(FUVEST) Em uma linhagem de células germinativas no testículo de um camundongo (2n=40), quantos cromossomos podemos observar em espermatozoides se houver não disjunção de um cromossomo durante a meiose I?
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(UNIME) A velocidade de propagação de um impulso nervoso no corpo humano é, aproximadamente, 100 m/s.
Considerando-se que, por acidente, uma criança de 120,0 cm de altura bata seu dedão do pé em uma pedra que se encontra cravada no chão, conclui-se que a ordem de grandeza do tempo que o impulso nervoso leva para atingir o cérebro dessa criança é, em s, igual a
- Língua Portuguesa
Nesse cartum, o artista lança mão do recurso da intertextualidade para construir o texto. Esse recurso se constitui pela presença de informações que remetem a outros textos. O emprego desse recurso no cartum revela uma crítica
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
Muitas pessoas confundem as doenças Malária, Amarelão e Febre Amarela, pensando que são nomes de uma mesma doença.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(PUC - SP) A figura a seguir ilustra a composição de dois carboidratos, o amido e a celulose.
As afirmativas a seguir dizem respeito a esses compostos.
I. Tanto o amido quanto a celulose são considerados polissacarídeos.
II. Pelo fato de ambos serem constituídos por monômeros de glicose, amido e celulose são hidrolisados pelas mesmas enzimas digestórias.
III. As confi gurações moleculares diferentes da glicose á e glicose â resultam em biopolímeros diferenciados: enquanto o amido serve de reserva de energia, a celulose forma fibras de grande importância estrutural nas plantas.
Está CORRETO o que se afirma
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UESB) O Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está desenvolvendo um novo produto farmacêutico para combater a malária. O sal híbrido Mefas é um insumo farmacêutico ativo resultante da combinação de duas substâncias: artesunato e mefloquina. O novo fármaco está sendo desenvolvido em colaboração com o Centro de Pesquisa René Rachou em Minas Gerais. Em breve, esse fármaco será disponibilizado à população por meio do Sistema Único de Saúde e a outros países endêmicos.
(NOVO..., 2010)
A malária ou paludismo aflige a humanidade há cerca de cinco mil anos e ainda hoje atinge mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo.
Com relação a essa doença, é correto afirmar: