(UNIT) A medida de qualquer grandeza física envolve a comparação com um valor unitário precisamente definido da mesma grandeza. Considere que foram realizadas quatro medidas do comprimento de uma mesa e encontrados os valores M1 = 2,520 m, M2 = 249 cm, M3 = 25,184 dm e
M4 = 0,02527 hm. Nessas condições, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
A medida mais confiável é a M3.
As medidas M1 e M4 apresentam o mesmo número de algarismos significativos.
Todas as medidas foram realizadas com a mesma régua.
A ordem de grandeza da soma das quatro medidas é igual a 10−1 m.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UFRGS) Os diagramas abaixo se referem a células em diferentes fases da meiose de um determinado animal. Os diagramas 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a:
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Na escola de Carlos, a sexta feira é um dos dias mais esperados por todos. É nesse dia que os alunos estudam Geometria, utilizando as figuras dos Blocos Geométricos. O estojo de figuras geométricas em madeira ou plástico é entregue a cada aluno e, a partir daí, todos colocam a imaginação para funcionar.
O bloco é composto por triângulos, quadrados, retângulos e círculos, com os quais as crianças constroem inúmeros objetos como casas, carros, prédios, locomotivas, bonecos, entre outros. São apresentadas, abaixo, algumas das construções idealizadas pelos alunos:
Os triângulos utilizados por Mariana, como o chapéu da boneca, e por Rafael, como o teto do seu carrinho, são congruentes e possuem as seguintes medidas em centímetros indicadas na figura a seguir.
Sabendo que o segmento de reta é uma das medianas do triângulo utilizado por Mariana e Rafael, calcule seu perímetro, em cm.
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(UNISC-RS) Conforme o Relatório Nacional das Águas (2013), o Brasil apresenta uma situação confortável em termos globais quanto aos recursos hídricos. A disponibilidade hídrica per capita, determinada a partir de valores totalizados para o país, indica uma situação satisfatória, quando comparada aos valores dos demais países informados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entretanto, apesar desse aparente conforto, existe uma distribuição espacial desigual dos recursos hídricos no território brasileiro, entre outras questões que preocupam a gestão dos recursos hídricos. Para responder a questão abaixo considere o assunto águas continentais do Brasil.
I. Cerca de 80% da disponibilidade hídrica estão concentrados na região hidrográfica Amazônica, onde se encontra o menor contingente populacional e valores reduzidos de demandas de consumo.
II. O regime de um rio está relacionado à variação do nível de suas águas. Os rios brasileiros possuem regime pluvial, isto é, são alimentados pelas chuvas. Apresentam cheias e vazantes de acordo com as regiões climáticas em que estão situados.
III. O projeto de transposição do Rio São Francisco é um tema bastante polêmico, pois engloba a suposta tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do cerrado brasileiro. Trata-se de um projeto delicado do ponto de vista ambiental, pois irá afetar um dos rios mais importantes do Brasil, tanto pela sua extensão e importância na manutenção da biodiversidade, quanto pela sua utilização em transportes e abastecimento.
IV. A maioria dos rios que formam a Bacia do Paraná apresentam algum comprometimento na qualidade das águas, além disso, a demanda hídrica é maior que a oferta de água. Ocorre também o excesso de poluição industrial e residencial, sendo adequado que se invista em mecanismos de reciclagem e reutilização de água utilizada pelas indústrias, bem como implementar obras de saneamento básico e construir estações de tratamento de esgotos.
V. O ciclo hidrológico, em condições naturais, pode ser considerado um sistema em equilíbrio, porém, com a crescente urbanização das bacias hidrográficas percebem-se alterações que promovem modificações na dinâmica do ciclo da água. Em áreas urbanizadas, fatores como a impermeabilização do solo, a canalização de cursos fluviais e a remoção da vegetação, desencadeiam ou agravam os processos de erosão e de inundações, pondo em risco o balanço hídrico.
Assinale a alternativa correta.
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UFJF) Para entender a importância do uso do capacete, considere o exemplo de uma colisão frontal de um motoqueiro, com massa de 80 kg, com um muro. Suponha que ele esteja se deslocando com uma velocidade de 72 km/h quando é arremessado em direção ao muro na colisão. Suponha que o tempo de colisão dure 0,2 s até que ele fique em repouso, e que a força do muro sobre o motoqueiro seja constante.
Qual o valor desta força e quantos sacos de cimento de 50 kg é possível levantar (com velocidade constante) com tal força?
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Tudo começa com os cupins alados, conhecidos como aleluias ou siriris. Você já deve ter visto uma revoada deles na primavera. São atraídos por luz e calor, e quando caem no solo perdem suas asas. Machos e fêmeas se encontram formando casais e partem em busca de um local onde vão construir os ninhos. São os reis e as rainhas. Dos ovos nascem as ninfas, que se diferenciam em soldados e operários. Estes últimos alimentam toda a população, passando a comida de boca em boca. Mas, como o alimento não é digerido, dependem de protozoários intestinais que transformam a celulose em glicose, para dela obterem a energia.
Mas do que se alimentam? Do tronco da árvore de seu jardim, ou da madeira dos móveis e portas da sua casa.
Segundo os especialistas, existem dois tipos de residência: as que têm cupim e as que ainda terão.
(Texto extraído de um panfleto publicitário de uma empresa dedetizadora. Adaptado.)
No texto, além da relação que os cupins estabelecem com os seres humanos, podem ser identificadas três outras relações ecológicas. A sequência em que aparecem no texto é: