(MACKENZIE) Um cubo regular homogêneo de aresta 20 cm está inicialmente a 20°C. O coeficiente de dilatação linear médio do material com que foi fabricado é 2 x 10-5/°C. Aquecendo-se uniformemente o cubo com uma fonte de calor constante durante 50s a temperatura se eleva para 120°C.
A dilatação ocorrida em uma das superfícies do cubo é
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 8.1 Proporção
Texto base:
Disponível: http://www.otempo.com.br/capa/economia/est%C3%A1-faltando-%C3%A1gua-at%C3%A9-para-caminh%C3%A3o-pipa-em-bh-e-regi%C3%A3o-1.932357> Acesso em: 08 mar. 2015.
Enunciado:
Supondo que foram enviados caminhões pipa com a capacidade mínima, quantos litros de água foram entregues ao todo?
Matemática - Fundamental | 8.1 ProporçãoTexto base:
Disponível: http://www.otempo.com.br/capa/economia/est%C3%A1-faltando-%C3%A1gua-at%C3%A9-para-caminh%C3%A3o-pipa-em-bh-e-regi%C3%A3o-1.932357> Acesso em: 08 mar. 2015.
Enunciado:
Supondo que foram enviados caminhões pipa com a capacidade mínima, quantos litros de água foram entregues ao todo?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O último quadrinho da tira revela que Calvin
- Espanhol - Fundamental | 2.1 Las Horas (As Horas)
Marca a hora que indica “Son las ocho y cuarto”
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Papel mache
- Dinossauros de plástico
- Recipiente com água
- Plástico (para forrar as mesas)
- Pano para limpeza
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre a arte rupestre, mostrando para os alunos alguns desenhos de gravações em pedras juntamente com pinturas, realizados a 9.000 ou 10.000 anos atrás, em algumas regiões do país. A palavra rupestre significa rochedo. Por isso chamamos os registros pintados e gravados nas grutas, cavernas e paredões de arte Rupestre.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_rupestre
https://www.todamateria.com.br/arte-rupestre/
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-arte-rupestre.htm
- Explicar para os alunos que a pintura rupestre e a gravura rupestre se diferem no aspecto da técnica usada. Enquanto a pintura rupestre é feita a partir de pigmentos sobre a rocha, a gravura rupestre , por outro lado, é feita a partir de incisões na rocha, de modo que a imagem fique gravada.
Fonte: https://www.todoestudo.com.br/artes/arte-rupestre
- Nesta atividade, o professor vai propor a turma para fazerem incisões em uma pedra (feita com papel mache), de dinossauros, mãos, etc. como era feito na arte rupestre.
- Para iniciar a atividade, o professor poderá formar grupos de até 04 alunos.
- Pedir os alunos para forrar as mesas com o plástico.
- Primeiramente, pedir aos alunos para fazer a mistura do papel marche seguindo as instruções no verso da caixa.
- Explique para a turma que eles vão fazer um formato de pedra com esta massa de papel mache. Deixe os alunos usarem a criatividade para modelar a forma desta pedra.
- Depois que já tiverem modelado a pedra, peça para pressionarem suavemente o brinquedo de dinossauro na massa. Levante delicadamente o brinquedo para revelar uma impressão muito legal!
-Pés de dinossauro funcionam muito bem também.
- Deixe a turma fazer várias marcas no papel machê.
- Coloque para secar.
- Monte uma exposição na escola
- Vai ser uma atividade muito divertida!
Fonte: https://www.makelifelovely.com/diy-dinosaur-fossils-with-salt-dough/
NAS TRILHAS DA MEMÓRIA
Arte - Fundamental | Não Possui Tópico DefinidoMATERIAIS
- Papel mache
- Dinossauros de plástico
- Recipiente com água
- Plástico (para forrar as mesas)
- Pano para limpeza
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre a arte rupestre, mostrando para os alunos alguns desenhos de gravações em pedras juntamente com pinturas, realizados a 9.000 ou 10.000 anos atrás, em algumas regiões do país. A palavra rupestre significa rochedo. Por isso chamamos os registros pintados e gravados nas grutas, cavernas e paredões de arte Rupestre.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_rupestre
https://www.todamateria.com.br/arte-rupestre/
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-arte-rupestre.htm
- Explicar para os alunos que a pintura rupestre e a gravura rupestre se diferem no aspecto da técnica usada. Enquanto a pintura rupestre é feita a partir de pigmentos sobre a rocha, a gravura rupestre , por outro lado, é feita a partir de incisões na rocha, de modo que a imagem fique gravada.
Fonte: https://www.todoestudo.com.br/artes/arte-rupestre
- Nesta atividade, o professor vai propor a turma para fazerem incisões em uma pedra (feita com papel mache), de dinossauros, mãos, etc. como era feito na arte rupestre.
- Para iniciar a atividade, o professor poderá formar grupos de até 04 alunos.
- Pedir os alunos para forrar as mesas com o plástico.
- Primeiramente, pedir aos alunos para fazer a mistura do papel marche seguindo as instruções no verso da caixa.
- Explique para a turma que eles vão fazer um formato de pedra com esta massa de papel mache. Deixe os alunos usarem a criatividade para modelar a forma desta pedra.
- Depois que já tiverem modelado a pedra, peça para pressionarem suavemente o brinquedo de dinossauro na massa. Levante delicadamente o brinquedo para revelar uma impressão muito legal!
-Pés de dinossauro funcionam muito bem também.
- Deixe a turma fazer várias marcas no papel machê.
- Coloque para secar.
- Monte uma exposição na escola
- Vai ser uma atividade muito divertida!
Fonte: https://www.makelifelovely.com/diy-dinosaur-fossils-with-salt-dough/
NAS TRILHAS DA MEMÓRIA
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
A MENINA E O SONHO
O trabalho na fazenda muito cedo começava.
Mal o sol aparecia, todo mundo despertava. No friozinho da manhã, foi saindo o fazendeiro,
Pra tirar leite da vaca que dormia no celeiro. Com perícia e muito jeito, tirou leite da vaquinha.
Colocou tudo num jarro e chamou sua filhinha: “Minha filha, pegue o jarro e vá logo pro mercado.
Atenção, vá devagar, é preciso ter cuidado!” A menina foi depressa, pois já estava acostumada.
Com o jarro na cabeça, foi andando pela estrada. Caminhando sobre a grama, a menina foi pensando.
Pra fazer passar o tempo, ia ela imaginando: “É preciso, no mercado, um bom preço conseguir.
Esse leite vale muito, bom dinheiro vou pedir.
Mas não vou desperdiçar o dinheiro dessa venda.
Vou comprar uma galinha e levar lá pra fazenda.
A galinha será grande, minha vida vai mudar,
pois três ovos cada dia com certeza vai botar.
E botando tantos ovos, três ou quatro todo dia,
logo vou ter um montão pra encher uma bacia!
Vou vender todos os ovos e, com todo esse dinheiro,
Eu já sei o que fazer: vou comprar um galinheiro!
As galinhas serão muitas, todas elas a botar.
Com tão grande produção, outra vaca vou comprar.
Aí vou ter duas vacas e galinhas produzindo.
Com todo esse leite e ovos, eu na vida vou subindo.
Vou comprar algumas cabras, porcos e patos também.
Vendo tudo e, logo após, vou abrir um armazém!
No armazém vai ter de tudo, mantimentos pra sobrar,
Roupas, vinho e tudo o mais, para todos contentar.
O armazém vai render tanto, que eu consigo o meu desejo:
vou comprar um caminhão e uma fábrica de queijo!
Essa fábrica será um sucesso sem igual.
Vou vender pro interior e também pra capital.
Ficarei rica e famosa, alvo da admiração.
Muitos homens vão querer conquistar a minha mão.
Esperando o noivo certo, a nenhum escolherei,
até o dia em que sorrindo chegará o filho do rei.
Ao me ver assim tão cheia de riqueza e talento,
vai querer casar comigo, vai pedir-me em casamento!
O rei vai oferecer uma festa magistral
e dirá que aquele dia é feriado nacional!” Distraída com o sonho, a menina tropeçou.
Sua mão soltou o jarro, que no chão se espatifou! E chorando viu o leite pelo chão se esparramar,
dissolvendo os tais castelos que a menina fez no ar... Fonte: BANDEIRA, Pedro. A hora do desconto. São Paulo: Moderna, 2006. p. 26-29.
Marque o ensinamento mais adequado para essa fábula.