(FATEC) Nas angiospermas, os frutos e as sementes têm origem, respectivamente, nos seguintes elementos florais, esboçados no diagrama a seguir:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
Confidência do Itabirano
Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.
A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.
E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.
De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;
esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa...
Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.
(FUVEST 2016 1° FASE) Tendo em vista que o poema de Drummond contém referências a aspectos geográficos e históricos determinados, considere as seguintes afirmações:
I. O poeta é “de ferro” na medida em que é nativo de região caracterizada pela existência de importantes jazidas de minério de ferro, intensamente exploradas.
II. O poeta revela conceber sua identidade como tributária não só de uma geografia, mas também de uma história, que é, igualmente, a da linhagem familiar a que pertence.
III. A ausência de mulheres de que fala o poeta refere-se à ampla predominância de população masculina, na zona de mineração intensiva de que ele é originário.
Está correto o que se afirma em
- Geografia - Fundamental | 2.04 Projeções Cartográficas
O espaço mundial pode ser compreendido através de artigos, gráficos, tabelas e principalmente por meio de mapas. A forma como visualizamos o mundo está diretamente relacionada à maneira como ele é representado pela cartografia. Nesse sentido, as diversas projeções cartográficas, que possuem características distintas, são responsáveis pela construção da compreensão dos espaços.
COMPLETE a tabela a seguir indicando as características de cada projeção:
A. INDIQUE na lacuna o nome da projeção representada pela figura
B. DESCREVA a distorção que ocorre no plano desenvolvido a partir da projeção
C. APRESENTE a área (tamanho) para a qual essa projeção é indicada
- Física | 1.2 Vetores
(UEFS) Grandezas vetoriais são frequentemente expressas em termos de vetores unitários que são os que não possuem dimensão, mas têm módulo igual a +1 e são utilizados para especificar uma determinada direção e sentido, não tendo nenhum outro significado físico.
Considerando-se os três vetores velocidades: V1 = (2 i + 4 j)m/s, V2 = (-3 i - 4 j)m/s e V3 = (i + j)m/s, então o vetor V = 2 V1 - V2 + V3 em módulo, em m/s, de, aproximadamente,
- Geografia | 2. Cartografia
(UEL) Com o objetivo de representar, o mais próximo possível do real, o espaço geográfico, os cientistas usaram as projeções cartográficas. As mais utilizadas são as de Mercator e Peters, representadas pelas figuras a seguir.
Com base nos conhecimentos sobre projeções cartográficas, assinale a alternativa correta.
- Física | D. Capacitores
(UEMA) Uma das aplicações dos capacitores é no circuito eletrônico de um flash de máquina fotográfica. O capacitor acumula carga elétrica por um determinado tempo (alguns segundos) e, quando o botão para tirar a foto é acionado, toda carga acumulada é “despejada” sobre a lâmpada do flash, daí o seu brilho intenso, porém de curta duração.
Se nesse circuito houver um capacitor de dados nominais 315 V e 100 μF, corresponderá a uma carga, em coulomb, máxima, acumulada de