(MACKENZIE) Um avião, após deslocar-se 120 km para nordeste (NE), desloca-se 160 km para sudeste (SE). Sendo um quarto de hora, o tempo total dessa viagem, determine o módulo da velocidade vetorial média do avião, nesse tempo.
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Muitos microrganismos são agentes etiológicos de diversas doenças infecciosas e parasitárias em humanos. Observe o quadro a seguir e identifique seus respectivos agentes etiológicos.
Agente etiológico
Modo de transmissão
Sintoma
Profilaxia
I
A transmissão é fecal-oral e se dá por meio da água e de alimentos contaminados pelas fezes.
Diarreia volumosa, com fezes em “água de arroz”, que começa de repente, acompanhada de vômitos, cãibras e, raramente, de febre e dores abdominais.
Ingerir água fervida ou clorada; lavar bem as mãos e as frutas e verduras; não ingerir frutos do mar crus.
II
Ingestão de cistos presentes nas fezes do gato, que podem estar no solo ou no pelo do animal ou em carne crua ou malcozida.
Geralmente evolui sem sintomas; pode causar cegueira; em gestantes, pode passar para o feto, causando lesões no seu sistema nervoso.
Lavar as mãos ao lidar com animais ou com terra, utilizada por estes; só ingerir carnes bem cozidas.
III
Lesões na pele causadas por objetos contaminados, corte do cordão umbilical com instrumentos não esterilizados.
Dor de cabeça, febre e fortes contrações musculares, que provocam rigidez na nuca e na mandíbula.
Vacinar com reforço a cada 10 anos.
IV
Mordida de animal infectado, principalmente de cão e gato.
Alterações respiratórias, taquicardia; afeta o sistema nervoso central.
Vacinar cães e gatos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos agentes etiológicos.
- Matemática | 05. Matrizes
(UPF) Dadas as matrizes quadradas A, B e C de ordem n e a matriz identidade In, de mesma ordem, considere as proposições a seguir, verificando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) (A + B)2 = A2 + 2AB + B2
( ) (A - B)2 = A2 – B2
( ) CI = C
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Sob o ponto de vista individual, a corrupção pode ser vista como uma escolha racional, baseada em uma ponderação dos custos e dos benefícios dos comportamentos honesto e corrupto. No tocante às empresas, punir apenas as pessoas, ignorando as entidades, implica adotar, nesse âmbito, a teoria da maçã podre, como se a corrupção fosse um vício dos indivíduos que as praticaram no seio empresarial. O que constatamos é bem diferente disso. A corrupção era, para as empresas envolvidas na operação Lava Jato, um modelo de negócio que majorava o lucro em benefício de todos.
Entrevista com Deltan Martinazzo Dallagnol [procurador público]. O Estado de S. Paulo, 18 mar. 2015 (adaptado).
A corrupção é abordada no texto como um problema que pode ser explicado sob um ponto de vista
- Matemática | 08. Análise Combinatória
( ENEM 2009 CANCELADA ) O xadrez é jogado por duas pessoas. Um jogador joga com as peças brancas, o outro, com as pretas. Neste jogo, vamos utilizar somente a Torre, uma das peças do xadrez. Ela pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna ou linha que ocupa, para frente ou para trás, conforme indicado na figura a seguir.
O jogo consiste em chegar a um determinado ponto sem passar por cima dos pontos pretos já indicados.
Respeitando-se o movimento da peça Torre e as suas regras de movimentação no jogo, qual é o menor número de movimentos possíveis e necessários para que a Torre chegue à casa C1?
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
De acordo com esse infográfico, as redes sociais estimulam diferentes comportamentos dos usuários que revelam