Considere os vetores A, B e F, nos diagramas numerados de I a IV.
Os diagramas que, corretamente, representam a relação vetorial F = A – B são apenas:
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
O mais denso dentre todos os materiais puros é o Ósmio (76Os190). Sua densidade é de 22,6 g/cm3 e em virtude dessa marcante propriedade acaba por ter aplicações bem relevantes na fabricação de peças metálicas usadas como contrapeso de estabilidade em aeronaves. Assim, como boa parte dos metais pesados, o ósmio também apresenta isótopos radioativos, entretanto, seus isótopos não radioativos podem ser utilizados para impedir a passagem da radioatividade oriunda de outras fontes.
A respeito do ósmio e de suas características físico-químicas são realizadas as seguintes afirmações:
I. É um metal de transição e apresenta dois elétrons em sua camada de valência.
II. Seu raio atômico possui valor superior ao raio atômico do césio (55Cs133).
III. Considerando um volume de dois litros de ósmio puro, a massa correspondente é de 380 kg.
IV. Se o isótopo 192 do ósmio for emissor de uma partícula alfa e uma partícula beta, os valores de número atômico e massa atômica obtidos serão, respectivamente, 75 e 188.
V. Se no experimento de Rutherford para proposição do modelo atômico planetário fosse usada uma lâmina fina de ósmio no lugar da lâmina fina de ouro, possivelmente seria observada menor quantidade de partícula alfa na chapa reveladora.
Dentre as afirmações apresentadas são corretas
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
A nicotina, presente nos cigarros, é um alcaloide que apresenta a característica de ser solúvel tanto em solventes polares quanto apolares. Nos pulmões, ela é absorvida rapidamente através da membrana adiposa e transportada para o cérebro. Já na corrente sanguínea, quando a nicotina é convertida em seu ácido conjugado, isso possibilita que ela seja eliminada pela urina em maior quantidade. A equação a seguir ilustra o processo de conversão da nicotina no seu ácido conjugado.
C10H14N2(aq) + H3O+(aq) → C10H14N2H+(aq)+ OH–(aq)
Com base no exposto, uma amostra de urina com maior quantidade de nicotina será aquela que possuir um caráter
- Física | 3.6 Termodinâmica
Bons experimentos ajudam na compreensão dos fenômenos e instiga os alunos a procurar um pouco ais sobre o tema tratado. Um desses experimentos é a seringa de fogo, constituída por um tubo de vidro com um êmbolo e dois anéis de borracha que vedam o êmbolo do meio externo. O dispositivo funciona pressionando a seringa muito rapidamente, onde em sua base inferior temos algum material de fácil combustão, como pedaços finos de papel ou algodão, que inflamam instantaneamente.
A combustão do material inflamável ocorre porque ao comprimir a seringa corre uma transformação
- Matemática | 14.4 Cilindro
Para resolver o problema de abastecimento de água foi decidida, numa reunião do condomínio, a construção de uma nova cisterna. A cisterna atual tem formato cilíndrico, com 3m de altura e 2m de diâmetro, e estimou-se que a nova cisterna deverá comportar 81m³ de água, mantendo o formato cilíndrico e a altura da atual. Após a inauguração da nova cisterna a antiga será desativada.
Utilize 3,0 como aproximação para π.
Qual deve ser o aumento, em metros, no raio da cisterna para atingir o volume desejado?
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Usei uma conexão via computador, pela primeira vez, em 1988. Morava na França, trabalhando como correspondente da Folha de S. Paulo e concordei em utilizar um laptop Toshiba T1000, equipado com um modem de 1 200 bauds, para transmitir minhas reportagens. O texto entrava direto nos terminais da redação, digitalizado, segundos depois de composto na tela de cristal líquido do pequeno Toshiba. O laptop sequer tinha disco rígido, era tudo comandado por disquete e gravado em disquete. Permitiu-me aposentar não só a Olivetti como o vetusto telex de casa. Em seguida, eu pegava o telefone e chamava a redação para saber se o texto “entrara” bem. Até que, um dia, o engenheiro de informática do jornal me disse que, dali em diante, não precisaríamos usar mais a ligação telefônica internacional tradicional, muito cara, para saber se o texto havia chegado corretamente ou tirar dúvidas sobre o manuseio do computador. Poderíamos fazer aquilo via chat, uma conversa textual na tela do próprio laptop. Essa maravilha seria possível por meio de um programinha de conversação.
SPYE, J. Conectado. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (adaptado).
O texto apresenta uma situação de uso das tecnologias de comunicação e informação por um jornalista. A mudança do uso do telefone para o uso do chat evidencia a transformação na dinâmica: