(UEMG) Os vegetais multicelulares são formados por um grupamento de células diferenciadas que exercem uma mesma função. Esses conjuntos celulares são designados como tecidos e a divisão da Biologia que os estuda é denominada de Histologia. Nesses tecidos, existem células que possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.
Assinale a alternativa que apresenta o tecido vegetal formado por células mortas, alongadas e de parede celular lignifi cada.
Questões relacionadas
- Matemática | 09. Probabilidade
(FUVEST) Francisco deve elaborar uma pesquisa sobre dois artrópodes distintos. Eles serão selecionados, ao acaso, da seguinte relação: aranha, besouro, barata, lagosta, camarão, formiga, ácaro, caranguejo, abelha, carrapato, escorpião e gafanhoto.
Qual é a probabilidade de que ambos os artrópodes escolhidos para a pesquisa de Francisco não sejam insetos
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto base: Diziam que fora minha mãe que antes de morrer pedira para que eu não fosse criado com meu pai. Fiquei assim no engenho do meu avô, aos cuidados da tia Maria. A casa-grande do engenho Corredor quase que não tinha dono. A velha Janoca, a minha avó, desde que me entendi de gente não tinha olhos para tomar conta das coisas. Mandava em tudo, sem, porém, dar boa ordem na vida de sua casa. As minhas tias Maria e Naninha viviam já neste tempo como se fossem pernas de governo. A tia mais velha olhava para as relações com o mundo de fora. Se havia visita, se era preciso uma carta, se carecessem de um telegrama, tudo isto seria feito pela tia Maria. Quando o meu avô tinha que sair para ir ao júri ou à Paraíba, quem lhe preparava a camisa, quem lhe botava as abotoaduras nos punhos, era a tia Maria. A velha Janoca tomava partido entre as filhas e criava às vezes preferências odiosas. Aí tudo seria para a sua preferida. O meu avô não dava a menor opinião. Janoca era para ele a última palavra [...] A mulher não o embaraçava na vida, não lhe dava despesas, não criava situações. Apenas era preciso respeitar-lhe o gênio. REGO, José Lins do. Meus verdes anos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
Enunciado:
As minhas tias Maria e Naninha viviam já neste tempo como se fossem pernas de governo.
Nesse fragmento, por meio da expressão em destaque, o narrador afirma que suas tias
- História | 4. Idade Média
Disponível em: www.ac-grenoble.fr. Acesso em: 10 mai. 2012.
Os calendários são fontes históricas importantes, na medida em que expressam a concepção de tempo das sociedades. Essas imagens compõem um calendário medieval (1460-1475) e cada uma delas representa um mês, de janeiro a dezembro. Com base na análise do calendário, apreende-se uma concepção de tempo
- Geografia - Fundamental | 2.03 Atuação das ONGs Internacionais
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
A ONG Free The Slaves (FTS) mostra que o uso de artes visuais vem auxiliando uma série de organizações de combate ao trabalho escravo no mundo inteiro. Entre alguns exemplos, a FTS cita o caso da Comissão Pastoral da Terra (CPT), no Brasil, que faz o uso de gravuras ou histórias em quadrinhos para mostrar aos trabalhadores rurais o processo de aliciamento do trabalho escravo.
Gravura usada pela CPT destaca 'gato' (animal da figura), responsável pelo aliciamento de pessoas.
Disponível em: < http://reporterbrasil.org.br/blogdaredacao/?p=1142. Acesso em: 12 set. 2012.
As informações e a imagem retratam o trabalho
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uesc) Ninguém sabe quem foi que conseguiu a proeza, mas a revista científica Natureinformou que recebeu o artigo de [James] Watson e [Francis] Crick sobre o DNA, em 3 de abril de 1953, exatamente na mesma data em que recebeu o relatório sobre o DNA de [Maurice] Wilkins e o de [Rosaling] Franklin. Os artigos foram publicados juntos, em 25 de abril, sob o título geral de “Estrutura molecular dos ácidos nucléicos”, trazendo cada um deles um subtítulo. [...] O exame do número da Nature, de 25 de abril, revela que o artigo de Watson e Crick vem antes (ainda que apenas uma página) dos artigos de Wilkins e Franklin, permitindo assim que Watson e Crick se refiram aos outros dois relatórios como “as comunicações abaixo”. [...] O problema é que ver o próprio artigo precedido pelo artigo de outrem significa perder o santo graal da ciência — a primazia. (FRIEDMAN, 2000, p. 315).
A novidade científica relatada nesses artigos alterou a forma como os biólogos compreendem a hereditariedade e a evolução, abrindo as portas para novas descobertas no campo da biologia molecular e da engenharia genética. A importância que esses artigos tiveram no mundo científico está vinculada à descoberta da