(FUVEST) Uma gota de chuva se forma no alto de uma nuvem espessa. À medida que vai caindo dentro da nuvem, a massa da gota vai aumentando, e o incremento de massa ∆m, em um pequeno intervalo de tempo ∆t, pode ser aproximado pela expressão: ∆m=αvS∆t, em que α é uma constante, V é a velocidade da gota, e S, a área de sua superfície. No sistema internacional de unidades (SI) a constante α é
Questões relacionadas
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(FACULDADE GUANAMBI) A segunda lei de Newton pode ser usada para estimar as forças no corpo humano quando esse colide com alguma coisa. Uma pessoa, andando a 1,2 m/s, colide com a cabeça contra uma barra de concreto.
Considerando-se que a massa da cabeça é igual a 2,8 kg e que para em 1,4 ms, pode-se afirmar que a força, atuando sobre a cabeça, tem intensidade, em kN, igual a
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
Texto base: Analise a seguir o resultado de exame de sangue de um paciente adulto e os valores de referência. Arquivo do autor
Enunciado:
De acordo os valores de referência, o colesterol “não HDL” desse paciente está:
- História | 6.03 Revolução Industrial
Era esta uma das artérias principais da cidade e regurgitara de gente durante o dia todo. Mas, ao aproximar-se o anoitecer, a multidão engrossou e, quando as lâmpadas se acenderam, duas densas e contínuas ondas de passantes desfilavam [...].
Muitos dos passantes tinham um aspecto prazerosamente comercial e pareciam pensar apenas em abrir caminho através da turba. Traziam as sobrancelhas vincadas e seus olhos moviam-se rapidamente; quando davam algum encontrão em outro passante, não mostravam sinais de impaciência; recompunham-se e continuavam, apressados, seu caminho.
POE, E. A. Contos de Edgar Allan Poe. São Paulo: Cultrix, 1986.
O conto, originalmente publicado em 1840, apresenta um perfil das metrópoles do século XIX, destacando
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto y contesta a la pregunta:
La casa de mis sueños
La casa de mis sueños es grande y con espacio suficiente para una familia de 3 o 4 hijos. Me gustan estos chalés individuales de tres plantas y jardín que tienen el garaje en el sótano y en la planta baja un salón muy grande, un comedor, la cocina y un cuarto de baño pequeño. En la primera planta están los dormitorios, donde también hay un cuarto de baño con bañera y jacuzzi. En el jardín de mis sueños hay una piscina para refrescarnos en el verano y una parte para sembrar verduras y hortalizas. Por supuesto, la casa de mis sueños no está en el centro de una ciudad, sino en el campo, donde se puede disfrutar del sol y de la naturaleza.
AHUMADA, Eliana. La casa de mis sueños, 2014.
En el texto, la palabra comedor significa:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Embora particularidades na produção mediada pela tecnologia aproximem a escrita da oralidade, isso não significa que as pessoas estejam escrevendo errado. Muitos buscam, tão somente, adaptar o uso da linguagem ao suporte utilizado: "O contexto é que define o registro de língua. Se existe um limite de espaço, naturalmente, o sujeito irá usar mais abreviaturas, como faria no papel", afirma um professor do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Cefet-MG. Da mesma forma, é preciso considerar a capacidade do destinatário de interpretar corretamente a mensagem emitida. No entendimento do pesquisador, a escola, às vezes, insiste em ensinar um registro utilizado apenas em contextos específicos, o que acaba por desestimular o aluno, que não vê sentido em empregar tal modelo em outras situações. Independentemente dos aparatos tecnológicos da atualidade, o emprego social da língua revela-se muito mais significativo do que seu uso escolar, conforme ressalta a diretora de Divulgação Científica da UFMG: "A dinâmica da língua oral é sempre presente. Não falamos ou escrevemos da mesma forma que nossas avós". Some-se a isso o fato de os jovens se revelarem os principais usuários das novas tecnologias, por meio das quais conseguem se comunicar com facilidade. A professora ressalta, porém, que as pessoas precisam ter discernimento quanto às distintas situações, a fim de dominar outros códigos.
SILVA JR., M. G.; FONSECA, V. Revista Minas Faz Ciência, n. 51, set.-nov. 2012 (adaptado).
Na esteira do desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, usos particulares da escrita foram surgindo. Diante dessa nova realidade, segundo o texto, cabe à escola levar o aluno a: