(ESPCEX) Um lançador de granadas deve ser posicionado a uma distância D da linha vertical que passa por um ponto A. Este ponto está localizado em uma montanha a 300 m de altura em relação à extremidade de saída da granada, conforme o desenho abaixo.
A velocidade da granada, ao sair do lançador, é de 100 m/s e forma um ângulo a com a horizontal; a aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2, e todos os atritos são desprezíveis. Para que a granada atinja o ponto A, somente após a sua passagem pelo ponto de maior altura possível de ser atingido por ela, a distância D deve ser de:
Dados: cos a = 0,6; sen a = 0,8.
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UEL) Leia o texto a seguir.
Durante muito tempo, a morte celular foi considerada um processo passivo de caráter degenerativo. Entretanto, estudos demonstraram que organismos multicelulares são capazes de induzi-la de maneira programada e em resposta a estímulos intracelulares ou extracelulares, como, por exemplo, ativando a apoptose. Esse fenômeno biológico, além de desempenhar um papel importante no controle de diversos processos vitais, está associado a inúmeras doenças, como o câncer.
(Adaptado de: GRIVICICH, I.; REGNER, A.; ROCHA, A. B. Morte Celular por Apoptose Revista Brasileira de Cancerologia. 2007, 53(3), p. 335.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apoptose, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso às afirmativas a seguir.
( ) A apoptose ocorre quando a célula, por sofrer um dano externo, rompe suas membranas e derrama o seu conteúdo enzimático nas células vizinhas.
( ) Durante a apoptose, ocorre a destruição das células por ação enzimática nas suas estruturas internas.
( ) A apoptose é ativa nos tecidos embrionários, enquanto que, nos tecidos adultos, tal processo é geneticamente desativado.
( ) A proteína p53 desencadeia a apoptose de células que apresentam danos no seu DNA, os quais não podem ser reparados.
( ) Destruição do citoesqueleto, da membrana celular e da cromatina são características da apoptose.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Morfologia
Leia-a e observe-a com muita atenção.
Senhor do tempo
(Composição: Heitor Gomes e Chorão)
Eu não sou o senhor do tempo, mas eu sei que vai chover
Me sinto muito bem quando fico com você
Eu tenho habilidade de fazer histórias tristes
Virarem melodia vou vivendo o dia a dia.
Na paz, na moral, na humildade busco só sabedoria
Aprendendo todo dia, me espelho em você
Corro junto com você, vivo junto com você, faço tudo por você.
Seguindo em frente com fé e atenção
Continuo na missão, continuo por você e por mim
Porque quando a casa cai
Não dá pra fraquejar, quem é guerreiro tá ligado
Que guerreiro é assim.
O tempo passa e um dia a gente aprende
Hoje eu sei realmente o que faz a minha mente
Eu vi o tempo passar e pouca coisa mudar
Então tomei um caminho diferente
Tanta gente equivocada faz mal o uso da palavra
Falam, falam o tempo todo, mas não tem nada a dizer
Mas eu tenho santo forte, é incrível a minha sorte
Agradeço todo tempo por ter encontrado você.
O tempo é rei, a vida é uma lição
E um dia a gente cresce
E conhece nossa essência e ganha experiência
E aprende o que é raiz, então cria consciência.
Tem gente que reclama da vida o tempo todo
Mas a lei da vida é quem dita o fim do jogo
Eu vi de perto o que neguinho é capaz por dinheiro
Eu conheci o próprio lobo na pele de um cordeiro
Infelizmente a gente tem que tá ligado o tempo inteiro
Ligado nos ‘pilantra’ e também nos ‘bagunceiro’
E a gente se pergunta por que a vida é assim?
É difícil pra você e é difícil pra mim.
Vivendo nesse mundo louco hoje só na brisa
Viver pra ser melhor também é jeito de levar a vida.
Vem que o bom astral vai dominar o mundo!
Eu já briguei com a vida, hoje eu vivo bem com todo mundo aí.
Na maior moral...Charlie Brown!
Vivendo nesse mundo louco hoje só na brisa
Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida.
Canção: Charlie Brown Jr.
Fonte: http://letras.terra.com.br/charlie-brown-jr/300373/ – 23/5/2010 – adaptado.
No verso da canção, Hoje eu sei realmente o que faz a minha mente, de qual classe de palavras pertence o vocábulo destacado em negrito? O termo realmente, no verso, modifica o sentido de outro termo próximo? Qual é o termo modificado?
- Geografia | 8. Regionalização
(UNICAMP) Apesar da queda de preço que vêm sofrendo nos últimos anos, algumas commodities minerais continuam sendo importante fonte para a pauta de exportações do Brasil. Na figura a seguir, observamos vias de escoamento (os corredores de exportação) da Amazônia Oriental, partindo de três municípios paraenses: Oriximiná, Parauapebas e Ipixuna do Pará.
Identifique o produto extraído em cada um dos municípios e a via de escoamento correspondente:
- Química | 1.1 Introdução à Química
(COL. NAVAL) Marque a opção que apresenta apenas substâncias compostas.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho abaixo e, depois, observe o mapa:
Responda rápido: quantos idiomas são falados no Brasil? Se você pensou apenas no português, saiba que o Brasil apresenta uma imensa variedade linguística. Com cerca de 210 línguas, é o 8º país em número de idiomas falados. Além do português, há línguas e dialetos falados por povos indígenas, por exemplo!
Disponível em: www.plataformadoletramento.org.br/alfabetizacao-indigena/. Acesso em: 09 fev. 2019.
O texto e o mapa apresentam uma característica do Brasil que por vezes é esquecida pelas pessoas, que é a