(UEFS)
A célula que está se dividindo por mitose e que se originou de uma célula-mãe, cuja ploidia era 2n=4, está indicada em
Questões relacionadas
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIT) Uma esfera se encontra em equilíbrio, mergulhada totalmente e flutuando no interior de duas substâncias imiscíveis, água e mercúrio. Sabendo-se que as massas específicas da água e do mercúrio são, respectivamente, iguais a 1,0 g/cm³ e 13,6 g/cm³, sendo a esfera feita por uma substância de densidade igual a 3,6 g/cm³ e volume imerso na água igual a 10,0 cm³, é correto afirmar que o volume imerso no mercúrio é igual, em cm³, a
- Literatura | 4.2 Realismo
CAPÍTULO LXXI
O senão do livro
Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...
E caem! — Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar... Heis de cair.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
(FUVEST 2014 1° FASE) No contexto, a locução “Heis de cair”, na última linha do texto, exprime:
- Física | A. Escalar
Júlia está andando de bicicleta, em um plano horizontal e com velocidade constante, quando deixa cair uma moeda. Tomás está parado na rua e vê a moeda cair.
Considere desprezível a resistência do ar. Assinale a alternativa em que melhor estão representadas as trajetórias da moeda, como observadas por Júlia e por Tomás.
- História | 3.5 Nova
(CEFET)
A interpretação dessa imagem indica que:
- História | 3.2 Era Vargas
(FGV) Em 1934, um grupo de mulheres brasileiras, liderado por Bertha Lutz, elaborou um texto que ficou conhecido como Manifesto Feminista. Leia um trecho desse documento.
As mulheres, assim como os homens, nascem membros livres e independentes da espécie humana, dotados de faculdades equivalentes e igualmente chamados a exercer, sem peias, os seus direitos e deveres individuais, os sexos são interdependentes e devem, um ao outro, a sua cooperação. A supressão dos direitos de um acarretará, inevitavelmente, prejuízos para o outro, e, consequentemente, para a Nação. Em todos os países e tempos, as leis, preconceitos e costumes tendentes a restringir a mulher, a limitar a sua instrução, a entravar o desenvolvimento das suas aptidões naturais, a subordinar sua individualidade ao juízo de uma personalidade alheia, foram baseados em teorias falsas, produzindo, na vida moderna, intenso desequilíbrio social; a autonomia constitui o direito fundamental de todo indivíduo adulto; a recusa desse direito à mulher é uma injustiça social, legal e econômica que repercute desfavoravelmente na vida da coletividade, retardando o progresso geral...
Apud DUARTE, C. L. “Feminismo e literatura no Brasil”.Revista de Estudos Avançados, v. 17, n. 49, set/dez 2003.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000300010#back19.Acesso em 6/7/2016.
Tendo em vista a situação das mulheres no Brasil, na década de 1930, é correto afirmar que o texto: