(IFSP) A grandeza física energia pode ser representada de várias formas e com a utilização de outras diferentes grandezas físicas. A composição destas outras grandezas físicas nos define o que alguns chamam de formulação matemática.
Dentre elas, destacamos três:
Considerando o Sistema Internacional de Unidades, podemos representar energia como
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
No universo U =
, a equação 8(x - 3) - 2(3x - 10) = 2x - 4 é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Agora leia o texto 5 e responda:
Texto 5
Bob Esponja faz mal para as crianças
Essa carinha bonitinha nunca me enganou. Bob Esponja é vilão. Pelo menos, é o que dizem pesquisadores da Universidade de Virgínia, que colocaram crianças de 4 anos de idade para assistir a 9 minutos de Bob Esponja Calça Quadrada e constataram que, imediatamente após a sessão, os pequenos apresentavam sérios problemas de atenção.
Tudo bem, a culpa, segundo o estudo, não é necessariamente da esponja-do-mar, mas do ritmo frenético do desenho — cujas cenas mudam, em média, a cada 11 segundos. Tanto dinamismo, explicam, afetaria a percepção e prejudicaria as capacidades das crianças de se focarem, resolverem problemas e controlarem o próprio comporta mento.
É claro que a galera da Nickelodeon, que produz o programa, não ficou nada contente. Em uma declaração oficial, eles questionaram a quantidade de crianças da pesquisa (foram 60), alegando que não era o bastante para um estudo científico, e apontaram que o público-alvo do Bob Esponja são crianças de 6 a 11 anos de idade, e não de 4.
(PERIN, Thiago. “Bob Esponja faz mal para as crianças?” In: Superinteressante. Disponível em:
<http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/page/12/>. Acesso em: 20 jan. 2012.)
Em “ Essa carinha bonitinha nunca me enganou” (linha 1), o autor usa duas palavras no diminutivo para se referir à personagem Bob Esponja. Esse recurso foi utilizado para
- Ciências - Fundamental | 11. Fenômenos Naturais e Impactos Ambientais
Texto base:
Enunciado:
Cite uma medida que pode ser adotada em uma cidade para evitar o tipo de desastre retratado na reportagem.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El cine de Pedro Almodóvar
[1] El cine de Almodóvar cultiva un naturalismo que destruye el usual costumbrismo burgués del cine español. Suele
representar, por el contrario, una realidad marginal o del subproletariado urbano y abunda en elementos escandalosos y
provocadores: policías corruptos, consumo de drogas, maltrato, prostitución, niños precoces, paletos filosóficos, marujas
[4] desesperadas, homosexualidad desgarrada, etc., todo ello sin renunciar a su humor irreverente y sin dejar de provocar con
heterodoxas escenas. Este material escandaloso podría pretender, como en el caso de los surrealistas, épater les bourgeois
(perturbar a los burgueses). Con el tiempo, sin embargo, va puliendo su escritura y desarrollando guiones cada vez más
[7] sofisticados y coloristas, muy cercanos al melodrama clásico.
En películas posteriores como ¡Átame!, clasificada inicialmente como en Estados Unidos — a raíz de esta película, nació
la clasificación americana NC-17, también adjudicada a La Mala Educación —, una mujer llega a enamorarse de su secuestrador
[10] y en Kika llega incluso a trivializar la violación. También abundan, entre sus fuentes de inspiración, casi siempre autobiográficas,
los elementos buñuelescos y anticlericales, como el humor negro o el cura pederasta de La Mala Educación, o pertenecientes
a la cultura "cañí" de masas y el arte de vanguardia.
[13] Almodóvar mezcla en sus películas lo tradicional y lo transgresor. Es característica su afición a los boleros, a Chavela
Vargas, a Caetano Veloso, y en general a la estética más punk y transgresora, basada en la utilización de colores muy vivos y
fuertemente contrastados, exteriores vulgares y degradados y las desproporciones violentas entre los intérpretes humanos y los
[16] Entornos físicos de los edificios. Sua experiência como ator e cantante lo ha hecho transformarse en un importante diretor de
actores y como guionista pergeña especialmente bien los personajes femeninos y las historias cargadas de dramatismo.
Na opinião de Lynn Hirschberg, "Almodóvar preside sobre sus cambiantes personajes como un cura benevolente: acepta
[19] y perdona prácticamente a todos ellos, no importa lo terrible de sus pecados. Un secuestrador, un violador o un pedófilo pueden
tener un corazón puro; por supuesto, los aparentemente inocentes también pueden ser culpables".
Internet: <es.wikipedia.org> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras lingüísticas del texto, juzgue lo siguiente ítem.
Según Lynn Hirschberg, Almodóvar dirige a sus actores como si fuese un párroco benevolente.
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
TEXTO I
A Marinha identifica, na voz de Thomas Barnett, uma ampla região potencialmente insubmissa ou simplesmente irredutível às normas gerais de funcionamento promovidas pelos Estados Unidos e sancionadas pelo Fundo Monetário Internacional, pela Organização Mundial do Comércio e pelo Banco Mundial. E não necessariamente por sua consciência rebelde, mas sim, em muitos casos, pela insubstancialidade de suas instituições estatais.
TEXTO II
CECEÑA, A. E. Hegemonias e emancipações no século XXI. Buenos Aires: Clacso, 2005.
As preocupações do governo estadunidense expressas no texto e no mapa evidenciam uma estratégia para