(Ufal) Num estacionamento, um coelho se desloca, em sequência, 12m para o Oeste, 8m para o Norte e 6m para o Leste.
O deslocamento resultante tem módulo
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- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Em muitas sociedades indígenas brasileiras, trabalhar é aprender a fazer junto, é momento de trocar experiências.
Leia o texto “O nosso jeito de ensinar é assim” e responda às questões.
O nosso jeito de ensinar é assim
O nosso jeito de ensinar é assim
É o pessoal todo da aldeia
Que vai ensinando para as crianças.
O vovô faz para o neto flecha pequena
Faz arco pequeno.
O vovô faz para a neta pilão pequeno.
A vovó faz para a neta panela pequena.
Nosso jeito de ensinar é assim:
Gente grande trabalha.
Gente pequena espia e aprende.
É assim que a gente ensina:
Ensina o menino a matar peixinho.
Ensina a menina socar pilão.
Ensina o menino a flechar passarinho.
Ensina a menina a fiar algodão.
PAULA, Eunice Dias de; PAULA, Luiz Gouvea de; AMARANTE, Elizabeth Amarante. História dos povos indígenas: 500 anos de luta no: Petrópolis: Vozes, 2001. p. 25.
a) Segundo o texto, o que gente grande faz?
b) O que a criança faz?
c) Escreva uma diferença entre o jeito de ensinar na sociedade indígena e na sociedade em que você vive.
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(FGV) Analise a figura que relaciona temperatura, pluviosidade e vegetação.
Considerando que a vegetação está diretamente relacionada às condições climáticas, sobretudo da temperatura e da pluviosidade, identifique dois tipos de vegetação na figura.
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A forma das moléculas, como representadas no papel, nem sempre é planar. Em um determinado fármaco, a molécula contendo um grupo não planar é biologicamente ativa, enquanto moléculas contendo substituintes planares são inativas. O grupo responsável pela bioatividade desse fármaco é
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Uma massinha de 0,3 kg é lançada horizontalmente com velocidade de 5,0 m/s contra um bloco de 2,7 kg que se encontra em repouso sobre uma superfície sem atrito. Após a colisão, a massinha se adere ao bloco.Determine a velocidade final do conjunto massinha-bloco em m/s imediatamente após a colisão.
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(FUVEST 2018 1ª FASE) O conceito de erosão apresenta definições mais amplas ou mais restritas. A mais abrangente envolve os processos de denudação da superfície terrestre de forma geral, incluindo desde os processos de intemperismo de todos os tipos até os de transporte e deposição de material. Outro conceito, mais restrito, envolve apenas o deslocamento do material intemperizado, seja solo ou rocha, por agentes de transporte como a água corrente, o vento, o gelo ou a gravidade, produzindo formas erosivas características.
R. Fairbridge. The Encyclopedia of Geomorphology, 1968. Adaptado.
Exemplo de processo ao qual se aplica o conceito mais restrito de erosão é