(IFSUL) Um copo de vidro de 50 g de massa possui 100 g de água que o preenche até a “boca”. O sistema encontra-se inicialmente em equilíbrio térmico a uma temperatura de 4 oC O gráfico mostra como se comporta o volume do vidro e da água em função da temperatura.
De acordo com o comportamento anômalo da água ou analisando o gráfico, concluimos que o nível de água no copo irá
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Veja, 7 maio 1997.
Na parte superior do anúncio, há um comentário escrito à mão que aborda a questão das atividades linguísticas e sua relação com as modalidades oral e escrita da língua. Esse comentário deixa evidente uma posição crítica quanto a usos que se fazem da linguagem, enfatizando ser necessário:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Leia a música a seguir:
Alma não tem cor
Composição: André Abujamra
Alma não tem cor
Porque eu sou branco?
Alma não tem cor
Porque eu sou preto?
Branquinho, neguinho
Branco, negão
Percebam que a alma não tem cor
Ela é colorida, sim
Ela é multicolor
Percebam que a alma não tem uma só cor
Ela é colorida, sim
Ela é multicolor
Azul, amarelo
Verde, verdinho, marrom
Você conhece tudo
Você conhece o reggae
Você conhece tudo
Você só não se conhece [2]
Branquinho,neguinho
Branco, negão
Azul, amarelo
Verde, verdinho, marrom
(http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/1319634/)
a) Ao afirmar ao longo da canção que “alma não tem cor”, o eu lírico faz uma crítica. Que crítica é essa e que figura de linguagem é utilizada nesse trecho para reforçar seus argumentos?
b) Em uma estrofe da canção, o eu lírico dirige-se diretamente ao seu interlocutor. Que trecho é esse? Aponte elementos que possam justificar sua resposta.
c) Observe os fragmentos a seguir:
- “Percebam que a alma não tem cor”
- “Branquinho, neguinho ⁄ Branco, negão ⁄ Azul, amarelo ⁄ Verde, verdinho, marrom.”
Quantas orações existem nesses trechos da canção? Justifique sua resposta.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
Leia as informações sobre uma colônia de férias e responda.
3ª Colônia de Férias do Museu
de 23 a 27 de Janeiro
Marcos possui duas filhas e matriculou-as na colônia de férias durante dois dias, de manhã e à tarde. Quanto ele pagará para as duas meninas, incluindo as taxas de almoço? Lembre-se que ele terá um desconto.
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(UFJF) Uma vela de 20 cm está posicionada próximo a um espelho E plano de 30 cm conforme indicado na figura. Um observador deverá ser posicionado na mesma linha vertical da vela, ou seja, no eixo y de forma que ele veja uma imagem da vela no espelho.
Qual o intervalo de y em que o observador pode ser posicionado para que ele possa ver a imagem em toda sua extensão?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Fauna e Flora O Cerrado detém 5% da biodiversidade do planeta, sendo considerado a savana mais rica do mundo, porém um dos biomas mais ameaçados do País. Compreende um mosaico de vários tipos de vegetação, desde fisionomias campestres, savânicas e até florestais, como as matas secas e as matas de galeria. Ribeiro & Walter (2008) descreveram 11 tipos fitofisionômicos entre as formações florestais, savânicas e campestres do bioma. Alguns trabalhos citam fatores ambientais que podem influenciar na distribuição fitofisionômica e florística do Cerrado, compreendendo regime de fogo, clima, tipo de solo (fertilidade e drenagem), relevo, herbivoria, flutuações climáticas do Quaternário e distúrbios antrópicos (Eiten 1993, Miranda et al. 2002, Oliveira-Filho & Ratter 2002). A alta diversidade de ambientes se reflete em uma elevada riqueza de espécies, com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas e cipós, totalizando 12.356 espécies que ocorrem espontaneamente e uma flora vascular nativa (pteridófitas e fanerógamas) somando 11.627 espécies (Mendonça et al. 2008), sendo aproximadamente 44% da flora endêmica (Klink & Machado 2005), tornando-o a savana tropical mais rica do mundo. Do mesmo modo, a diversidade da fauna é elevada. Existem cerca de 320.000 espécies de animais na região, sendo apenas 0,6% formada por vertebrados. Entre esses, os insetos têm posição de destaque com cerca de 90.000 espécies, representando 28% de toda a biota do Cerrado (Aguiar et al. 2004). No Bioma desenvolve-se expressiva produção agropecuária e importantes agroindústrias, vivendo aproximadamente 13 (treze) milhões de habitantes, que envolvem, dentre outros, as populações tradicionais, tais como os quilombolas, ribeirinhos, geraizeiros e índios. Uma grande variedade de plantas do Cerrado são usadas pela população. Mais de 220 espécies têm uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. Mais de 10 tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos, como os frutos do Pequizeiro (Caryocar brasiliensis), Buriti (Mauritia flexuosa) e Mangabeira (Hancornia speciosa) e as sementes do Baru (Dypteryx alata). Muitas delas servem como base para a alimentação humana, entre elas, o pequi, o baru, a cagaita, o jatobá e tantas outras, e medicamentos, como o velame, a lobeira, a calunga, o barbatimão e uma infinidade de plantas usadas ancestralmente pelas populações do Cerrado. O conhecimento dessas comunidades associado ao uso e à aplicação das plantas medicinais do Cerrado também se constitui em um patrimônio cultural de grande importância. Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado/fauna-e-flora. Acesso em: 5 jan. 2018.
Enunciado:
Releia a frase retirada do texto: “ Alguns trabalhos citam fatores ambientais que podem influenciar na distribuição fitofisionômica e florística do Cerrado [...]”. O verbo sublinhado, considerando o seu significado, poderia ser corretamente substituído por: