O motorista de um automóvel deseja percorrer 40 km com uma velocidade média de 80 km/h. Nos primeiros 15 minutos, ele manteve velocidade média de 40 km/h. Para cumprir seu objetivo, ele deve fazer o restante do percurso com velocidade média, em km/h, de:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
A luta contra as infecções virais é difícil, pois a replicação viral é um processo intracelular, estando intimamente relacionada ao metabolismo das células infectadas. Um dos vírus mais estudados é o chamado vírus da imunodeficiência humana (HIV), um vírus da família dos retrovírus, capaz de parasitar o sistema imunológico humano. Para a obtenção de drogas eficazes no combate ao vírus HIV, é importante conhecer como o vírus infecta o organismo.
Disponível em: http://qnint.sbq.org.br. Acesso em: 16 nov. 2020 (adaptado).
Um medicamento que combata especificamente esse tipo de vírus pode atuar
- Química | 1.1 Introdução à Química
O prazo de validade é o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo, desde que armazenado de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante. Isso significa que o alimento deve manter sua qualidade sensorial e não se deteriorar, de maneira que tornaria o seu consumo inapropriado.
Disponível em: http://antigo.anvisa.gov.br. Acesso em: 30 jan. 2022 (adaptado).
As modificações sensoriais citadas no texto são evidências que o alimento pode ter sofrido
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Novas descobertas sugerem que experiências de vida podem contribuir para doenças mentais adicionando ou retirando marcas “epigenéticas” dos cromossomos. Essas etiquetas são formadas por compostos químicos específicos que podem influir na atividade dos genes sem alterar a informação codificada neles. Estudos realizados em camundongos demonstram o papel importante das modificações epigenéticas de longa duração em transtornos como dependência de drogas e depressão. Mudanças epigenéticas também podem afetar comportamentos maternais de forma a reproduzir os mesmos comportamentos em sua progênie.
( NESTLER. 2013. p. 58)
A partir das informações contidas no texto e no conhecimento atual a respeito da epigenética, é correto afirmar:
- Biologia | 12.6 Populações
(PUCRJ)
Assinale a opção que melhor representa o que está sendo mostrado no gráfico de crescimento populacional humano entre os anos 1400 e 2000.
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Ela parecia pedir socorro contra o que de algum modo involuntariamente dissera. E ele com os olhos miúdos quis que ela não fugisse e falou:
— Repita o que você disse, Lóri.
— Não sei mais.
— Mas eu sei, eu vou saber sempre. Você literalmente disse: um dia será o mundo com sua impersonalidade soberba versus a minha extrema individualidade de pessoa, mas seremos um só.
— Sim.
Lóri estava suavemente espantada. Então isso era a felicidade. De início se sentiu vazia. Depois seus olhos ficaram úmidos: era felicidade, mas como sou mortal, como o amor pelo mundo me transcende. O amor pela vida mortal a assassinava docemente, aos poucos. E o que é que eu faço? Que faço da felicidade? Que faço dessa paz estranha e aguda, que já está começando a me doer como uma angústia, como um grande silêncio de espaços? A quem dou minha felicidade, que já está começando a me rasgar um pouco e me assusta? Não, não quero ser feliz. Prefiro a mediocridade. Ah, milhares de pessoas não têm coragem de pelo menos prolongar-se um pouco mais nessa coisa desconhecida que é sentir-se feliz e preferem a mediocridade. Ela se despediu de Ulisses quase correndo: ele era o perigo.
LISPECTOR, C. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
A obra de Clarice Lispector alcança forte expressividade em razão de determinadas soluções narrativas. No fragmento, o processo que leva a essa expressividade fundamenta-se no: