(UERJ) O acelerador de íons pesados relativísticos de Brookhaven (Estados Unidos) foi inaugurado com a colisão entre dois núcleos de ouro, liberando uma energia de 10 trilhões de elétrons-volt. Os cientistas esperam, em breve, elevar a energia a 40 trilhões de elétrons-volt, para simular as condições do Universo durante os primeiros microssegundos após o “Big Bang.”
“Ciência Hoje”, setembro de 2000
Sabendo que 1 elétron-volt é igual a 1,6 × 10-19 joules, a ordem de grandeza da energia, em joules, que se espera atingir em breve, com o acelerador de Brookhaven, é:
Questões relacionadas
- História | Geral
(UEG) Leia o texto a seguir.
Quatro, cinco milhões de mortos em alguns meses do verão: os sobreviventes, estarrecidos após semanas de medo, partilham as heranças e veem-se, por consequência, metade menos pobres do que eram antes.
DUBY, George. A Europa Medieval na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1988. p. 113.
Após a extrema mortandade provocada pela Peste Negra, no período subsequente ao ápice da praga, registrou-se
- Física | 3.2 Dilatação
Dilatação em sólidos e líquidos
Com relação à dilatação dos sólidos e líquidos isotrópicos, analise as proposições a seguir e dê como resposta a SOMA dos números associados às afirmações corretas.
(01) Um recipiente com dilatação desprezível contém certa massa de água na temperatura de 1°C quando é, então, aquecido lentamente, sofrendo uma variação de temperatura de 6°C .Nesse caso, o volume da água primeiro aumenta e depois diminui.
(02) Quando se aquece uma placa metálica que apresenta um orifício, verifica-se que, com a dilatação da placa, a área do orifício aumenta.
(03) Quando um frasco completamente cheio de líquido é aquecido, este transborda um pouco. O volume de líquido transbordado mede a dilatação absoluta do líquido.
(04) O vidro pirex apresenta maior resistência ao choque térmico do que o vidro comum porque tem menor coeficiente de dilatação térmica do que o vidro comum.
(05) Sob pressão normal, quando uma massa de água é aquecida de 0°C até 100°C sua densidade sempre aumenta.
(06) Ao se elevar a temperatura de um sistema constituído por três barras retas e idênticas de ferro interligadas de modo a formarem um triângulo isósceles, os ângulos internos desse triângulo não se alteram.
- Biologia
(PUC-RS) Responda à questão com base na figura e nas informações a seguir. Uma revolução no pensamento científico ocorreu quando Charles Darwin explicou a origem das espécies de seres vivos. O desenho acima, com tal explicação, está em uma de suas cadernetas de anotações. Graças a esses estudos, afirma-se:
I. Todas as espécies encontradas no planeta têm um ancestral comum.
II. Uma espécie pode desaparecer se houver fracasso reprodutivo nas populações.
III. Mutações genéticas podem originar uma nova espécie se transmitidas à descendência.
IV. Mudanças morfológicas adquiridas em resposta a variações ambientais são passadas à geração seguinte.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(FUVEST 2013 1° FASE) A porcentagem em massa de sais no sangue é de aproximadamente 0,9%. Em um experimento, alguns glóbulos vermelhos de uma amostra de sangue foram coletados e separados em três grupos. Foram preparadas três soluções, identificadas por X, Y e Z, cada qual com uma diferente concentração salina. A cada uma dessas soluções foi adicionado um grupo de glóbulos vermelhos. Para cada solução, acompanhou-se, ao longo do tempo, o volume de um glóbulo vermelho, como mostra o gráfico.
Com base nos resultados desse experimento, é correto afirmar que
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UNIT)
O equilíbrio iônico é um caso particular dos equilíbrios químicos em que aparecem íons. Desses equilíbrios em solução aquosa, um dos mais importantes é que ocorre na ionização de ácidos e de bases, como na reação do ácido hipocloroso, HClO(aq), com a água, representada pelo sistema em equilíbrio químico. Inicialmente, a concentração do ácido hipocloroso é de 0,50molL−1, em um litro de solução contida em um recipiente fechado. Após ter sido estabelecido o equilíbrio químico, é possível calcular as concentrações das espécies, no sistema, levando-se em consideração que a constante da ionização do ácido Ka, é igual a 3,7.10−8.
A partir dessas considerações, é correto afirmar: