(FUVEST) Os íons provenientes de um mesmo isótopo de cobre, diferem quanto ao:
Questões relacionadas
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIFOR) O “Ropits” Hitachi é um veículo de autocondução que a Hitachi, fabricante japonesa projetou com intuito de auxiliar pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção. O “Ropits”, que significa “Robot for Personal Intelligent Transport System”, foi projetado para ser completamente autônomo e pode ser conduzido por um smartphone ou tablet. Basta digitar um destino no dispositivo móvel e o veículo de assento único irá conduzir o ocupante até seu destino.
http://www.3minovacao.com.br/blog/design-2/2013/03/19/veiculo-de-auto-conducao-e-destinado-a-ajudar-pessoas-idosas/
Suponha que um comerciante compre um “Ropits” cuja velocidade é 7,2 km/h para fazer propaganda de sua loja acoplando uma sirene de frequência 1014 Hz. Quando o veículo está passando pela rua da loja, o comerciante, que se encontra parado em frente ao seu estabelecimento, e um pedestre, que está caminhando na direção do veículo, percebem o carro se aproximar emitindo o som da sirene.
Sabendo que a velocidade do pedestre é de 4 m/s, as frequências ouvidas pelo comerciante e pelo pedestre são, respectivamente:
(considere a velocidade do som de 340 m/s)
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Observe a gravura do fim do século XVII, intitulada A Liberdade, armada com o cetro da Razão, atinge a Ignorância e o Fanatismo. Repare que a “Liberdade”, a “Razão”, a “Ignorância” e o “Fanatismo” estão retratados como personagens.
Considere os apontamentos:
I. A luz que emana do cetro remete ao movimento que ficou conhecido como Iluminismo, em que a razão, comparada às luzes, era capaz de livrar a humanidade das trevas, ou seja, da ignorância e do fanatismo.
II. O cetro retratado na imagem faz referência ao monarca Luís XIV, já que o seu governo, legitimado pela teoria do direito divino dos reis, era um exemplo a ser seguido para os iluministas.
III. A “Liberdade” está com o cetro da “Razão” reforçando o pensamento iluminista de que somente em um mundo organizado segundo os princípios da razão haveria respeito à liberdade.
Considere V para os itens que você julga verdadeiros e F para os itens falsos.
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
Leia a reportagem abaixo.
Por que filhos de casamentos consanguíneos podem nascer com anomalias genéticas?
A natureza criou um recurso que faz com que determinadas anomalias genéticas fiquem guardadinhas em seu cromossomo esperando para, quem sabe um dia, serem extintas.
Quanto maior o grau de parentesco, maior o risco de ter um filho portador de uma determinada anomalia genética.
Superinteressante. São Paulo, jul. 2008. p. 52. (Adaptado).
Considerando a consanguinidade, a ocorrência dessas anomalias se deve:
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Pesquise na internet imagens de obras de arte do artista Henri Matisse criadas com a técnica
do recorte e colagem (sugestões de obras: “Nu azul II”, “ A tristeza do rei”, “O caracol”, “A
lagoa”, “O circo”, “Ícaro”, “O tobogã”, “O palhaço”, “A piscina”, “ O cavalo do palhaço”, “Ramo de folhas”).
-Disponível:
https://en.wikipedia.org/wiki/Blue_Nudes
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Sorrows_of_the_King
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Snail
https://pt.wahooart.com/@@/5ZKCQP-Henri-Matisse-O-Circo
https://pt.wahooart.com/@@/8XY7J6-Henri-Matisse-Icaro
https://pt.wahooart.com/@@/8XY7J5-Henri-Matisse-O-Tobog%C3%A3
https://br.pinterest.com/pin/387872586653841808/?lp=true
https://www.milenio.com/cultura/el-homenaje-de-font-a-la-piscina-de-matisse
http://falandodeartenaescola.blogspot.com/2012/11/henri-matisse.html
- Tesouras sem ponta
- Papéis coloridos (cartolinas, papel sulfite, papel cartão, etc)
- Papéis em tamanhos A3 e A4 de várias cores
- Cola
- Pincel
- Giz de cera
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- Com antecedência, peça as crianças para fazerem uma pequena pesquisa sobre
Henri Matisse. (neste processo a criança deverá pedir ajuda a um adulto).
- A atividade pode ser realizada na sala ou no pátio.
- O professor vai providenciar várias cópias das imagens sugeridas acima, impressas em
tamanho grande e pendurá-las com barbantes formando móbiles.
- Pendure os móbiles com as obras do artista na altura das crianças e em lugares estratégicos
para que possam andar pelo espaço livremente. Pendure por todo o espaço outros pedaços
de barbantes para colocar as produções das crianças.
- Distribua em alguns cantos, no chão ou em mesas, os materiais para recorte e colagem
(papéis, tesouras, pincéis e colas ).
- Distribua nos cantos algumas mesas pequenas para as crianças realizarem recortes e
colagens. Deixe o centro do espaço livre para as que preferirem fazer os recortes no chão.
- Organize cantos acolhedores para as crianças que terminarem primeiro (sugestão: cantos
para desenho, modelagem e brincadeira com blocos de encaixe).
- Leve as crianças até o local que você deixou previamente organizado com móbiles com
imagens das obras de Henri Matisse e materiais de recorte e colagem. Permita que as
crianças andem pelo espaço livremente apreciando as imagens nos móbiles. Pergunte se
lembram ou se já viram alguma das obras que estão penduradas e qual nome do artista que
as produziu. Diga que a atividade de hoje é de recorte e colagem, que elas serão os próprios
artistas e que suas produções ficarão penduradas ali, junto com as obras de Matisse.
- Diga que antes de iniciar a produção você quer saber quais novidades trouxeram sobre vida e
obras do artista (caso tenham feito essa pesquisa em outro momento na escola ou em casa).
- Escute a fala das crianças e acolha as informações dadas por elas, considere que expressam
seus conhecimentos à sua maneira.
- Diga que você também trouxe novidades sobre algumas obras, mas que, para contar, será
necessário que elas descubram onde está a obra que você vai falar. Lance um enigma dando
uma dica sobre a obra, podendo ser em forma de adivinha.
- Faça desse um momento de apreciação lúdico. Deixe as crianças pensarem sobre a resposta
do enigma. Escute as hipóteses e vá dando outras dicas até que uma criança fale o nome ou
identifique a obra que você está se referindo.
- Convide as crianças para se organizarem ao redor do móbile da obra e fale a novidade.
- Possíveis falas e ações do professor neste momento: Com a obra “piscina”, por exemplo: O
que é, o que é? Matisse gostava muito do mar, do azul, de ver os banhistas, mas como não
podia ter um mar em casa então ele criou uma …? Valide o que as crianças sugerem: Piscina!
Esse é o nome da obra e aqui está ela. Matisse criou essa obra quando já estava na cadeira de
rodas e como gostava muito de ver o mar resolveu fazer um mural bem grande para pôr na
sua sala com muitos recortes em formas de banhistas, plantas e animais aquáticos na cor
azul.
- Explique para as crianças que você trouxe alguns materiais parecidos com os que o Matisse
usou para fazer as obras que estão expostas nos móbiles e que agora elas serão os artistas e
farão seus próprios recortes colagens.
- Faça uma breve apresentação dos materiais, se revezando nos pequenos grupos que
começam a se formar.
- Observe como as crianças se organizam e interagem com as tesouras e papéis.
- Oriente quanto alguns cuidados que se deve ter para manusear a tesoura.
- Faça alguns combinados de segurança, como utilizar a tesoura para cortar apenas os
materiais oferecidos na atividade, e recomende que devem usá-la com cuidado e atenção.
- Observe as iniciativas das crianças e deixe que elas tomem decisões, como as cores e
espessuras dos papéis que preferem recortar e em quais papéis querem fazer suas colagens.
- Acompanhe as produções nos pequenos grupos e seja um coparticipante, fazendo alguns
recortes também. Fique atento em como as crianças manuseiam a tesoura. Em alguns
momentos você pode apontar a ação de alguma criança que esteja segurando o papel e a
tesoura corretamente como referência. Caso haja alguma criança que não se sinta à vontade
em manusear a tesoura, você pode oferecer os recortes feitos por você, para que ela faça a
colagem, ou perguntar se outra criança deseja ceder alguns recortes para o colega ,
incentivando a colaboração mútua.
- Observe se alguma criança apresenta preferência por uma das mãos para fazer o recorte.
- Deixe-a experimentar várias estratégias para manusear o utensílio e respeite se a criança
tiver preferência ou mais conforto em segurar a tesoura com a mão esquerda.
- Potencialize a imaginação e a criatividade das crianças conversando e brincando com elas
enquanto produzem e apontando para as imagens, se necessário.
- Fique atento em como as crianças exploram os espaços dos papéis durante as colagens.
Algumas crianças podem colar recortes um sobre o outro, outras podem usar todo o espaço
do papel. Observe que algumas podem brincar, durante a manipulação da cola, explorando
com as mãos e os dedos. Para outras, pode ser um grande desafio retirar os recortes de
papéis que podem ficar grudados nos dedos ou controlar a quantidade de cola a ser usada.
- Oriente quanto aos cuidados de não colocar cola na boca nem usá-la excessivamente. Use
como referência a ação de outra criança que esteja passando a quantidade de cola adequada,
se necessário.
- Valorize e respeite o modo de criação da criança. Conforme elas forem terminando, pendure
suas produções nos barbantes que deixou pendurados entre os móbiles, para que possam
apreciar as obras e a dos colegas.
- Em alguns momentos você pode chamar atenção para a obra de uma criança, comparando
com alguma obra de Matisse. Você pode sugerir as crianças dar um nome para as suas produções.
- Algumas crianças podem demonstrar muito interesse em fazer recortes e colagens. Deixe-as
à vontade para produzir quanto quiserem. Outras podem preferir brincar com os móbiles das
obras de Matisse e as produzidas por elas, enquanto outras se dividem por livre escolha nos
cantos preparados para desenho, pintura e modelagem ou brincando com os blocos de
encaixe. Atenda o interesse de todas e possibilite que continuem a exploração dos materiais
respeitando seus interesses e o tempo de cada criança. Ao se aproximar do tempo estimado,
comece a sinalizar que a atividade está chegando ao fim e comunique as que ainda
envolvidas sobre qual será a próxima atividade, como forma de despertar o interesse no que
está por vir. Avise que em alguns minutos todas precisarão ajudar na organização da sala e
dos materiais. Convide-as a arrumar o ambiente de forma divertida, cantando uma música de
transição conhecida pelas crianças.
- Vai ser uma experiência muito legal e divertida!
Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3808/recorte-e-colagem-de-henri-matisse#
HENRI MATISSE E SUAS CORES VIBRANTES
- Literatura | 4.2 Realismo(ENEM 2010 1º APLICAÇÃO)Capítulo III
Um criado trouxe o café. Rubião pegou na xícara e, enquanto lhe deitava açúcar, ia disfarçadamente mirando a bandeja, que era de prata lavrada. Prata, ouro, eram os metais que amava de coração; não gostava de bronze, mas o amigo Palha disse-lhe que era matéria de preço, e assim se explica este par de figuras que esta aqui na sala: um Mefistófeles e um Fausto. Tivesse, porém, de escolher, escolheria a bandeja - primor de argentaria, execução fina e acabada. O criado esperava teso e sério. Era espanhol; e não foi sem resistência que Rubião o aceitou das mãos de Cristiano; por mais que lhe dissesse que estava acostumado aos seus crioulos de Minas, e não queria línguas estrangeiras em casa, o amigo Palha insistiu, demonstrando-lhe a necessidade de ter criados brancos. Rubião cedeu com pena. O seu bom pajem, que ele queria pôr na sala, como um pedaço da província, nem pôde deixar na cozinha, onde reinava um francês, Jean; foi degradado a outros serviços.ASSIS, M. Quincas Borba. In: Obra completa. V.1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993 (fragmento).
Quincas Borba situa-se entre as obras-primas do autor e da literatura brasileira. No fragmento apresentado, a peculiaridade do texto que garante a universalização de sua abordagem reside