(UCDB-MT) Apresentam função de fixação:
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo – há muita gente de genipapo e mancha mongólica no Brasil – a sombra, ou pelo menos a pinta do indígena e do negro. No litoral, do Maranhão ao Rio Grande do Sul, e em Minas Gerais, principalmente do negro. A influência direta, ou vaga e remota, do africano. Na ternura, na mímica excessiva, no catolicismo em que se deliciam nossos sentidos, na música, no andar, na fala, no canto de ninar menino pequeno, em tudo que é expressão sincera de vida, trazemos quase todos a influência negra. Da escrava ou sinhama que nos embalou. Que nos deu de mamar. Que nos deu de comer, ela própria amolegando na mão o bolão de comida. Da negra velha que nos contou as primeiras histórias de bicho e de mal-assombrado. Da mulata que nos tirou o primeiro bicho de pé de uma coceira tão boa. Da que nos iniciou no amor físico e nos transmitiu, ao ranger da cama de vento, a sensação completa de homem. Do muleque que foi o nosso primeiro companheiro de brinquedo.
FREYRE, G. Casa grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Paris: Allca XX, 2002.
Gilberto Freyre foi um polímata brasileiro. No excerto acima, este pensado evidencia o(a)
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Disponível em: www.blognerdegeek.com. Acesso em: 7 mar. 2013 (adaptado).
Na tirinha, o leitor é conduzido a refletir sobre relacionamentos afetivos. A articulação dos recursos verbais e não verbais tem o objetivo de:
- Física | 3.2 Dilatação
(UEFS) Observou-se que um trilho de aço com 10,0 m de comprimento, que se encontrava inicialmente a uma temperatura 25 °C, com o aumento da temperatura, teve um acréscimo de 2,4 mm no seu comprimento.
Sabendo-se que o valor médio do coeficiente de dilatação linear do aço é 1,2.10-5°C-1a temperatura final do trilho, em °C , foi de
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UERJ)
A pintura histórica alcançou no século XIX importante lugar no projeto político do Segundo Reinado. Esse gênero artístico mantinha intenso diálogo com a produção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Por meio da pintura histórica, forjou-se um passado épico e monumental, em que toda a população pudesse se sentir representada nos eventos gloriosos da história nacional. O trabalho de Araújo Porto-Alegre como crítico de arte e diretor da Academia Imperial de Belas Artes possibilitou a visibilidade da pintura histórica com seus pintores oficiais, Pedro Américo e Victor Meirelles
CASTRO, Isis Pimentel de. Adaptado deperiodicos.ufsc.br.
Considerando as imagens das telas e as informações do texto, as pinturas históricas para o governo do Segundo Reinado tinham a função essencial de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.4 Advérbio
Leia a tirinha a seguir.
Na fala de Hagar, “nós agora vamos tirar palitinhos para essa missão muito perigosa”, o termo agora modifica o verbo ir, indicando circunstância de