(UNIFOR-CE) Sementes de uma linhagem de milho, quando plantadas em solos diferentes, resultam em plantas com produtividades diferentes. Isto pode ser entendido, pois:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
A civilização “pós-moderna” culminou em um progresso inegável, que não foi percebido antecipadamente, em sua inteireza. Ao mesmo tempo, sob o “mau uso” da ciência, da tecnologia e da capacidade de invenção 1nos precipitou na miséria moral inexorável. Os que condenam a ciência, a tecnologia e a invenção criativa por essa miséria ignoram os desafios que explodiram com o capitalismo monopolista de sua terceira fase.
Em páginas secas premonitórias, E. Mandel* apontara tais riscos. O “livre jogo do mercado” (que não é e nunca foi “livre”) rasgou o ventre das vítimas: milhões de seres humanos nos países ricos e uma carrada maior de milhões nos países pobres. O centro acabou fabricando a sua periferia intrínseca e apossou-se, como não sucedeu nem sob o regime colonial direto, das outras periferias externas, que abrangem quase todo o “resto do mundo”.
Florestan Fernandes, Folha de S. Paulo, 27/12/1993.
(*) Ernest Ezra Mandel (1923Ͳ1995): economista e militante político belga.
(FUVEST 2014 1° FASE) No trecho “nos precipitou na miséria moral inexorável” (ref. 1), a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto, por
- História | 3.3 Populista
(FUVEST 2007 1ª FASE) A inauguração de Brasília, depois de sua rápida construção durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956 – 1961), trouxe desdobramentos diversos para o país. Entre eles,
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(MACKENZIE) Duas cargas elétricas puntiformes, q1 = 3,00 µC e q2= 4,00 µC encontram-se num local onde k = 9.109 Nm²/C² Suas respectivas posições são os vértices dos ângulos agudos de um triângulo retângulo isósceles, cujos catetos medem 3,00 mm cada um.
Ao colocar-se outra carga puntiforme, q3 = 1,00 µC no vértice do ângulo reto, esta adquire uma energia potencial elétrica, devido à presença de q1 e q2 igual a
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(ESPM) Um garoto está construindo uma sequência de polígonos formados por 8 palitos de fósforo cada um, como mostra a figura abaixo:
Sabendo-se que ele dispõe de 225 palitos, ao formar a maior quantidade possível desses polígonos, o número de palitos restantes será igual a:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Uma pequena piscina, com capacidade para 80 000 L, está inicialmente cheia e começa a ser esvaziada às 8:00 h da manhã.
O gráfico retilíneo a seguir representa a situação.
Às 9 h 30 min da manhã ela comporta 65 000 L. Às 11 h da manhã a piscina conterá