(PUC-PR) Durante um jogo de futebol, um goleiro chuta uma bola fazendo um ângulo de 30o com relação ao solo horizontal. Durante a trajetória, a bola alcança uma altura máxima de 5,0 m. Considerando que o ar não interfere no movimento da bola, qual a velocidade que a bola adquiriu logo após sair do contato do pé do goleiro?
Use g = 10 m/s2
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O gráfico apresenta a precipitação mensal acumulada no município de São Carlos, SP, ao longo do ano de 2008, contrastando com as médias mensais para o período de 1961 a 1990.
Considerando-se que a produção de agentes poluentes tem se mantido constante desde 1961 e que o escoamento pluvial seja a principal fonte de poluição dos rios da região, seria de se esperar que o volume de poluentes nos rios durante a primavera (setembro a dezembro) de 2008 fosse:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Ao longo dos séculos XVII e XVIII, várias atividades econômicas foram sendo desenvolvidas no interior da colônia (conhecida como Sertão) paralelamente à atividade açucareira.
Cite 2 tipos dessas atividades.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Guardar
Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por
admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.
Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por
ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela,
isto é, estar por ela ou ser por ela.
Por isso melhor se guarda o voo de um pássaro
Do que um pássaro sem voos.
Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica,
por isso se declara e declama um poema:
Para guardá-lo:
Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:
Guarde o que quer que guarda um poema:
Por isso o lance do poema:
Por guarda-se o que se quer guardar.
MACHADO, G. In: MORICONI, I. (org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.A memória é um importante recurso do patrimônio cultural de uma nação. Ela está presente nas lembranças do passado e no acervo cultural de um povo. Ao tratar o fazer poético como uma das maneiras de se guardar o que se quer, o texto:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir. No Brasil, foi encontrado um dos mais importantes itens da arqueologia que ajudou a compor a pré-história americana. Esse fato aconteceu no início da década de 70, mais precisamente, em 1974, em um sítio arqueológico denominado de Lapa Vermelha, localizado na cidade mineira de Pedro Leopoldo. A responsável pela escavação e pesquisa foi a equipe da Arqueóloga Annete Laming-Emperaire. Nas escavações foi encontrado um crânio humano, logo foi comprovado que se tratava de uma pessoa do sexo feminino, chamada pela equipe, de Luzia. Após análises do crânio foi constatado que ela teria morrido há aproximadamente 11 mil anos. O mais intrigante não era a idade do crânio e sim sua origem, o Dr. Richard Neave, da Universidade inglesa de Manchester, desenvolveu um trabalho de reconstrução do crânio de Luzia e constatou uma enorme semelhança com os traços negroides, que lembram os nativos da África e da Austrália. Esse achado levou a verificar que o continente americano foi ocupado por quatro fluxos migratórios, desse modo, os três últimos eram compostos por populações de origem mongol com características genéticas comuns às tribos indígenas da atualidade. Em suma, essa descoberta detectou evidências de que antes da ocorrência de fluxos de mongóis houve a migração de não-mongóis, ou seja, homens com aspectos extremamente parecidos com os africanos e os aborígines da Austrália. Disponível em:<http://avidadaterra.blogspot.com.br/2012/04/pre-historia-no-brasil-luzia.html, Acesso em: 05 out. 2015
Enunciado:
De acordo com o texto, que mudanças o crânio achado na região de Lagos Santa, MG, trouxe sobre as origens do homem americano?
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UFSM) A invenção do rádio na primeira década do século XX é considerada um marco civilizatório importante, permitindo a aproximação entre as pessoas e contribuindo na difusão do conhecimento e da cultura. A comunicação via rádio faz uso de ondas eletromagnéticas, que são moduladas nas estações transmissoras e convertidas em ondas sonoras nos receptores.
Considerando as propriedades das ondas de rádio, analise as afirmações a seguir e assinale-as com verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) As ondas de rádio podem ser refletidas pela atmosfera.
( ) As ondas de rádio têm a mesma natureza que os raios X, porém possuem frequência menor.
( ) À medida que essas ondas se propagam, a energia por unidade de área transportada por elas permanece constante.
A sequência correta é