(UFJF) O caule das plantas apresenta o meristema apical (ou gema apical). A partir dos meristemas apicais, formam-se os meristemas primários, que são a protoderme, o meristema fundamental e o procâmbio. Os tecidos derivados desses meristemas são denominados “tecidos primários”. Sobre os tecidos primários das angiospermas, assinale a alternativa CORRETA:
Questões relacionadas
- Geografia | A. Globalização
Num mundo como o nosso, por um lado marcado pela fluidez do espaço, as questões ligadas à circulação se tornam ainda mais relevantes e, com elas, a situação de um dos componentes mais emblemáticos dos territórios: seus limites. E é aí que surge um dos grandes paradoxos da geografia contemporânea: ao lado da fluidez globalizada aparecem também os fechamentos, as tentativas de controle da circulação de pessoas.
HAESBAERT, R. Da multiterritorialidade aos novos muros: paradoxos da desterritorialização contemporânea.
Disponível em: www.posgeo.uff.br. Acesso em: 2 jan. 2013 (adaptado).
O texto aborda um paradoxo marcante do mundo contemporâneo, que consiste na oposição entre
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Pontuação
PONTUAÇÃO
29. Texto base: 9716340
Texto para a questão A Bela Adormecida E assim chegamos à nossa última história, A Bela Adormecida. Gostou das histórias que leu até agora? Espero que sim. Também espero que você tenha descoberto, a esta altura, que as histórias que julgava conhecer eram bem diferentes – e quase sempre bem mais terríveis – na época em que surgiram. Portanto, que tal encerrarmos com uma história suave e aconchegante? Uma história em que um vistoso príncipe derrota o mal fazendo uma donzela despertar com um beijo. Porque é isso que acontece em A Bela Adormecida, não é? Ah... na verdade não. Não na versão contada pelo italiano Basile, em 1636. Esqueça todas as partes românticas, especialmente no que diz respeito ao príncipe. Bela Adormecida? Você não vai conseguir pregar o olho depois dessa! É uma história tão sórdida quanto as outras. COLEMAN, M. Dez mais horripilantes contos de fadas. Tradução de Daniel Galera.
São Paulo: Companhia das Letras, 2006. Adaptado.
Enunciado:
No último parágrafo do texto, as reticências
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.
BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).
O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia a frase a seguir. A restrição do espaço democrático é uma das características principais do período entre as duas guerras [1918-1939]. DROZ, B. & ROWLEY, A. História do século XX. Lisboa: Dom Quixote, 1988. p. 149.
Enunciado:
Associando a afirmativa ao nazi-fascismo na Alemanha e na Itália, pode-se perceber que as características em comum entre os dois regimes foi a eliminação da democracia em seus regimes políticos graças aos ideais
- Matemática | 10. Estatística
( ENEM 2009 CANCELADA ) Considere que as médias finais dos alunos de um curso foram representadas no gráfico a seguir.
Sabendo que a média para aprovação nesse curso era maior ou igual a 6,0, qual foi a porcentagem de alunos aprovados?