(UCS) Uma sonda espacial está se aproximando do Sol para efetuar pesquisas. A exatos 6.000.000 km do centro do Sol, a temperatura média da sonda é de 1000°C. Suponha que tal temperatura média aumente 1°C a cada 1.500 km aproximados na direção ao centro do Sol.
Qual a distância máxima que a sonda, cujo ponto de fusão (para a pressão nas condições que ela se encontra) é 1.773K poderia se aproximar do Sol, sem derreter?
Questões relacionadas
- História | 6.03 Revolução Industrial
(UNESP) A divisão capitalista do trabalho – caracterizada pelo célebre exemplo da manufatura de alfinetes, analisada por Adam Smith – foi adotada não pela sua superioridade tecnológica, mas porque garantia ao empresário um papel essencial no processo de produção: o de coordenador que, combinando os esforços separados dos seus operários, obtém um produto mercante.
(Stephen Marglin.in : André Gorz (org.).Critica da Divisão do Trabalho, 1980.)
Ao analisar o surgimento do sistema de fábrica, o texto destaca:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
As mãos de Ediene
Ediene tem 16 anos, rosto redondo, trigueiro, índio e bonito das meninas do sertão nordestino. Vaidosa, põe anéis nos dedos e pinta os lábios com batom. Mas Ediene é diferente. Jamais abraçará, não namorará de mãos dadas e, se tiver filhos, não os aconchegará em seus braços para dar-lhes o calor e o alimento dos seios da mãe. A razão é simples: Ediene não tem braços. Ela os perdeu numa maromba, máquina do século passado, com dois cilindros de metal que amassam barro para fazer telhas e tijolos numa olaria. Os dedos que enche de anéis são os dos pés, com os quais escreve, desenha e passa batom nos lábios. Ela é uma das centenas de crianças mutiladas todos os anos, trabalhando como gente grande em troca de minguados cobres.
UTZERI, F. As mãos de Ediene. Jornal do Brasil, Caderno B, 2 dez. 1999 (adaptado).
Os recursos estilísticos de um texto servem para torná-lo esteticamente mais eficaz. Em As mãos de Ediene, o autor alcança esse objetivo ao coordenar adjetivos no 1.° período. Tal procedimento busca:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Dagoberto,
esta vai ser a última carta que envio a você. Já conversamos demais. Já tentamos demais resolver a situação, mas parece que você não quer essa venda da casa. Eu rezo todo dia. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Eu rezo toda hora. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém! Eu rezo pra você finalmente decidir vender essa casa porque… Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso nome, seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no céu! E que a vontade do Senhor seja que essa casa seja vendida. E pra ela ser vendida, Dagoberto, você precisa decidir. Dagoberto, reze, reze comigo, santo anjo do Senhor, reze para que Jesus toque o seu coração e você entenda que precisamos acabar com isso. [...]
Disponível em: https://www.google.com. Acesso em: 12 mar. 2022.
A incorporação das orações no corpo da carta contribui para evidenciar
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Trechos do discurso de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição em 1988
Senhoras e senhores constituintes.
Dois de fevereiro de 1987. Ecoam nesta sala as reivindicações das ruas. A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. São palavras constantes do discurso de posse como presidente da Assembleia Nacional Constituinte.
Hoje, 5 de outubro de 1988, no que tange à Constituição, a Nação mudou. A Constituição mudou na sua elaboração, mudou na definição dos Poderes. Mudou restaurando a federação, mudou quando quer mudar o homem cidadão. E é só cidadão quem ganha justo e suficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital e remédio, lazer quando descansa.
A Nação nos mandou executar um serviço. Nós o fizemos com amor, aplicação e sem medo.
A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca.
Quando, após tantos anos de lutas e sacrifícios, promulgamos o Estatuto do Homem, da Liberdade e da Democracia, bradamos por imposição de sua honra.
Nós, os legisladores, ampliamos os nossos deveres. Teremos de honrá-los. A Nação repudia a preguiça, a negligência e a inépcia.
O povo é o superlegislador habilitado a rejeitar pelo referendo os projetos aprovados pelo Parlamento.
Não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira, desbravadora.
Termino com as palavras com que comecei esta fala.
A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança.
Que a promulgação seja o nosso grito.
Mudar para vencer. Muda, Brasil!
Disponível em: www.senadofederal.br. Acesso em: 30 out. 2021.
O discurso de Ulysses Guimarães apresenta características de duas funções da linguagem: ora revela a subjetividade de quem vive um momento histórico, ora busca informar a população sobre a Carta Magna. Essas duas funções manifestam-se, respectivamente, nos trechos:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Bandejas de isopor
- Tinta guache – várias cores
- Folhas de papel ofício
- Folhas de árvores
- Plástico para forrar as mesas
-Palitos de picolé
PROCEDIMENTOS
- Nesta aula as crianças vão trabalhar a impressão com folhas.
- Com antecedência, pedir as crianças para levar folhas de árvores de diversas formas e
tamanhos para a aula. OBS: o professor vai marcar o dia que estas folhas serão entregues.
- O professor deverá fazer grupos de 04 alunos.
- Forrar a mesa.
- Pegar uma bandeja de isopor e pedir para as crianças pingarem várias cores de tinta.
( 03 pingos de cada cor).
- Depois, com o palito de picolé, misturar as cores.
- Em seguida, as crianças vão pressionar a folha na tinta e logo após carimbar esta
folha na folha de papel. Levante cuidadosamente a folha do papel.
- O professor deverá auxiliar as crianças nesta hora.
- Pronto, está feita a impressão.
- Agora é só deixar as crianças carimbarem vários tipos de folhas nos papéis, criando
estampas bem legais.
- Mostrar as crianças que cada carimbada sai uma forma diferente, apesar de usar a
mesma folha repetidamente.
- Depois de muitas carimbadas, peça as crianças para fazerem um registro sobre o que
acharam mais interessante nesta atividade.
- Faça uma exposição nos corredores da escola.
A FORMAÇÃO DAS CORES