(IFCE) Da parte superior de um caminhão, a 5,0 metros do solo, o funcionário 1 arremessa, horizontalmente, caixas para o funcionário 2, que se encontra no solo para pegá-las. Se cada caixa é arremessada a uma velocidade de 8,0 m/s, da base do caminhão, deve ficar o funcionário 2, a uma distância de
Considere a aceleração da gravidade 10,0 m/s2 e despreze as dimensões da caixa e dos dois funcionários.
Questões relacionadas
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
A malária, antes uma doença exclusiva da zona rural, hoje também está presente nas grandes cidades da Amazônia, como Manaus, capital do Amazonas, e Porto Velho, capital de Rondônia. O frágil desequilíbrio ecológico que existia nas regiões de floresta foi rompido quando o ser humano passou a destruir o habitat original do Anopheles. As matas próximas aos pântanos que cercam os rios foram derrubadas para dar lugar às pastagens de gado bovino, ou para exploração da madeira. Com essas mudanças, houve um desequilíbrio ecológico, deslocando o Anopheles para as proximidades das casas, em que a água empoçada do esgoto doméstico oferece condições favoráveis à sua reprodução.
TELAROLLI JR., Rodolpho. Epidemias no Brasil: uma abordagem biológica e social. São Paulo: Moderna, 2012, p. 20.
Analisando-se o texto e com base nos conhecimentos acerca do assunto em tese, é correto afirmar:
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UEPA)
AS TÉCNICAS, O TEMPO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO
“É por demais sabido que a principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica. As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço [...]
Sem dúvida, o espaço é formado de objetos [...] o espaço visto como um conjunto de objetos organizados segundo uma lógica e utilizados (acionados) segundo uma lógica.
[...] Na realidade, toda técnica é história embutida. Através dos objetos, a técnica é história no momento da sua criação e no de sua instalação e revela o encontro, em cada lugar, das condições históricas (econômicas, socioculturais, políticas, geográficas) que permitiram a chegada desses objetos e presidiram à sua operação.
O uso dos objetos através do tempo mostra histórias sucessivas desenroladas no lugar e fora dele”
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo/razão e emoção.São Paulo: EDUSP, 2004 – p. 29-48
A ilustração do texto expressa diferentes formas de produção e apropriação do espaço urbano e como os avanços técnico-científicos alteram a sua organização socioespacial e a dinâmica populacional, provocando disparidades no espaço mundial. Sobre esse processo é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Conjunção
Leia o fragmento a seguir.
[...] Toda vez que uma música é escolhida, cria-se uma “fila” com a sequência eleita pelos frequentadores. É possível ver todas as músicas pedidas no local e a posição da canção selecionada. Mas para evitar que alguém que não esteja no lugar decida sobre o som ambiente, só é possível escolher num raio de 300 metros.
KAMANCHEK,. Amanda. Caixinha de música, GALILEU, mar. 2014, p. 21. (Fragmento)
O conectivo Mas no texto acima sinaliza a seguinte relação de sentido no enunciado
- Matemática | 10. Estatística
Um gerente decidiu um estudo financeiro da empresa onde trabalha analisando as receitas anuais dos três últimos anos. Tais receitas são apresentadas no quadro.
Ano
Receita (bilhão de reais)
I
2,2
II
4,2
III
7,4
Estes dados serão utilizados para projetar a receita mínima esperada para o ano atual (ano IV), pois a receita esperada para o ano IV é obtida em função das variações das receitas anuais anteriores, utilizando a seguinte regra: a variação do ano IV para o ano III será igual à variação do ano III para o II adicionada à média aritmética entre essa variação e a variação do ano II para o I.
O valor da receita mínima esperada, em bilhão de reais, será de
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UEFS) As curvas de solubilidade são muito úteis na comparação da solubilidade de vários compostos e para analisar o comportamento dessa propriedade com a variação de temperatura. O gráfico mostra a variação da solubilidade do cloreto de sódio em função da temperatura.
Uma análise da curva de solubilidade desse sal permite corretamente concluir: