplicar o saber e a solidariedade junto às famílias pobres do país, por meio de mais de 230 mil voluntários, e acompanhou no terceiro trimestre deste ano cerca de 1,7 milhão de crianças menores de seis anos e 80 mil gestantes, de mais de 1,2 milhão de famílias, que moram em 34.784 comunidades de 3.696 municípios do país.
O Brasil é o país que mais reduziu a mortalidade infantil nos últimos dez anos; isso, sem dúvida, é resultado da organização e universalização dos serviços de saúde pública, da melhoria da atenção primária, com todas as limitações que o SUS possa ainda possuir, da descentralização e municipalização dos recursos e dos serviços de saúde. A intensa luta contra a mortalidade infantil, a desnutrição e a violência intrafamiliar contou com a contribuição dessa enorme rede de solidariedade da Pastoral da Criança. (...)”
“(...) A segunda área da maior importância nessa prevenção primária da violência envolvendo crianças e adolescentes é a educação, a começar pelas creches, escolas infantis e de educação fundamental e de nível médio, que devem valorizar o desenvolvimento do raciocínio e a matemática, a música, a arte, o esporte e a prática da solidariedade humana.
As escolas nas comunidades mais pobres deveriam ter dois turnos, para darem conta da educação integral das crianças e dos adolescentes; deveriam dispor de equipes multiprofissionais atualizadas e capacitadas a avaliar periodicamente os alunos. Urgente é incorporar os ministérios do Esporte e da Cultura às iniciativas da educação, com atividades em larga escala e simples, baratas, facilmente replicáveis e adaptáveis em todo o território nacional. (...)”
“(...) Com relação à idade mínima para a maioridade penal, deve permanecer em 18 anos, prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e conforme orientações da ONU. Mas o tempo máximo de três anos de reclusão em regime fechado, quando a criança ou o adolescente comete crime hediondo, mesmo em locais apropriados e com tratamento multiprofissional, que urgentemente precisam ser disponibilizados, deve ser revisto. Três anos, em muitos casos, podem ser absolutamente insuficientes para tratar e preparar os adolescentes com graves distúrbios para a convivência cidadã. (...)”
Zilda Arns Neumann, 69, médica pediatra e sanitarista; foi fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança.
(Folha de S Paulo, 26/11/2003.)
Foram retiradas do texto as seguintes palavras acentuadas: ministérios, replicáveis, adaptáveis, máximo, distúrbios, convivências.
Assinale a alternativa que melhor justifica a acentuação gráfica: