(UEFS) Quase todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas, se dilatam com o aumento da temperatura e se contraem quando sua temperatura é diminuída, e esse efeito tem muitas implicações na vida diária. Uma tubulação de cobre, cujo coeficiente de dilatação linear é 1,7.10-5/°C de comprimento igual a 20,5m é usada para se obter água quente.
Considerando-se que a temperatura varia de 20°C a 40°C conclui-se que a dilatação sofrida pelo tubo, em mm, é igual a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MUITOS TIPOS DE FAMÍLIA
35. Texto base: As crianças indígenas, desde que nascem, aprendem muito na relação com seus parentes. Na sociedade indígena, não existe a separação, adultos e crianças, pois ambos convivem num mesmo espaço. Caminham junto com eles, observam atentamente aquilo que os mais velhos estão fazendo ou dizendo; acompanham seus pais até a roça; vão pescar com os adultos e brincam muito! Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos... (...) Disponível em < http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/aprender>. Acesso em: 22 de outubro 2015. As aldeias sofreram transformações ao longo dos anos, e, hoje, muitas tribos usam roupas como as pessoas das cidades. Continuam alimentando-se da colheita, da pesca e da caça. Moram em ocas ou locais seguros junto aos seus familiares. Algumas crianças frequentam escolas e outras não. A tecnologia chegou em algumas aldeias, usam computadores, celulares, mas preferem as brincadeiras ao ar livre.
Enunciado:
1. Compare o modo de vida de uma criança indígena com o seu modo de vida. Para isso, resolva as seguintes atividades.
a) A maneira como as crianças indígenas vivem (local, lazer, costumes) é a mesma da sua maneira de viver? Explique sua resposta.
b) Cite um exemplo de algo que você admira no modo de vida delas e que não pertence ao seu cotidiano. Explique sua escolha.
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Entrevista Almir Suruí
Não temos o direito de ficar isolados
Soa contraditório, mas a mesma modernidade que quase dizimou os suruís nos tempos do primeiro contato promete salvar a cultura e preservar o território desse povo. Em 2007, o líder Almir Suruí, de 37 anos, fechou uma parceria inédita com o Google e levou a tecnologia às tribos. Os índios passaram a valorizar a história dos anciãos. E a resguardar, em vídeos e fotos on-line, as tradições da aldeia. Ainda se valeram de smartphones e GPS para delimitar suas terras e identificar os desmatamentos ilegais. Em 2011, Almir Suruí foi eleito pela revista americana Fast Company um dos 100 líderes mais criativos do mundo dos negócios.
ÉPOCA - Quando o senhor percebeu que a internet poderia ser uma aliada do povo suruí?
Almir Suruí - Meu povo acredita no diálogo. Para nós, é uma ferramenta muito importante. Sem a tecnologia, não teríamos como dialogar suficientemente para propor e discutir os direitos e territórios de nosso povo. Nós, povos indígenas, não temos mais o direito de ficar isolados. Ao usar a tecnologia, valorizamos a floresta e criamos um novo modelo de desenvolvimento. Se a gente usasse a tecnologia de qualquer jeito, seria um risco. Mas hoje temos a pretensão de usar a ferramenta para valorizar nosso povo, buscar nossa autonomia e ajudar na implementação das políticas públicas a favor do meio ambiente e das pessoas.
RIBEIRO, A. Época, 20 fev. 2012 (fragmento).
As tecnologias da comunicação e informação podem ser consideradas como artefatos culturais. No fragmento de entrevista, Almir Suruí argumenta com base no pressuposto de que
- História - Fundamental | 05. França: A Revolução Francesa
. No despertar da Revolução Francesa, com a formação da Assembleia Nacional, o povo francês, formado por diversos representantes do Terceiro Estado, manifestou-se de diversas maneiras pelas ruas de Paris. Uma delas, em 14 de julho de 1789, passou para a História com o nome de “Tomada da Bastilha”. Sobre esse acontecimento, assinale a alternativa correta.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNIT) Os desertos ocorrem nas regiões quentes ou frias onde a precipitação anual é muito baixa. A primeira resposta à escassez de água é a ausência de vegetação. Por essa razão, os desertos possuem maior extensão de solo nu do que de solos cobertos por pequeno porte, folhagem reduzida e metabolismo regulado para acumular água e transpirar pouco. A fauna tem hábitos subterrâneos e noturnos. Há grande quantidade de insetos, lagartos, serpentes, aves, roedores e mamíferos adaptados a essas condições. A aridez no deserto, em geral, é acompanhada por amplitudes térmicas diurnas e noturnas muito acentuadas. Nas regiões áridas, existe uma fauna e uma flora específica que criam uma imbricada teia alimentar, que se configura como delicada e fundamental à sobrevivência de várias espécies.
(CONTI; FURLAN, 2010, p. 67).
A alternativa correta relacionada à condição de biodiversidade é a:
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
No projeto de uma nova máquina, um engenheiro encomendou a um torneiro mecânico a fabricação de uma peça, obtida a partir do recorte em um cubo, como ilustrado na figura. Para isso, o torneiro forneceu, juntamente com o desenho tridimensional da peça, suas vistas frontal, lateral e superior, a partir das posições indicadas na figura. Para facilitar o trabalho do torneiro, as arestas dos cortes que ficam ocultos nas três vistas devem ser representadas por segmentos tracejados, quando for o caso.
As vistas frontal, lateral e superior que melhor representam o desenho entregue ao torneiro são