(UECE) Um dos conceitos utilizados para a compreensão de genética diz que a propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica quanto em condição heterozigótica é causada por um gene:
Questões relacionadas
- Literatura
(IMED) Expressão do poeta romano Horácio, Carpe diem é popularmente traduzida do latim para “aproveite o dia”. O professor John Keating, personagem de Robin Williams no filme estadunidense Dead Poets Society, no Brasil “Sociedade dos poetas mortos”, buscou motivar seus alunos entusiasmado por tal lema. Ideia presente na poesia inglesa dos séculos XVI e XVII, também inspirou poetas brasileiros, sendo uma das principais características do:
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
Muito se ouve sobre ações em que se utilizam bombas improvisadas. Nos casos que envolvem caixas eletrônicos, geralmente as bombas são feitas com dinamite (TNT-trinitrotolueno), mas nos atentados terroristas geralmente são utilizados explosivos plásticos, que não liberam odores. Cães farejadores detectam TNT em razão da presença de resíduos de DNT (dinitrotolueno), uma impureza do TNT que tem origem na nitração incompleta do tolueno. Se os cães conseguem farejar com mais facilidade o DNT, isso significa que, numa mesma temperatura, esse composto deve ser
- Geografia | 6.1 Agricultura
A singularidade da questão da terra na África Colonial é a expropriação por parte do colonizador e as desigualdades raciais no acesso à terra. Após a independência, as populações de colonos brancos tenderam a diminuir, apesar de a proporção de terra em posse da minoria branca não ter diminuído proporcionalmente.
MOYO, S. A terra africana e as questões agrárias: o caso das lutas pela terra no Zimbábue.
In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária:
teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007.Com base no texto, uma característica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África subsaariana foram:
- História | 3.4 Ditadura Militar
O governo Médici não se limitou à repressão. Distinguiu claramente entre um setor significativo, mas minoritário da sociedade, adversário do regime, e a massa da população que vivia um dia a dia de alguma esperança nos anos de prosperidade do “milagre econômico”. A repressão acabou com o primeiro setor, enquanto a propaganda encarregou-se de, pelo menos, neutralizar o segundo. Para alcançar este último objetivo, o governo contou com o avanço das telecomunicações e a expansão do número de residências que possuíam televisão: em 1960, apenas 9,5% das residências urbanas tinham televisão; em 1970, a porcentagem chegava a 40%. Por essa época, beneficiada pelo apoio do governo, de quem se tornou seu porta-voz, a TV Globo expandiu-se nacionalmente até controlar todo o setor. A propaganda governamental passou a ter um canal de expressão como nunca se viu na história do país.
Fausto, Boris. História do Brasil; colaboração de Sérgio Fausto. – 14ª Edição atualizada e ampliada. Pág. 413. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. Texto adaptado. VOT2022
Durante a ditadura militar, o governo adotou mecanismos para conseguir apoio popular e para isso
- Física | B. Vetorial
(UEFS) Da borda de uma mesa, uma esfera é lançada horizontalmente de uma altura h, com velocidade inicial v0. Após cair livre de resistência do ar, a esfera toca o solo horizontal em um ponto que está a uma distância d da vertical que passa pelo ponto de partida, como representado na figura.
Considerando que a aceleração da gravidade local tem módulo g o valor de v0 é